Iniciante

O vício como válvula de escape

  • 2

No ano de 2011,o mundo perdia, vítima de overdose, a cantora britânica Amy Winehouse. Fato que espantou grande parte da população, nada mais é do que o reflexo do estado em que a sociedade brasileira se encontra em relação ao uso de drogas, lícitas ou ilícitas. Entorpecentes, tais como o cigarro e a maconha, fazem-se cada vez mais presentes na realidade do país, o que torna relevante a discussão sobre sua descriminalização, uma vez que tal ação afetaria o Brasil em diversos aspectos, como na diminuição da população carcerária e do tráfico no território.

Outrora símbolo de status social e poder econômico, o consumo de narcóticos está relacionado, principalmente, com a vida cotidiana atual. Em 2018, o Relatório de Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime demonstrou um aumento de 30% no uso de entorpecentes em relação a 2009, dados estes que podem ser explicados por suas propriedades alucinógenas e calmantes, que proporcionariam uma fuga da realidade aos usuários. Sendo assim,o crescente uso dessas substâncias resultou, segundo a ONU, em aproximadamente 27 milhões de pessoas viciadas em entorpecentes ou semelhantes.

Analogamente, o número de presos que respondem a algum crime da lei de drogas aumentou mais de 15% nos últimos anos. Tal dado demonstra que sua descriminalização seria um fator positivo para contribuir na diminuição da população carcerária brasileira. Ademais, essa ação também seria responsável por enfraquecer o poder do tráfico no país, que se torna mais influente devido à sua crescente valorização.

Por conseguinte, infere-se que o consumo de entorpecentes continuará aumentando e serão cada vez maiores os números de pessoas viciadas. Para combater esse efeito, o governo, por meio da elaboração de leis, deve descriminalizar determinadas drogas, tornando seu uso mais controlado e contribuindo para a queda na população carcerária. Ademais, a sociedade, por meio da organização de campanhas de conscientização, deve instruir os brasileiros a respeito das consequências do uso de narcóticos. Em conjunto, as propostas teriam como principal objetivo amenizar os impactos negativos das drogas no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oiee, sou nova aqui, mas vou tentar te ajudar. Na sua introdução achei muito bom o jeito que você apresentou o tema. Fez bem em colocar dados estatísticos para confirmar o que vc fala no seu desenvolvimento, porém, tenta resumir mais. Lembre-se que no ENEM ( se você for fazer ) permite, no máximo, 30 linhas. Ademais, você solucionou muito bem a sua problematização colocando os dois agentes .Sua redação está muito boa, pratique mais e mais até chegar lá!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.