O VALOR DO TURISMO NO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA.

  • 1

Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, afirma em uma de suas obras que “A natureza não faz milagres, faz revelações”. Segundo a lógica de Drummond, faz-se preciso, portanto, valorizar a problemática do turismo no Brasil, já que, interfere no desenvolvimento da economia. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática,  é importante analisar o descaso social e a negligência governamental.

  Primordialmente, é necessário destacar como parte da sociedade lida com áreas turísticas. Isso porque, como afirmou João Bosco, político brasileiro, a responsabilidade social e a preservação ambiental é um compromisso com a vida. Entretanto, nota-se diariamente a ausência desse compromisso, já que, principalmente nas cidades turísticas, há altos índices  de lixo nas ruas, pichaçōes  e vandalismo. Desse modo, tristemente, ocorre o desagrado dos visitantes, gerando, então, um atraso no desenvolvimento econômico.

  Outrossim, é igualmente preciso apontar o governo, como outro fator que contribui para a desvalorização do turismo no Brasil. Para entender tal apontamento,  é justo relembrar a afirmação do sociólogo Herbert José de Souza, quando diz que a política, economia e ciência não muda um país, mas sim a cultura. Sendo assim, percebe-se que o déficit no desenvolvimento da economia é resultado da falta de manutenção de pontos turísticos como pinturas, lavagens, polimentos e reconstruções. Consequentemente, uma cidade mal cuidada não expressa sua cultura, afastando seus visitantes.

Frente a tal problemática, faz-se urgente,pois, que o ministério do meio ambiente faça a manutenção de pontos turísticos, por meio da contratação de profissionais, com fito de estes lugares estarem sempre aptos a receber visitantes. Tal ação pode ser realizada em parceria com instituições privadas, duas vezes ao ano, nos principais pontos turísticos das cidades brasileiras.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Sua redação é boa, com palavras diversas e bem colocadas, porém é necessário se atentar à gramática, como à utilização de vírgula em “valorizar a problemática do turismo no Brasil, já que, interfere no desenvolvimento da economia” – essa vírgula depois do “que” não existe. Outro trecho a se analisar é “economia e ciência não muda um país” – a concordância nominal e de número não foi atendida, deveria ser “não mudam”. A introdução apresenta bom repertório, porém que não é muito relacionado à temática, e parece ficar em aberto. Em relação aos argumentos, são bem precisos e objetivos. Na conclusão seria bom criar um “fechamento” ao tema, como uma frase que iria resumi-lo e trazer a conclusão a partir dos argumentos, mas ela está muito boa! No geral, você escreve muito bem e tem grande potencial!

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Total: 880

    • 1
  2. Olá! Farei alguns comentários e espero que consiga ajudar de alguma forma.
    -Introdução: Seu repertório não se encaixou de forma direta no que você argumentou logo em seguida, sugiro que refaça essa contextualização. (C2)
    D1: ficou totalmente coerente com oque você propôs: tópico frasal, repertório, argumentação, fechamento., apenas cuidado com o conectivo “primordialmente” ele não é mais visto como válido para começar o D1. Pode ser usado: sob essa ótica, nesse viés…
    D2: Correção do trecho: Para entender tal apontamento, é justo relembrar a afirmação do sociólogo Herbert José de Souza, quando diz que a política, economia e ciência não mudam um país, mas sim, a cultura. Sendo assim, percebe-se que o déficit no desenvolvimento da economia é resultado da falta de manutenção de pontos turísticos como pinturas, lavagens, polimentos e reconstruções. Consequentemente, uma cidade mal cuidada não expressa sua cultura, afastando seus visitantes. (C1)
    Outra observação: percebe que você não falou onde diretamente o governo está errando, também não identifiquei uma contextualização e alusão direta com o repertório (C2 e C3).
    Conclusão: Ministério do Meio Ambiente (corrigindo), não colocastes o detalhamento (C5)
    Competências:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    nota: 840

    Comentários: sugiro que primeiramente atente-se aos 5 elementos válidos da conclusão, sempre ao colocar um repertório verifique se realmente você relacionou ele a alguma ideia, podes se inspirar no seu D1, que ficou muito bom, aquela estrutura ficou perfeita, cuidado com os erros gramaticais. Vi muito potencial na sua redação, continue treinando. Se gostou vota aí ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.