O VALOR DO TURISMO NO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA

  • 1

Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da COVID-19, que trouxe graves consequências econômicas para as grandes nações do mundo. Diante disso, no Brasil, houve um grande impacto no setor turístico, que sofreu bastante com a restrição das viagens e o isolamento social. Porém, com a evolução da vacina, esse mercado voltou a ativa, e portanto, é necessário observar alguns aspectos: baixo investimento em segurança nas cidades e baixa adesão dos brasileiros à vacinação.

 

Nesse sentido, é notável que muitos pontos turísticos sofrem com o aumento da violência. Uma matéria publicada pela revista IstoÉ em 2020, relatou o caso em que um turista italiano foi morto e teve a sua esposa estuprada em uma cidade do Rio de Janeiro. É perceptível, então, que em muitos locais não se vê a assistência necessária para receber visitantes, pois há poucos policiais nas ruas e uma grande carência de leis eficazes. Assim, muitas pessoas estão abdicando das viagens e trazendo uma baixa na economia.

 

Em segundo plano, é alto o percentual de pessoas que não se vacinaram 100% no Brasil. Em outubro de 2021, o departamento de vigilância em saúde, definiu a situação da cidade de Campinas (SP) como preocupante, pois cerca de 50% da população local não havia se imunizado totalmente. Desse modo, muitas pessoas estão inseguras quanto aos efeitos da vacina, e em muitos casos, tomaram apenas a primeira dose. Então, a vacinação torna-se indispensável para que se tenha de volta o prazer de viajar.

 

Logo, é urgivel que medidas sejam tomadas para solucionar os problemas acima. É necessário, portanto, que o Governo crie leis e invista em programas que melhorem a segurança pública, por meio da colocação de mais policiais nas ruas,que devem contar com postos de vigilância em lugares estratégicos, a fim de proporcionar uma melhor qualidade na proteção dos visitantes. Cabe também,a mídia, intensificar os anúncios que incentivem a imunização, a fim de levar mais pessoas a se imunizarem. Somente assim, poderemos ver o turismo recuperar o seu grande poder de influência na economia.

Compartilhar

1 Correção

  1. Seu texto ficou muito bom, bem argumentado e estruturado, parabéns.
    Vou pontuar só duas coisas que talvez te ajudem a não baixar a nota:
    “Nesse sentido” não é uma boa conjunção para iniciar um paragrafo de desenvolvimento, sugiro algo como “A princípio, vale ressaltar que” ou “A priori, ressalta-se que”.
    No segundo desenvolvimento, acredito que ficaria mais coeso se tu usasse, por exemplo, “Em segundo análise, é importante destacar o auto percentual….”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.