O VALOR DA EDUCAÇÂO NAS TRASNFORMAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL

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A educação na sociedade é essencial desde a Grécia Antiga, formando grandes pensadores da matemática, filosofia e evoluindo a civilização. As escolas tem o objetivo de ensinar conteúdos e de evoluir o aluno como cidadão, mas que é interrompida com o baixo investimento e na falta de oportunidade. Como diz o escritor Coelho Neto, ”É na educação dos filhos que se revelam as virtudes do país”.

 

Nesse sentido, o ensino muda o futuro do país e que precisa ter o seu valor. Nas escolas brasileiras, principalmente no ensino público, acaba sendo esquecido por parte dos governadores que não valorizam o principal desenvolvimento na visão de mundo e de um bom cidadão. Não é só ter disciplina e tirar nota máxima em uma prova, mas também é importante aprender trabalhar coletivamente e ter conhecimento cultural.

Ademais, com o fato de pouco investimento no ensino e da pobreza nas famílias, muitos adolescentes não tem a chance de realizar sonhos de infância e ter um um bom desenvolvimento cultural. Essa situação é vista no filme ” O homem que viu o infinito” que conta a história de um aluno com muito potencial escolar, mas que sofreu com oportunidades de acesso educacional.

 

Portanto, algo precisa ser feito com urgência para melhorar a questão. Logo, o ministério da educação e os professores, deve criar uma nova disciplina no calendário escolar tendo o nome ”Cidadania’ e ajudar a formar adolescentes como cidadão, com essa aula muitos alunos terão oportunidades. Somente assim, esse problema será diminuído cada vez mais, pois conforme Gabriel Pensador ”Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

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1 Correção

  1. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
    Estude e boa sorte

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