Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, na qual a mesma padroniza-se pela ausência de problemas. Entretanto, ao observar o corpo social contemporâneo, nota-se que a realidade é o oposto do que o autor prega, pois a pouca valorização da educação como agente de transformação social apresenta barreiras para a realização dos planos de More. Diante disso, convém avaliar os frutos desse fato que mescla conflitos entre as áreas governamental e social.
Primordialmente, faz-se necessário citar a pouca aplicabilidade das leis como sendo um fator fomentador da falta de valorização da educação nas transformações sociais brasileiras. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado promover à sociedade, entre outros aspectos, bem-estar e educação. Contudo, contradizendo a teoria legislativa, esses direitos não alcançam toda a população, tendo a camada pobre como a maior afetada, pois o ensino público não é bem investido. Dessa maneira, essa postura estatal desvaloriza o poder transformador da educação na sociedade.
Ademais, a pouca valorização da educação como agente de transformação social encontra terra fértil na falta de empatia da sociedade. Na obra “modernidade líquida”, Zygmunt Bauman expressa que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há a falta de empatia, pois para entender problemas coletivos é necessário deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre o valor da educação nas mudanças sociais do Brasil impede sua resolução, pois a sociedade tem uma visão limitada da escola, negligenciando a mesma como transformadora de contextos sociais.
Portanto, para mitigar os efeitos dessa problemática, medidas devem existir. Para isso, é importante que o Ministério da Educação efetue palestras com a presença de educadores, bem como em entrevistas com alunos. Tais ações devem ser webconferencionadas e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado, com o fim de obter um maior alcance e trazer mais lucidez acerca do valor da educação nas transformações sociais do Brasil. Assim, talvez, promulgaremos o plano de More.
AyameAntunes
Oie, tudo bem?
1-Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante.
2-Você trouxe uma alusão, contextualizou, e a retomou, fazendo o texto ficar bem conectado.
3-Discorreu no seu desenvolvimento citando fatos e outras alusões literárias, o que mostra veracidade, mas acredito que poderia ter citado mais dados estatísticos para convencer ainda mais seu leitor.
4-Sua intervenção também ficou muito boa, se atentando aos tópicos exigidos.
5-Uma observação, é quanto ao tamanho do seu texto, se seu foco for ENEM, cuidado, pois o limite é de 30 linhas.
Continue assim que seu sucesso é garantido.
Em suma, parabéns pela sua redação.
Matheus Oliveira Higo
Ola Danibarros!!
Bom, estou aqui para corrigir sua redação, conforme você me pediu. Farei uma correção via google docs e te mandarei o link.
Espero que goste, qqr coisa pode mandar msg.
C1-160 A C1 avalia gramática. Sua gramática é muito boa, porém apresenta mais de 2 desvios, sendo assim: 160, nível 4.
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C2-200 A C2 avalia repertório, tipo textual e tema. Você desenvolve sua argumentação com um ótimo repertório e não desvia do tema, além de apresentar um excelente domínio da dissertação argumentativa.
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C3- 160 A C3 avalia organização, plano de texto e argumentação. Você possui uma ótima organização e um ótimo plano de texto, porém você não dá concretude para sua argumentação por meio de fatos ou filmes que comprovem que você está certa.
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C4-160 Você possui algumas repetições de conectivos e também uso incorreto de termos que fazem retomada.
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C5-200 Perfeita
Nota:880
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Link para a correção:
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https://docs.google.com/document/d/1PU0J-NltcQq9oD3FTEnDgQofGyUwDjaZT0wcm0YNK_c/edit?usp=sharing
Sandraque
boa noite!
já usei bastante esse esqueleto, não use, sera considerado plagio e não vai conseguir uma boa nota.
vc tem argumento, acho q é ideal vc trabalhar nisso e esquecer esqueleto pronto, ou procurar desenvolver seu próprio esqueleto, talvez com base nele.
da uma olhada nisso:
objetivo na INTRODUÇÃO:
-mostrar para a banca que vc reconheceu o tema (use tropico frasal, pode ser uma Alusão histórica, comparativo, afirmação….e muitos outros)
– mostrar sua posição diante do tema, sua tese (oq vc acha)
– finalizar com um projeto de texto, seus argumentos (caminhamento argumentativo ou já mostrar oq vc vai falar no seu desenvolvimento)
dica: seja clara e breve, use conectivos, +ou- 7 linha
objetivo no DESENVOLVIMENTO:
– retornar os elementos que vc usou na introdução e se aprofundar em cada um deles
– tem existir uma relação dos parágrafos com a introdução e a relação com os parágrafos entre se
– mostrar sua opinião (marca de autoria)
dica: use conectivos para fazer uma ligação, comprove seu argumento (usa dados, frases, comparação…..), seja critica, antes de começar seu desenvolvimento pergunta a se mesmo: oq deu origem a esse problema? o governo? a família? a mídia? as empresas?…., no fim faça um encaminhamento conclusivo
objetivo da CONCLUSÃO:
-respeitar os direitos humanos (não pode erradicar, exemplo: todos os políticos são corruptos)
– tem q ter O AGENTE ( quem vai fazer?) AÇÃO (oq ele vai fazer?) MEIO ou MODO (como ela vai fazer?) FINALIDADE DA AÇÃO (para q serve?) EXPLICAÇÃO (detalhação do projeto)
dica: leia bastante sobre os direitos humanos, a ONU, algumas constituições…. seja preve
exemplo de um esqueleto: Sendo assim , o ( Agente ) deve ……. , por meio de ….. , com ….. , afim de que ….Dessa forma , (Ae vc contextualiza sua ideia na qual vc citou nas áreas de conhecimento).
DICA SUPREMA: Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objevo melhor. Você tem potencial.
Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
mando a mesma mensagem quando eu vejo que precisa, mas enfim, espero ter ajudado, boa sorte
mariaeferro
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200