O valor da educação nas transformações sociais no Brasil

  • 1

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, na qual a mesma padroniza-se pela ausência de problemas. Entretanto, ao observar o corpo social contemporâneo, nota-se que a realidade é o oposto do que o autor prega, pois a pouca valorização da educação como agente de transformação social apresenta barreiras para a realização dos planos de More. Diante disso, convém avaliar os frutos desse fato que mescla conflitos entre as áreas governamental e social.

Primordialmente, faz-se necessário citar a pouca aplicabilidade das leis como sendo um fator fomentador da falta de valorização da educação nas transformações sociais brasileiras. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado promover à sociedade, entre outros aspectos, bem-estar e educação. Contudo, contradizendo a teoria legislativa, esses direitos não alcançam toda a população, tendo a camada pobre como a maior afetada, pois o ensino público não é bem investido. Dessa maneira, essa postura estatal desvaloriza o poder transformador da educação na sociedade. 

Ademais, a pouca valorização da educação como agente de transformação social encontra terra fértil na falta de empatia da sociedade. Na obra “modernidade líquida”, Zygmunt Bauman expressa que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há a falta de empatia, pois para entender problemas coletivos é necessário deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre o valor da educação nas mudanças sociais do Brasil impede sua resolução, pois a sociedade tem uma visão limitada da escola, negligenciando a mesma como transformadora de contextos sociais.  

Portanto, para mitigar os efeitos dessa problemática,  medidas devem existir. Para isso, é importante que o Ministério da Educação efetue palestras com a presença de educadores, bem como em entrevistas com alunos. Tais ações devem ser webconferencionadas e publicadas nas redes sociais do ministério supracitado, com o fim de obter um maior alcance e trazer mais lucidez acerca do valor da educação nas transformações sociais do Brasil. Assim, talvez, promulgaremos o plano de More. 

Compartilhar

4 Correções

  1. Oie, tudo bem?
    1-Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante.
    2-Você trouxe uma alusão, contextualizou, e a retomou, fazendo o texto ficar bem conectado.
    3-Discorreu no seu desenvolvimento citando fatos e outras alusões literárias, o que mostra veracidade, mas acredito que poderia ter citado mais dados estatísticos para convencer ainda mais seu leitor.
    4-Sua intervenção também ficou muito boa, se atentando aos tópicos exigidos.
    5-Uma observação, é quanto ao tamanho do seu texto, se seu foco for ENEM, cuidado, pois o limite é de 30 linhas.
    Continue assim que seu sucesso é garantido.
    Em suma, parabéns pela sua redação.

    • 0
  2. Ola Danibarros!!
    Bom, estou aqui para corrigir sua redação, conforme você me pediu. Farei uma correção via google docs e te mandarei o link.
    Espero que goste, qqr coisa pode mandar msg.
    C1-160 A C1 avalia gramática. Sua gramática é muito boa, porém apresenta mais de 2 desvios, sendo assim: 160, nível 4.
    .
    C2-200 A C2 avalia repertório, tipo textual e tema. Você desenvolve sua argumentação com um ótimo repertório e não desvia do tema, além de apresentar um excelente domínio da dissertação argumentativa.
    .
    C3- 160 A C3 avalia organização, plano de texto e argumentação. Você possui uma ótima organização e um ótimo plano de texto, porém você não dá concretude para sua argumentação por meio de fatos ou filmes que comprovem que você está certa.
    .
    C4-160 Você possui algumas repetições de conectivos e também uso incorreto de termos que fazem retomada.
    .
    C5-200 Perfeita
    Nota:880
    .
    Link para a correção:
    .
    https://docs.google.com/document/d/1PU0J-NltcQq9oD3FTEnDgQofGyUwDjaZT0wcm0YNK_c/edit?usp=sharing

    • 0
  3. boa noite!
    já usei bastante esse esqueleto, não use, sera considerado plagio e não vai conseguir uma boa nota.
    vc tem argumento, acho q é ideal vc trabalhar nisso e esquecer esqueleto pronto, ou procurar desenvolver seu próprio esqueleto, talvez com base nele.
    da uma olhada nisso:
    objetivo na INTRODUÇÃO:
    -mostrar para a banca que vc reconheceu o tema (use tropico frasal, pode ser uma Alusão histórica, comparativo, afirmação….e muitos outros)
    – mostrar sua posição diante do tema, sua tese (oq vc acha)
    – finalizar com um projeto de texto, seus argumentos (caminhamento argumentativo ou já mostrar oq vc vai falar no seu desenvolvimento)
    dica: seja clara e breve, use conectivos, +ou- 7 linha
    objetivo no DESENVOLVIMENTO:
    – retornar os elementos que vc usou na introdução e se aprofundar em cada um deles
    – tem existir uma relação dos parágrafos com a introdução e a relação com os parágrafos entre se
    – mostrar sua opinião (marca de autoria)
    dica: use conectivos para fazer uma ligação, comprove seu argumento (usa dados, frases, comparação…..), seja critica, antes de começar seu desenvolvimento pergunta a se mesmo: oq deu origem a esse problema? o governo? a família? a mídia? as empresas?…., no fim faça um encaminhamento conclusivo
    objetivo da CONCLUSÃO:
    -respeitar os direitos humanos (não pode erradicar, exemplo: todos os políticos são corruptos)
    – tem q ter O AGENTE ( quem vai fazer?) AÇÃO (oq ele vai fazer?) MEIO ou MODO (como ela vai fazer?) FINALIDADE DA AÇÃO (para q serve?) EXPLICAÇÃO (detalhação do projeto)
    dica: leia bastante sobre os direitos humanos, a ONU, algumas constituições…. seja preve
    exemplo de um esqueleto: Sendo assim , o ( Agente ) deve ……. , por meio de ….. , com ….. , afim de que ….Dessa forma , (Ae vc contextualiza sua ideia na qual vc citou nas áreas de conhecimento).
    DICA SUPREMA: Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objevo melhor. Você tem potencial.
    Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
    mando a mesma mensagem quando eu vejo que precisa, mas enfim, espero ter ajudado, boa sorte

    • 0
  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 200
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.