Mestre

O valor da educação nas transformações sociais do Brasil

  • 0

Não é novidade que o Brasil está enraizado de questões que assolam a vida das pessoas, como racismo, LGBTfobia, misoginia, etc. Tais questões enquadram-se no conceito de Fato Social do sociólogo Émile Durkheim, tratando-se de fenômenos que afetam grande parte da população mundial. Diante disso, torna-se relevante compreender como estas questões se desenvolvem, como podem se tornar um problema e que fator influencia nas transformações das mesmas.

Em primeiro lugar, é preciso entender como as questões sociais surgem, e para isso, faz-se necessário analisar como os indivíduos são educados dentro de uma determinada sociedade. Este processo é estudado pela Sociologia, a qual o denomina de “Processo de Socialização”, que aborda a educação dos indivíduos acerca dos valores e das regras da sociedade em que está. Assim, com a educação dada logo após o nascimento pela família e Instituição Escolar (Educação Primária), o comportamento do indivíduo é moldado, para o bem ou para o mal.

Em seguida, ao afirmarmos que o molde comportamental do indivíduo é realizado desde o nascimento, é notório que a partir da educação primária se absorbe e internaliza ações em resposta à inúmeras situações. Então, caso uma criança seja ensinada que relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo é errado, esse ensinamento será internalizado e dificilmente desconstruído, o que pode gerar comportamentos de ódio/aversão no futuro. Com isso, entende-se o porquê do Brasil estar nas primeiras posições no ranking de violências contra homossexuais e transexuais.

Diante do exposto, medidas precisam ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Ministério de Educação (MEC) realçar o papel das escolas na educação primária das crianças, por meio de palestras e debates sobre questões morais e éticas dentro da sociedade, e ainda, tratar de temas como tolerância, respeito e empatia entre os cidadãos. Dessa maneira, questões como racismo, misoginia e LGBTfobia poderão diminuir, fazendo com que a sociedade se torne mais educada e segura para todos.

Compartilhar

5 Correções

  1. Gostei muito do teu texto. Boa citação na introdução, desenvolveu bem teus parágrafos. A conclusão tá boa tbm, porém achei a proposta meio “superficial” , pois “palestras” na minha opinião deixa uma certa carência na mesma. De resto foi muito bem. Períodos curtos, bom domínio da norma culta.
    Comp 1 160
    Comp 2 160
    Comp 3 160
    Comp 4 200
    Comp 5 160
    Nota: 840

    • 0
  2. Oi, sou iniciante daqui também, estou há um curto período estudando sobre a estrutura de uma dissertação argumentativa, então peço desculpas caso a minha opinião seja coerente, não sou profissional.
    Primeiramente o título da argumentação que me atraiu, após ao ler sua redação me fez refletir sobre pequenos dados nas quais eu nunca tinha pensado, me entreteve bastante, parabéns.
    Eu acho que você utilizou muitas palavras com o sufixo “mente”, na qual se tornou um pouco repetitivo para o leitor.
    Sua argumentação foi muito boa, há pequenos erros de ortografia que será fundamental não errar em uma redação, então tome cuidado.
    Mas no final, achei muito boa, minha nota é 800.

    • 0
  3. Olá
    Seu texto está muito bom, bem estruturado, bem escrito, suas ideias se conectam em todos os parágrafos.
    Sua intervenção ficou clara e completa, tem os 5 fatores essenciais; agente, ação, meio/modo e finalidade. Parabéns
    Meu conselho é para que você se atente a alguns erros ortográficos e as vírgulas.
    Comp1: 160
    Comp2: 160
    Comp3: 140
    Comp4: 180
    Comp5:180
    Parabéns. Boa sorte nos estudos.

    • 0
  4. Olá, seu texto esta bem estruturado,
    Alguns erros de ortográfia, temos gerúndio, troque esse conectivos para esse desenvolvimento que dê uma coesão melhor, tente colocar dados estatístico para embasar e dar mais persuasão nos argumentos. Esta ótimo.
    C1: 160
    C2:160
    C3: 160
    C4:180
    C5:180
    Total: 840

    • 0
  5. Olá!
    Sua redação é muito boa.
    Devo destacar que é necessário tomar cuidado com a escrita, referente a erros ortográficos. Também tome cuidado com gerúndio nas palavras: primeiramente, posteriormente, podendo, etc.
    E também reveja a articulação entre introdução e desenvolvimento.
    Sua problematização é ótima e relevante. O desenvolvimento aparenta bons argumentos e a conclusão também, sobretudo quando se volta na problematização sendo solucionada na proposta de intervenção.
    Comp 1: 140
    Comp 2:160
    Comp 3:160
    Comp 4: 150
    Comp 5:160
    NOTA: 750

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.