O valor da educação nas transformações sociais do Brasil.

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O filme “tudo que aprendemos juntos”, protagonizado por Lázaro Ramos, aborda a história de um professor musicista que por meio da música, consegue educar e tirar de situações perigosas, alguns jovens moradores de favela. Evidencia-se, portanto, que a Educação é fundamental para a ocorrência de transformações sociais. Em nosso país, nos dias atuais, é notório sua escassez de investimento estatal e a carência na formação dos professores.
Em primeira análise, a escassez de investimento estatal para escolas e universidades, infelizmente, diminuiu nos últimos 5 anos. Por isso, o número de bolsas foi subtraído ainda mais, permitindo assim, a restrição de inúmeros indivíduos em plataformas de ensino e tirando o sentido do que diz na Constituição de 1988, no artigo 295, “a Educação é um direito de todos”. Esta situação é preocupante, pois a aprendizagem é extremamente importante, com ela, na sociedade presente, as pessoas tornam-se dignas, conscientes e defensoras do bem comum. Segundo Immanuel Kant, o homem não é nada além daquilo que a Educação faz com ele.
Ademais, existe uma deficiência muito grande voltada ao período de formação e construção dos novos tutores/professores. O Brasil apresenta um nível irregular em relação a Educação, encontra-se em 53° lugar de 65 países selecionados, segundo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). Tal fato, é o reflexo de que a transmissão das matérias curriculares devem evoluir bastante, a forma de ensinar precisa ser mais ativa, talvez, até mais rígido (longe de parecer com o modelo espartano), porém com vigor e compromisso.
Apresentados os fatos, torna claro a necessidade de investimentos, planejamento e ampliação na educação brasileira. O Ministério da Economia, juntamente com o da Educação, podem desenvolver um acordo que possibilita, anualmente, financiamentos de faculdades para pelo menos 15% dos alunos das escolas públicas de ensino médio e nessas mesmas faculdades, ser proposto com atividades, uma conduta mais seria daquele futuro profissional, desse modo, a Educação transformará gradualmente a nossa sociedade.

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3 Correções

  1. Redação muito bem estruturada. Apenas pequenos erros, como: vírgulas em lugares errados, letra minúscula ao invés de maiúscula (como para indicar o nome do filme) e alusão histórica no momento errado, não é indicado que use alusão histórica no fim do parágrafo de desenvolvimento, pois você precisa utilizar recursos desta alusão para ligar ao que você quer dizer, ou seja, explicar entre linhas o por quê que você usou esta alusão. Fora isto, está perfeita!

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  2. Oi. Não sou uma corretora profissional, longe disso, mas notei no seu texto algo que me incomodou muito. Sua situação história, tudo que você coloca em um texto deve servir de base para o seu argumento, não pode colocar só pra ficar mais ” bonitinho”. Mas em geral sua redação está ótima, você tem uma linguagem culta bem ampla e só precisa práticar. Bons estudos!

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  3. Olá!
    Sua redação está ótima, há alguns erros de gramática, mas é um bom texto!
    Quanto às competências do Enem, de acordo com o que sei:
    C1 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): Erros de pontuação e concordância, como a separação do sujeito do verbo e confusão com aposto. – 120.
    EX de pontuação (correção do primeiro período): O filme “tudo que aprendemos juntos”, protagonizado por Lázaro Ramos, aborda a história de um professor musicista que, por meio da música, consegue educar e tirar de situações perigosas alguns jovens moradores de favela.
    EX de concordância: torna *clara* a necessidade de investimentos.
    C2 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): Você apresenta domínio da estrutura e o seu repertório é bom – 200
    C3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): Ao meu ver, há um certa desorganização na apresentação da comprovação dos argumentos. Por exemplo, a utilização da frase de Kant poderia ter sido colocada em outro local, melhor posicionada. – 160
    C4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): Há conectivos diversificados, porém, eles poderiam ter sido melhor explorados dentro do parágrafo, como o uso do “POR ISSO” no primeiro desenvolvimento, que, para mim, poderia ser substituído. – 160.
    C5 (Proposta de intervenção): Ficou um pouco confusa, talvez pela pontuação. Não identifiquei o meio e o detalhamento. – 120.
    Organizando e prestando atenção na gramática, seu texto ficará ainda melhor! Parabéns!

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