No seriado televisivo nacional “Segunda Chamada” há um retrato do cotidiano de uma escola publica do Rio de Janeiro, que apresenta o ensino para jovens e adultos. Dessa forma, é exibido uma precarização de infraestrutura e políticas voltadas á escola ,certamente, atrapalhando o desenvolvimento educacional dos alunos. Embora o seriado seja uma ficção, este se baseia na realidade de grande parte do ensino publico brasileiro, logo, a transformação social gerada por esse ensino é ineficaz devido a uma ausência de infraestrutura e políticas direcionadas ao setor.
Inicialmente, é necessário ressaltar a literatura do sociólogo Bernard Charlot. Desse modo, em suas obras há uma crítica a sistemas educacionais que, a partir de avaliações, determinam o sucesso ou fracasso escolar de um aluno, mesmo que de forma não intencional. Ademais, para Charlot, a ausência de políticas, que partam das instituições de ensino, as quais considerem a posição social e o desenvolvimento do aluno em sua singularidade. Por conseguinte, a ausência de medidas que considerem o discente em sua singularidade histérica e social, para uma efetiva transformação deste.
Ademais, ainda que exista uma dificuldade de estabelecer fundos de maneira igualitária entre as escolas, a educação fornecida pelo Estado se encontra cada vez mais sucateada. Tal fato se deve por uma resistência do Governo Federal em destinar verbas para o setor, como por exemplo a tentativa de adiar e diminuir o Fundeb, fundo para a manutenção da educação básica. Logo, a infraestrutura necessária para que a escola cumpra a função de modelar socialmente é, ainda, resistida pelo Executivo em nível federal.
Portanto, com o intuito de que a transformação social feita pela educação brasileira se torne efetiva, é preciso que o Ministério da Educação planeje políticas de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, por meio de encontros com pedagogos e sociólogos do Brasil e de outros países que tal prática se efetivou, além de pressionar o Governo Executivo Federal quanto a aprovação de verbas.
LuizRobertoS
Olá. Bom dia, a sua redação é boa, entretanto você cometeu alguns errinhos que na hora da redação oficial podem tirar bastante pontos, vou fazer uma lista com os que eu encontrei para tentar te ajudar.
[…]do Rio de Janeiro, que apresenta o ensino para jovens e adultos.[…] essa vírgula não é necessária para a ideia que eu acho que fiz passar, porém não está errada uma vez que o corretor não irá julgar o que ele acha que você quis escrever.
Tem dois erros onde você quis dizer (há) porém escreveu (a). Eles estão respectivamente nas linhas 4 e 6 do primeiro desenvolvimento.
Há repetições de algumas palavras onde você poderia ter usado um sinônimo, como em: Logo (L6 INTRO e L5 D2), Ademais (L4 D1 e L1 D2) e ausência (L4 D1 e L6 D1)
Você também não apresentou um projeto de intervenção com os 5 elementos que ele precisa ter, pois faltou o detalhamento.
Na minha visão a sua nota para essa redação seria:
Competência 1: 80
Competência 2: 120
Competência 3: 80
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Total: 560
Espero que tenha gostado da minha correção e que ela possa de alguma forma te ajudar.
Abraços