O valor da educação na transformação social do Brasil

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Conforme o pensamento de Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” é evidente, que seu pensamento se encaixa ao valor da educação nas transformações sociais do Brasil, em que por vários fatores a aprendizagem entra e decadência, seja por falta de infraestrutura, mas também pela falta de incentivo.

Em primeiro plano, destaca-se a falta de infraestrutura de vários colégios no Brasil, seja elas por falta de alimentação, salas adequadas ou qualificação de professores apropriados, para a execução de cada matéria. De acordo com a pesquisa realizada pelo site Uol, menos de 1% das escolas brasileira apresentam infraestrutura adequada para a recepção de alunos, atendendo todos os requisitos que são impostos pela Lei n° 9.394, homologada em dezembro de 1996, em que assegura o direitos de uma educação de qualidade.

Ademais, a falta de incentivo tanto por parte da família, quanto pelo próprio governo é uma das grandes problemáticas que são enfrentadas em pleno século XXI. Segundo a  UNICEF em seu relatório “Pobreza na Infância e na Adolescência”, mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes não frequentam as escolas, seja por falta de oportunidades, ou em grande maioria condições financeiras, das quais obrigam os jovens a abandonarem as redes de ensino e começarem a trabalhar cedo e com condições extremamente precárias.

Diante oposto, medidas precisam ser tomadas, para que está problemática seja gradativamente erradicada, desta forma agregando o valor da educação nas transformações sociais do Brasil. O Ministério da Educação juntamente com o apoio do Governo, pode vim  estar criando programas que assegurem crianças e jovens brasileiros, assim como o Bolsa Família, onde iriam oferecer um apoio financeiro a mais para cada criança e adolescente, assim a incentivando a não abandonar a rede de ensino, pois conforme diz Gabriel o Pensador, “Na mudança do presente a gente se molda o futuro.”

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3 Correções

  1. Olá, sua redação teve bons argumentos, porém há uma falta no fechamento das suas ideias nos dois parágrafos do desenvolvimento e um complemento na conclusão.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita
    Nota: 200

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Nota: 200

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 160

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 160

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota: 160

    Nota: 880

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  2. Olá tudo bem?
    Adorei sua introdução bem gostosa e já citando o pensador, você elencou as duas problemáticas também. Então de inicio tá muito bom.
    Seu 1° paragrafo do desenvolvimento tambem está bom, citando dados e tudo mais. Chamo atenção para quando você cita a lei, acho plausível que você cite de onde esta lei é, constituição, bases da educação (que no caso é esse).
    Ok, já nesse terceiro paragrafo eu sinto um pouco de informações demais no texto, a mim pelo menos fica cansativo, o texto parece um recorte de informações entende. Logico que se você citasse outro tipo de repertorio, filme ou algo do tipo, seria mais gostoso de ler. Uma tentativa de filme para encaixar nesse assunto seria “Central do Brasil”.
    Na sua conclusão eu consegui perceber um erro gramatical, que é o “pode vim”, não o utilize pois pode dar a sua conclusão uma sentido de linguagem coloquial, substitua por pode estar, ou pode agregrar. Sua proposta de intervenção não é muito clara, para com os dois problemas que você apresentou.
    Nota: 760

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  3. C1( Domínio da modalidade escrita formal): 180
    C2(Compreender a proposta de redação e aplicar conceito de várias áreas do conhecimento e desenvolver o tema na estrutura dissertativo-argumentativo): 120
    C3(Selecionar organizar e interpretar informações,fatos, e opiniões); 160
    C4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação:200
    C5(Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos):120
    NOTA:780

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