Estudante

O uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil

  • 6

O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito ao alto uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo, que ocasiona impactos ambientais e riscos à saúde humana. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, seja pela priorização de interesses financeiros, seja pela falta de debate.
  Primordialmente, é importante destacar que a valorização do capital é um fator decisivo para a persistência do tema. Sob esse viés, Theodor Adorno, filósofo da Escola de Frankfurt, cunhou o contexto de Indústria Cultural para criticar a desvalorização da arte no contexto do capitalismo cultural. Diante dessa perspectiva, questões como o uso indiscriminado de agrotóxicos florescem devido à supremacia de interesses financeiros, tendo em vista que o Brasil tem grande parte de seu Produto Interno Bruto oriundo da agricultura, sendo o segundo maior exportador de soja do mundo, contudo, é o país que mais consome agrotóxicos em números absolutos segundo a FAO (divisão de estudos alimentares da ONU), o que acaba por agravar a problemática.
  Ademais, o silenciamento se apresenta como um complexo dificultador para a resolução da questão. Conforme o filósofo Foucault, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nesse sentido, observa-se uma lacuna no que se refere à discussão em torno do uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, que tem sido silenciado pelas autoridades, governamentais e midiáticas, ao não trazerem a tona essa temática e tornar amplo o conhecimento para a população, com o objetivo de preservar a preeminência do Estado e seu domínio no comércio com o exterior. Assim, sem diálogo sua solução é impedida.
  Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Para esse fim, é preciso que o Ministério da Agricultura em parceria com ONG’s especializadas, desenvolvam cartilhas sobre a utilização de agrotóxicos nas plantações levando em consideração os prós e contras de seu uso, e por meio de uma campanha, disponibiliza-las nas redes sociais para estimular a participação da população com o objetivo de promover a integração de Estado e povo, além de buscar medidas de conciliar a produção e manutenção da economia brasileira com práticas sustentáveis que permitam a redução de agrotóxicos. Dessa forma, é viável a saída da caverna de comodidade em prol da construção de um mundo melhor.

Redação padrão ENEM, peço que deem uma nota, se possível por competência para que eu possa avaliar minhas dificuldades. (Confesso que não gostei muito dessa redação)

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!
    Em primeiro lugar quero destacar o uso explicativo de cada filósofo, fazendo com que você transmita um conhecimento equivalente a respeito do que cada um defende. Parabéns!
    C 1- 200
    C 2- 200
    C 3- 200
    C 4- 160
    C 5- 200
    Total: 960
    Parabéns! Gostei muito da sua forma de escrita de desenvolvimento de ideias. Mas busque utilizar caminhos na escrita que não o faça repetir palavras ou repetir a mesma coisa.
    Obs: se puder corrigir a minha redação que irei publicar daqui a pouco ficarei honrado e extremamente agradecido!

    • 1
  2. Olá, boa noite!
    Sou novo aqui e não sei muito bem o que fazer, dito isso vou pontuar apenas coisas que faria diferentes do seu texto.
    1- No fim da primeira estrofe eu alteraria o ultimo ” seja” por um “ou” deixando menos repetitivo.
    “*seja* pela priorização de interesses financeiros, *seja* pela falta de debate.”
    2- Gostei das palavras adotadas e das menções com filósofos para anologia e alusão.
    Daria 900 para sua redação.

    • 1
  3. redação que segue os critérios avaliados pela banca do ENEM, cumprindo as 5(cinco) competências exigidas:
    -Domínio da norma padrão da língua portuguesa. …
    -Compreensão da proposta de redação. …
    -Seleção e organização das informações. …
    -Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. …
    -Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
    ou seja, nota 1000.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.