Iniciante

O Uso Exacerbado de Psicotrópicos

  • 0

Ao afirmar, em sua célebre canção, “O Tempo Não Para”, o poeta Cazuza faz, de certo modo, uma comparação entre futuro e passado. De fato, ele estava certo, pois a preocupação em relação à saúde psicológica da população não é um tema recente, na década de 8o ocorreu a chamada “Revolução Psiquiátrica”, acompanhada de uma Conferência Nacional de Saúde Mental. Ademais, o crescente receio consoante a problemática evidencia o uso exacerbado de psicotrópicos, o que causa não só efeitos colaterais desconhecidos, mas também dependência química.

Convém ressaltar, a princípio, as consequências dos medicamentos ao corpo como uma das causas do problema, uma vez que podem resultar em danos irreversíveis ao usuário. A priori, consoante à Terceira Revolução Científica, ascendeu-se o imediatismo, a busca de produtividade e rendimento levou à população a um colapso mental, sabe-se, apenas, que os psicotrópicos podem atuar como inibidores de processos básicos para o corpo humano. Nessa esteira, percebe-se que mesmo após avanços, ainda há incógnitas nos estudos sobre os efeitos de fármacos nos neurotransmissores.

Igualmente, salienta-se à dependência química como mais uma das causas dessa problemática, pois sua ação contínua no Sistema Nervoso o torna dependente. Outrossim, a necessidade de doses cada vez maiores é um risco para à população, além disso, as medicações são indicadas para pacientes em sofrimento psíquico, porém são usadas nas mais diversas situações. Haja vista que a saúde mental e desenvolvimento  emocional é uma garantia assegurada pela Constituição, configura-se crime submeter pacientes a tratamentos que ferem esses direitos básicos.

Portanto, urge a necessidade de serem tomadas medidas para minimizar o uso exacerbado de psicotrópicos. Destarte, cabe a Sociedade Brasileira de Psicologia, criar Centros de Convívio onde o paciente possa restabelecer a autonomia de seus vínculos, caso a ação de fármacos ainda seja necessária, cabe aos agentes de saúde fazerem visitas constantes na casa dos enfermos, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento ou regresso da doença psicológica. Nessa lógica, o intuito das medidas é manter controle e cuidado com a população mentalmente esgotada. Em suma, é fato que há várias medidas a serem tomadas, porém de acordo com Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá…
    Esse tema e um assunto bem interessante é atual no Brasil.
    Achei a introdução muito boa e também com citação.
    Os desenvolvimentos foram bons, usa bem cognitivos……
    Só achei a conclusão sem anexo com todo o desenvolvimento. E poderia ter mais argumentos e meios na conclusão.
    Parabéns!!!!!!!!

    • 1
  2. Oii Bruna! Tudo bem?
    Então, teu repertório sociocultural demonstrado no texto é bastante satisfatório e ficou evidente ao longo da introdução. Ela tá muito bem estruturada, inclusive, parabéns!
    – No desenvolvimento, você apresenta 1 argumento em cada parágrafo e gostei da linearidade com a qual tu associastes os dois mas tenho uma ressalva sobre o 3º parágrafo ” Haja vista que a saúde mental e desenvolvimento emocional é uma garantia assegurada pela Constituição, configura-se crime submeter pacientes a tratamentos que ferem esses direitos básicos.” Mas QUEM está submetendo pacientes a este tratamento? Considerando que grande parte, senão todos, dos psicotrópicos só podem ser vendidos em farmácias mediante prescrição médica, nessa frase você estava se referindo a médicos que prescrevem de modo leviano tais medicamentos? É algo que não ficou claro, visto que você não citou diretamente este problema nas frases anteriores.
    – Ainda sobre a questão da progressão textual, na conclusão, a sua primeira intervenção é a criação de centros em que haja restabelecimento de vínculo. Acontece que, nos dois parágrafos de argumentos, você não cita essa problemática diretamente. Então, à primeira vista, é como se estivesse oferecendo solução pra um problema que não existe dentro do seu texto, entende? O ideal aqui é que você explicasse propostas de intervenção diretamente relacionadas ao seus argumentos, pra manter a progressão e coesão textual.
    Ex: “Assim, cabe à mídia disseminar informações acerca dos riscos da ingestão desmedida de psicotrópicos por meio da abordagem ao tema durante programas televisivos e vídeos na internet. Associado a isso, a Sociedade Brasileira de Psiquiatria estimular a redução do consumo indiscriminado de psicotrópicos por meio de campanhas informativas e protocolos para prescrição médica de tais fármacos.”
    Gostei bastante de você ter usado uma citação na conclusão, porque também retoma a ideia de exposição do seu repertório sociocultural.
    São essas as considerações :) Bons estudos e sucesso sempre!

    • 1
  3. Oiê, como c tá?
    Então, achei seus argumentos bem elaborados e o repertório corrobora muito com seu ponto de vista. Entretanto, acredito que você deva revisar alguns conceitos gramaticais, como vírgula, acentuação, diferença entre períodos e orações e outras pontuações tbm.
    Abraços e boa sorte ;)

    • 1
  4. Introdução perfeita, parabéns! No segundo parágrafo, na quarta linha há um problema de coesão textual onde eu penso que falta um conectivo “que’ entre rendimento e levou, descartando a crase: “rendimento que levou a população à um colapso mental”. Ainda nesse mesmo parágrafo, acredito que não houve uma conexão para interligar o argumento que inicia-se em “sabe-se” até “corpo humano”.
    No terceiro parágrafo, na primeira linha, dependência química ” é o objeto direto de “salienta-se”, logo a crase está incorreta. Na linha quatro, ao invés de utilizar “além disso”, use a conjunção aditiva “e” (retirando as vírgulas, obviamente). Na quinta linha ainda deste mesmo parágrafo, recomendaria não usar esse “porém “: medicações são indicadas para pacientes em sofrimento psíquico nas mais diversas situações.
    Por fim, sua conclusao nao segue o padrao enem que acredito que você tenha tentado seguir. Eu nao consegui identificar o meio e a finalização do parágrafo não recorreu ao que você disse na introdução. Para melhorar sua proposta de solução, responda a isso aqui: Agente:
    Ação:
    Meio/modo/maneira:
    Finalidade/ objetivo:
    detalhamento:
    Espero ter ajudado, abraços!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.