Iniciante

O uso dos agrotóxicos e a opção por uma alimentação mais saudável: como conciliar essas duas questões?

  • 0

Sob a perspectiva da Primeira Guerra Mundial, o agrotóxico ficou conhecido como defensivo agrícola. Em suma, os agrotóxicos além de controlar as pragas nas plantações, também garantem um aumento na produtividade. Como resultado, diversos produtores agrícolas iniciaram o uso desse produto, visando maior lucro e mais praticidade no seu trabalho. Contudo, o uso desse composto químico nas plantações traz graves consequências aos que manuseiam esse produto e aos que ingerem alimentos que o contém.

  Primeiramente é necessário compreender que os agrotóxicos podem trazer diversas vantagens do ponto de vista econômico. Todavia, ao analisar mais profundamente, é possível ver as desvantagens escondidas por baixo de tantos prós. De acordo com pesquisas desenvolvidas por órgãos como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Ministério da Saúde, o agrotóxico pode causar diversas doenças, como exemplo, problemas neurológicos, infertilidade, e câncer de diversos tipos. Em um país que é o maior consumidor de agrotóxicos como o Brasil, deixar de usar esse insumo está fora de cogitação, mas existem formas de contornar essa situação.

  Com a finalidade de oferecer uma opção com menos riscos à saúde e maiores benefícios à aglomeração social, diversos produtores optam pelo plantio orgânico, isto é, não se utiliza de agrotóxicos, entretanto, vale ressaltar que os custos de um plantio orgânico são mais altos, visto que não há praticidade do controle das pragas. Por consequência, os produtos orgânicos passam a ser inacessíveis para a camada menos favorecida dado seu preço elevado, em contrapartida, aqueles que utilizam do agrotóxico, embora mais baratos possuem uma lista extensa de contra indicações. Logo, na tentativa de manter uma alimentação boa e saudável, o indivíduo falha. Visando à falta de um produto natural e orgânico por um preço acessível à população.

  Portanto, cabe aos produtores agrícolas em conjunto com a EMBRAPA buscarem maneiras mais seguras e saudáveis de conter pragas em suas plantações de modo que não se utilize agrotóxicos com a finalidade de não só satisfazer as necessidades da população, mas também promover um local de trabalho menos nocivo à saúde dos trabalhadores nas lavouras através de controle biológico, técnica utilizada para combater espécies que são nocivas, reduzindo os prejuízos causados por elas e livre do uso de agrotóxicos. Além da criação e distribuição de hortas comunitárias pelos bairros do país de modo a reduzir a inacessibilidade a produtos orgânicos.

Compartilhar

1 Correção

  1. INTRODUÇÃO:
    ➢Troque o “Em suma” da sua introdução por “Análogo a isso”
    ➢coloque virgula após “os agrotóxicos”
    ➢”alimentos que o contém” está errado, o certo seria “alimentos que os contêm” com “os” que concorda com alimentos e “contêm” com “^” porque concorda com o plural
    DESENVOLVIMENTO 1:
    ➢ Troque “Todavia, ao analisar mais profundamente” por “Todavia, ao se analisar mais profundamente”
    ➢”mas existem formas de contornar essa situação” como seria? você não desenvolveu essa pergunta no desenvolvimento 1, oque deixa ela aberta e pode qualificar perda de pontuação
    DESENVOLVIMENTO 2:
    ➢”aglomeração social” não é cabível nesse contexto, opte por “contingente populacional”
    ➢No desenvolvimento 2 existe partes quebradas com pouco nexo entre elas, oque fere a 3 competência do Enem
    ➢No segundo desenvolvimento não existe argumentação, apenas dissertação, oque deixa de ser um texto dissertativo argumentativo, passa a se tornar um texto dissertativo expositivo, uma vez que nada foi desenvolvido, argumentado e muito menos criado uma conclusão sobre tal argumento
    CONCLUSÃO:
    Vou ser Claro e direto, na conclusão você só precisa completar 5 pilares, quem faz?, oque faz? como faz? para que faz? detalhamento? e por fim, mas não contável, fechamento* (opinativa)
    1. Quem faz?: ✔
    (obs: você colocou somente as siglas da empresa, EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), só se pode fazer isso se você já abordou o nome da empresa por completo nos desenvolvimentos acima)
    2. Oque faz? ✔
    3. Como faz? X
    4. Para que faz? X
    5. Detalhamento x
    6. Fechamento da conclusão (opinativo) X
    NOTA: 660 A 760
    Abraços.
    Qualquer duvida entre em contato: (91) 99193-7412

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.