Mestre

O uso do celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou de distração?

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No atual mundo moderno se faz impossível a não utilização de ferramentas tecnológicas, seja para entretenimento, trabalho ou educação. Entretanto, o uso desses mecanismos apenas para o lazer pode prejudicar a vida do indivíduo, tanto pessoal quanto acadêmica. Assim, o mal uso do celular e os seus benefícios, caso utilizado de maneira correta, intensificam a problemática.

A princípio, ferramentas tecnológicas — como o celular — podem se tornar úteis no ambiente educacional caso utilizadas de forma que seja produtiva. Isto é, o consumo do aparelho ser de foco educativo, tal como a utilização de aplicativos como o “Photomath” ou o “GeoGebra”, que auxiliam no aprendizado de matemática com a demonstração de cálculos e gráficos, como também na leitura de “ebooks”, conhecidos como livros virtuais. Portanto, caso o tempo gasto nessa ferramenta seja feita de forma produtiva, é possível auxiliar tanto no aprendizado do aluno como no processo de ensinar do docente.

Outrossim, o mal uso de celulares em salas de aula torna-se mais frequente do que a utilização consciente, de tal modo que a distração do aluno aumenta. De acordo com estudos da Universidade de Chicago, apenas a presença do celular já é capaz de reduzir a atenção de alguma pessoa, mesmo que o aparelho esteja virado para baixo. Portanto, o uso improdutivo desses aparelhos, em grande maioria com redes sociais, gera consequências negativas aos alunos, por colocar sua atenção mais ao celular do que na aula, e ao professor, por não conseguir transmitir o conhecimento de forma eficiente aos estudantes.

Logo, torna-se evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas para amenizar o problema. É preciso que o Ministério da Educação, em parceria com os estados e prefeituras, crie medidas que permita usufruir do celular apenas em situações de aprendizagem, por meio de campanhas aos alunos promovendo o uso educacional em salas de aula e confiscação do aparelho caso ocorra o descumprimento dessa norma. Assim, essa ação promoverá uma atitude, por parte dos alunos, mais produtiva.

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4 Correções

  1. Oi, Gabriel!
    Não sou especialista em correções . Vou comentar de acordo com o que tenho aprendido estudando o processo de produção de textos.

    A última frase da introdução não ficou clara: “Assim, o mal uso do celular e os seus benefícios, caso utilizado de maneira correta, intensificam a problemática.”

    No segundo parágrafo, primeira linha, você escreveu: “A princípio, ferramentas tecnológicas — como o celular — podem se tornar úteis …” a palavra “pode” nos remete a ideia de há a possibilidade /é provável que…
    sugiro substituir por : “A princípio, ferramentas tecnológicas — como o celular — são úteis …” veja que passa mais segurança ao leitor.

    Mais adiante você começa a citar aplicativos , fala sobre uma pesquisa na universidade de Chicago… São pontos positivos, mas te aconselho a explorar mais o desenvolvimento.
    É a parte do texto onde devemos citar exemplos que corroboram com o que você aborda na sua redação. Estuda atualidades, leia! isso ajuda muito!

    Falando agora da conclusão Lembre-se de que na redação é importante dizermos muito, apesar do pouco espaço .Podemos fazer isso substituindo expressões.

    você escreveu ”Logo, torna-se evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas para amenizar o problema. É preciso que o Ministério da Educação…”
    Seria interessante substituir por : “Diante disso, é preciso que o ministério da educação…” observe que isso deixa o texto mais “enxuto”. No mais você começou a elaborar uma possível solução, citando o órgão envolvido na solução assim como a ação. Faltou falar de que maneira essa campanha será elaborada, através de recursos tecnológicos? palestras?
    Esses detalhes significam!
    Por fim, parabéns por escrever sua redação e compartilhar aqui!
    Sucesso no processo de aprendizagem da escrita!

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  2. Olá meu querido, não sou nenhuma especialista em correções, mas achei que a tua redação está confusa. Estão faltando as teses, os tópicos frasais, argumentos, citações. Sua escrita é muito boa, só falta se aprofundar um pouco mais na estrutura. Pesquise no youtube vídeos sobre a estrutura que a banda do Enem segue para corrigir as redações, acredito que logo você estará dominando.

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  3. Amigo, quando você escreve a introdução deve haver a tese (causas do problema)
    a partir da tese (causas), você desenvolve o D1 e D2, uma causa para cada parágrafo.
    no início de cada D1 e D2, você deve falar sobre qual causa vai desenvolver, e justificar por que ela é uma causa do problema. aí você utiliza seu repertório e relaciona-o com sua causa, apresentando consequencias negativas em seguida, dessa causa.

    na solução, você apresenta duas soluções, uma para cada causa.
    uma dessas soluções precisa conter: 1. agente, 2. ação, 3. meio/modo, 4. finalidade, 5. detalhamento de algum desses elementos.

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  4. Onde está suas teses? Tópicos frasais? Argumentos comprobatórios, como citações ou situações cotidianas? Quem vai orientar essas pessoas nas campanhas? A redação do enem tem uma estrutura. O ideal é que você domine todas elas para que consiga uma nota alta. Sugiro que pesquise no YouTube sobre ESTRUTURA DA REDAÇÃO DO ENEM, você vai encontrar tudo por lá, porque você escreve bem, só falta, realmente, estrutura na sua redação.

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