O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que “tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”. Dessa forma, percebemos que o uso exagerado do celular afeta drasticamente o rendimento do aluno para com a escola e influência significativamente nas relações pessoas e coletivas.
Segundo Bauman, a atualidade se encontra em uma modernidade líquida, ou seja, tudo está constantemente se modificando e a sociedade tornou-se instável e volátil. Nessa perspectiva observa-se que os jovens sentem a necessidade de estar vinculados ao aparelho telefônico, a todo momento, para que possam estar informados acerca daquilo que acontece no mundo e principalmente nas redes sociais.
Com todo esse enfoque dado ao utensílio portátil, a juventude desenvolveu dificuldades para controlar o uso adequado de seu aparelho, isso piorou nos ambientes escolares, onde a maioria abusa disso é acaba afetando sua vida estudantil e suas relações interpessoais, tendo em vista que muitos ficam desatentos nas aulas ou sequer aproveitam os momentos propostos pela escola. Prejudicando de forma considerável seu desempenho seu nível de aprendizagem e intelecto, além de reduzir seu desempenho acadêmico.
Portanto, devemos conscientizar os alunos de que o uso do celular deve ser adotado em sala de forma regrada e apenas em ocasiões solicitadas pelos professores. Além da conscientização, o atual governo deve criar propagandas televisas periódicas e campanhas para reduzir essa problemática.
Por favor, se puderem atribuir uma pontuação, me ajudaria muito. <3
Pieck Finger
Olá! Na sua introdução seria interessante você trazer o tema: “O uso do celular em sala de aula.”
Como por exemplo:
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman afirma que “tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade”. Ao sair da vertente sociológica, é plausível comparar o pensamento de Bauman à questão do uso do celular dentro da sala de aula…
Aí sim vem a sua tese: “o uso exagerado do celular”, pelo contexto do tema está mais relacionado ao mal uso. E seus argumentos que são as causas desse problema.
Seu argumento 1: afeta drasticamente o rendimento escolar.
Seu Argumento 2: influencia nas relações pessoais e coletivas.
No desenvolvimento 1 você não falou sobre o rendimento escolar. Você falou sobre a dependência do usuário para com o celular. De certa forma você não desenvolveu seu argumento 1.
Um exemplo:
Em primeira plano é válido pontuar que o mal uso do celular afeta drasticamente o rendimento escolar…[Detalhamento].
No desenvolvimento 2 você em vez de falar sobre como o mal uso influencia nas relações pessoais e coletivas, você falou sobre como o mal uso afeta o desenvolvimento escolar. Ou seja você trocou a ordem lógica de seus argumentos.
Já na conclusão percebi que faltou um motivo para qual as ações fossem tomadas. Por exemplo: Portanto é necessário uma iniciativa para diminuir o mal uso do celular dentro da sala de aula. Para que os alunos possam de fato usar o celular como um objeto de apoio na aprendizagem…[Detalhamento]. Senti falta também de um fechamento, uma retomada a citação que você fez de Bauman seria muito interessante. Exemplo: Para que desta forma o problema exposto por Bauman torne-se menos frequente/ fique no passado.
Espero ter ajudado :)
Sua nota: 700