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O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração? – Redação ENEM

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Texto motivador https://www.mesalva.com/enem-e-vestibulares/redacao/ufrgs-propostas-de-redacoes/redufrgs10-ufrgs-2017-o-uso-do-celular-em-sala-de-aula-ferramenta-pedagogica-ou-distracao
Corrigir justificando porque foi um erro gramatical ou de estrutura e colocar a nota também justificando o porquê, será um diferencial para selecionar a melhor correção se houver mais de uma

No contexto da pandemia, que teve seu germe em 2020, o uso de tecnologias, dentre elas o celular, foi o divisor de águas na garantia do aprendizado a distância. A partir do momento que esse distrator se torna uma poderosa ferramenta de ensino, é inconveniente impedir seu uso. Assim abre-se o discurso acerca dessa problemática.

Em primeiro lugar, é incontestável que os celulares com acesso à internet são ótimos veículos de informação se bem utilizados. A título de exemplo, tem-se o aumento exponencial dos cursos pré-vestibulares online como “Descomplica”, que virou referência em aulas digitais, transformando-se numa variada e heterogênea rede de cursos do meio. Para além, pode-se destacar os trabalhos de graduações de faculdades públicas e particulares, que são, majoritariamente, entregues por e-mails e plataformas virtuais, isso quando não são inteiramente virtuais na forma de graduação EAD. Portanto, se houve reforma na docência do instituições superiores, não há motivos para que a educação básica se engesse em moldes ultrapassados.

Outro fato, decorrente do assunto supracitado, é a necessidade de mudança na disciplina interna das instituições de ensino para a absorção não só dos celulares, mas também de tecnologias diversas que podem ser aliadas dos estudos. Paulo Freire, importante pensador brasileiro na área educacional e autor do livro “Pedagogia do Oprimido”, declara na obra citada que o ser humano é um ser inacabado e, por isso, pode ser condicionado a novos hábitos por toda sua vida. Tal análise dialoga com o conceito de “corpo dócil”, elaborado por Foucault no livro “Vigiar e Punir”. Segundo o filósofo alemão, o corpo denominado “dócil” é o organismo obediente a determinada disciplina imposta. Desse modo, é possível afirmar que, assim como o corpo das gerações anteriores foram “adocicados” para o antigo regime escolar, as atuais gerações podem, da mesma forma, modular suas ações para se adaptarem ao novo modelo de ensino com os novos aparelhos.

Dessarte, expostos a capacidade pedagógica do celular e as modificações sistemáticas necessárias. Cabe ao Ministério da Educação, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, propor ao Poder Legislativo PECs (Propostas de Emenda Constitucional) que autorizem o uso do celular para fins pedagógicos e criem o texto base pra a manutenção dos atuais regimentos escolares, por meio de votações e consultas a especialista das áreas de educação e inovação, a fim de debater e executar as atualizações com precisão. Somente assim, o vilão de outrora será herói de professores e alunos.

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5 Correções

  1. Olá! Tudo bom? Não sou tão boa em Língua Portuguesa, muito menos, expert no assunto. Mas, gostaria de ajudar você com o melhor que eu puder! :D
    Bem, um dos pontos que gostaria de indicar, é o uso da vírgula. Ou melhor dizendo, a falta de seu emprego. Na frase ” Assim abre-se o discurso acerca dessa problemática.” deveria haver uma vírgula após “Assim”. Outro exemplo seria “Em primeiro lugar, é incontestável que os celulares com acesso à internet são ótimos veículos de informação se bem utilizados.” Deveria, também, haver o emprego da vírgula após a palavra “informação”.
    Outro ponto que eu gostaria de ajudar é: “A partir do momento que…” que poderia ser facilmente substituída por “Logo, quando esse distrator se torna uma poderosa ferramenta de ensino, é inconveniente impedir seu uso. Assim, abre-se o discurso acerca dessa problemática.” Viu só, como ficou até um pouco mais agradável de se ler? :D
    E por último. Contudo, não menos importante:
    Um mínimo erro em “Destarte” que você colocou como “Dessarte”. Um ótimo agregador verbal, por sinal.
    Minhas considerações finais a respeito de sua redação: Possui uma linha de argumentos muito bem centrada, visando buscar citações de Foucault para embasamento. Conclusão direta e objetiva, sem deixar a desejar (exceto pela carência de acréscimo da crase “à” em: “Dessarte, expostos a (à) capacidade pedagógica do celular e as modificações sistemáticas necessárias. “)
    De nada! :D

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  2. Oii, considerando alguns desvios gramaticais, a competência 1 seria, para mim.

    160

    A respeito de repertório, ele precisa ser validado e fundamentado. Há momentos que você muito foca em apenas apresentar esses conceitos, mas não categoriza com um bom fechamento lógico. Mesmo assim, tem traços autorais, pra mim.

    160

    Na C3 ficou comprometida essa questão de não fechar de maneira mais explicativa alguns pontos.

    120

    C4 – 160

    C5 – 200

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  3. Competência 1: em relação a norma culta, não encontrei nenhum desvio gritante em seu texto, como não sou profissional, não tenho uma ampla visão sobre tal, mas dentre seu texto possui alguns desvios de coerência e estrutura que afetará a C4!
    Nota:160
    Competência 2: Não possui contextualização na introdução, nos demais parágrafos você utilizou perfeitamente as citações , porém demais! Que irá prejudicar sua nota na C3
    Nota:120
    Competência 3: Sua argumentação ficou muito vaga, utilizou muitos repertórios em partes do texto que exigiam argumentação. Sua argumentação ficou muito vaga, por isso você deve argumentar melhor e utilizar somente um repertório ou citação por parágrafo, realizando uma Argumentação em cima de tal.
    Nota: 80
    Competência 4: Seu texto não possui uma estrutura de texto definida, sem tese , sem comparação da sua contextualização para sua tese, e falta do desenvolvimento. Ficou um pouco confuso seu texto.
    Nota:120
    Competência 5: Proposta de intervenção completa!
    Nota 200!
    Nota final: 680!

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  4. Olá, não sou profissional, mas irei tentar dar meu máximo para ajudar na correção de sua redação!
    Competência 1: em relação a norma culta, não encontrei nenhum desvio gritante em seu texto, como não sou profissional, não tenho uma ampla visão sobre tal, mas dentre seu texto possui alguns desvios de coerência e estrutura que afetará a C4!
    Nota:160
    Competência 2: Não possui contextualização na introdução, nos demais parágrafos você utilizou perfeitamente as citações , porém demais! Que irá prejudicar sua nota na C3
    Nota:120
    Competência 3: Sua argumentação ficou muito vaga, utilizou muitos repertórios em partes do texto que exigiam argumentação. Sua argumentação ficou muito vaga, por isso você deve argumentar melhor e utilizar somente um repertório ou citação por parágrafo, realizando uma Argumentação em cima de tal.
    Nota: 80
    Competência 4: Seu texto não possui uma estrutura de texto definida, sem tese , sem comparação da sua contextualização para sua tese, e falta do desenvolvimento. Ficou um pouco confuso seu texto.
    Nota:120
    Competência 5: Proposta de intervenção completa!
    Nota 200!
    Nota final: 680!

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  5. Tema: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

    No contexto da pandemia, que teve seu germe em 2020, o uso de tecnologias, dentre elas o celular, foi o divisor de águas na garantia do aprendizado a distância. *A partir do momento* > é uma expressão prolixa preferível dizer desde ou quando* que esse distrator se torna uma poderosa ferramenta de ensino, é inconveniente impedir seu uso. Assim abre-se o discurso acerca dessa problemática.

    Em primeiro lugar, é incontestável que os celulares com acesso à internet>*””* são ótimos veículos de informação se bem utilizados. A título de exemplo, tem-se o aumento exponencial dos cursos pré-vestibulares online>*””*como “Descomplica”, que virou referência em aulas digitais, transformando-se numa variada e heterogênea rede de cursos do meio. Para além, pode-se destacar os trabalhos de graduações de faculdades públicas e particulares, que são, majoritariamente, entregues por e-mails>*preferível dizer endereços eletrônicos* e plataformas virtuais, isso quando não são inteiramente virtuais na forma de graduação EAD. Portanto, se houve reforma na docência do instituições superiores, não há motivos para que a educação básica se engesse em moldes ultrapassados.

    Outro fato, decorrente do assunto supracitado, é a necessidade de mudança na disciplina interna das instituições de ensino para a absorção não só dos celulares, mas também de tecnologias diversas que podem ser aliadas dos estudos. Paulo Freire, importante pensador brasileiro na área educacional e autor do livro “Pedagogia do Oprimido”, declara na obra citada que o ser humano é um ser inacabado *e, por isso >usa apenas uma conjunção* pode ser condicionado a novos hábitos por toda sua vida. Tal análise dialoga com o conceito de “corpo dócil”, elaborado por Foucault no livro “Vigiar e Punir”. Segundo o filósofo alemão, o corpo denominado “dócil” é o organismo obediente *a> crase à* determinada disciplina imposta. Desse modo, é possível afirmar que, assim como o corpo das gerações anteriores foram “adocicados” para o antigo regime escolar, as atuais gerações podem, da mesma forma, modular suas ações para se adaptarem ao novo modelo de ensino com os novos aparelhos.

    Dessarte, expostos *a> crase à* capacidade pedagógica do celular e as modificações sistemáticas necessárias. Cabe ao Ministério da Educação, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, propor ao Poder Legislativo PECs (Propostas de Emenda Constitucional) que autorizem o uso do celular para fins pedagógicos e criem o texto base pra a manutenção dos atuais regimentos escolares , por meio de votações e consultas a especialista das áreas de educação e inovação, *a fim de> linguagem informal preferível dizer a modo de* debater e executar as atualizações com precisão. Somente assim, o vilão de outrora será herói de professores e alunos.

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