Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre modernidade líquida, afirma que as relações sociais e econômicas são fluidas, a fim de atender os interesses pessoais de cada um. Hodiernamente, esse pensamento associa-se ao uso de agrotóxicos no Brasil, que tem como finalidade acelerar o processo e a qualidade dos produtos agrícolas, não dando ênfase ao fato de que esses produtos colocam em risco a saúde dos consumidores e dos trabalhadores rurais, além de poluir o solo e a água. Assim, faz-se necessário instituir e controlar essa situação, além de rever as normas e proibições, garantindo um desenvolvimento saudável das produções agrícolas.
Preliminarmente, segundo dados da Universidade de Campinas, 1,5 milhão de trabalhadores rurais são intoxicados no campo. Nesse contexto, é impossível não apontar o manuseio incorreto dos agrotóxicos como ponto principal do problema, que ocorre pelo interesse comercial e a não fiscalização do uso desses produtos. Deste modo, botando em pauta o que já dizia Confúncio “o homem joga sua saúde fora para conseguir o dinheiro, depois, usa o dinheiro para reconquistá-la.”.
Ademais, é imperativo ressaltar o pensamento de Johann Goethe “a natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a ganância.”, isto é, o uso de agrotóxicos no Brasil, além de pôr em risco a saúde dos trabalhadores e consumidores, ainda atinge o meio ambiente poluindo o solo e a água, o que também afeta de maneira indireta os animais. Esse ciclo venenoso precisa se encerrar, e para isso, é preciso controlar e fiscalizar essa situação.
Portanto, medidas são necessárias para coibir o entrave. Cabe ao Poder Legislativo, sancionar leis de caráter punitivo que visem fiscalizar e controlar o uso de agrotóxicos em território nacional. Além disso, o corpo social deve produzir hortas em suas casas para que tenham acesso à produtos naturais e saudáveis, com a finalidade de diminuir o uso de agrotóxicos. Deste modo, o Brasil superaria os entraves relacionados ao uso desses produtos.
isabella_ferreira1_Iniciante
O uso de agrotóxicos no Brasil
Compartilhar
LarissaEnem
Oii Isabela!! Tudo bem? Então vamos lá…
Eu gostei muito do seu texto mesmo,só que acho que você poderia ficar de olho na conclusão, faltou o meio ou modo da proposta de intervenção.
Também é só pular as linhas de um parágrafos para o outro para facilitar a correção.
Continue escrevendo você está no caminho certo,beijinhos
Flavio Fraga
O texto está ótimo só precisa pular linha antes de iniciar os argumentos para ficar fácil de corrigí-lo aqui mas tudo bem dissertou certo colocou citação e argumento sobre e ainda começou com um repertório sociocultural com certeza tiraria 800+ na redação do enem, um alerta aqui cuidado em na hora de terminar um período não é bom terminar ele com 2 linhas tente fazer entre 3 a 4 para manter a coerência
MiguelWanderbruk
Sua redação esta muito boa, só precisou mesmo pular as linhas indo para um novo paragrafo. O texto ficou bem claro e explicativo, além do tema muito importante para a sociedade brasileira que muitas vezes ignora os detalhes das coisas que comem. O fim do texto ficou meio estranho com aquele paragrafo de duas linhas que podia ser mesclado com o ultimo ou o penúltimo paragrafo. bem a minha nota seria um 8,5 de 10 muito bom.
Ade
Faltou o espaçamento dos parágrafos.
Bons argumentos, exemplifico os argumentos com maestria, uso de conectivos excelente.
Apresentou repertório sociocultural.
Fez ganchos em base a tese.
Exemplificou muito bem seus argumentos, com um aprofundamento impressionante.
Excelente produção, não sou nenhum perito, mas com certeza tiraria entre 800 a 900.