O uso da maconha: probir ou legalizar?

  • 0

O filme “Família do bagulho” traz a trama de um traficante que ao tentar contrabandear uma carga de maconha para o México, cria uma família falsa afim de facilitar sua entrada no país sem levantar suspeitas. A maconha é uma droga legal em diversos países, a exemplo dos Estados Unidos. Neste sentido, no Brasil, nos últimos anos a legalização da maconha é um tema de grande discussão, pois apesar de a mesma já ser utilizada para fins medicinais e ser permitida para uso próprio, ainda pode desencadear aumento da criminalidade, além de ser agravante de doenças psicológicas.
A priori, a novela “Él Dragón” conta a história de cartéis de droga que disputam espaço no mercado do narcotráfico mexicano, causando diversas mortes tanto de seus membros quanto de pessoas inocentes. Analogamente, no Brasil, uma das hipóteses levantadas é que com a legalização da maconha a criminalidade diminuísse. Contudo, em uma reportagem do “Fantástico” especialistas afirmam que a criminalidade não tem ligação com a descriminalização da maconha, visto que nem todos os grupos de crime organizando comercializam essa droga. Em resumo, entende-se que a legalização da maconha só deixaria as disputas entre essas organizações mais acirradas, tendo em vista que apenas um dos grupos seria o grande distribuidor da droga.
Em segunda instância, o documentário “Ilegal” relata a luta de diversas mães para encontrar na Cannabis ajuda para os problemas de saúde de seus filhos. Similarmente, no território brasileiro, o uso de maconha para fins medicinais é regulamentado pela lei, onde a substância conhecida como Canabidiol é retirada planta e tem efeitos tranquilizantes. No entanto, o delta 9 THC, outra substância encontrada na Cannabis, pode agravar e acelerar o surgimento de doenças psicossomáticas, como por exemplo a esquisofrenia, como foi visto pelo especialista Itiro Shirakawa, da Associação Brasileira de Psiquiatria, que afirma que uso do 9 THC afeta diretamente as funções neuronais, antecipando o surgimento de doenças psíquicas.
Levando-se em conta tais aspectos, é mister que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde promovam campanhas e palestras sobre as consequências do uso indevido da Cannabis, em escolas e nas mídias sociais, com o fito de alertar a população sobre os riscos do consumo inapropriado da mesma. Destarte, a maconha será utilizada devidamente, evitando maiores problemas à saúde da população.
Pontuem por favor!

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite! Gostei do seu texto, entretanto, não entendi seu posicionamento, se vc é a favor da legalização ou não, acho que faltou isso.
    Notei alguns erros gramaticais como “afim”.
    Além disso, não consegui notar a referência entre o filme citado no primeiro parágrafo com o assunto, acho que vc deveria problematizar mais para contextualizá-lo.
    Mas, você tem domínio da estrutura e sabe usar os conectivos! Parabéns! Continue escrevendo!

    • 1
  2. Oiii tudo bem?? Eu não consigo pontuar, mas vou falar o que eu acho
    Você fez bom uso dos conectivos, mas seria bom se vc tivesse usado em todos os inícios de períodos para fechar a competência 4, tipo no 1 parágrafo teve um período que vc n colocou. Além disso só acho que faltou o detalhamento na proposta de intervenção. Parabéns!!

    • 1
  3. Eu não consigo pontuar, mas vou falar o que eu acho
    Você fez bom uso dos conectivos, mas seria bom se vc tivesse usado em todos os inícios de períodos para fechar a competência 4, tipo no 1 parágrafo teve um período que vc n colocou. Além disso só acho que faltou o detalhamento na proposta de intervenção. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.