O uso abusivo de bebidas alcoólicas no Brasil

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Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa o uso abusivo de álcool na Sociedade Brasileira, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsicamente ligada à realidade do país. O crescente número de ingestão de bebidas alcoólicas trás não só um número significativo de acidentes, como também uma facilidade na obtenção desses produtos. Nesse sentido, convém analisarmos as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.

É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a facilidade no comércio de bebidas a menores de 18 anos rompe essa harmonia, haja vista que, é comum ver adolescentes de 15 a 17 anos de idade fazendo uso desses produtos, acarretando problemas futuros para a contemporaneidade. Dados também revelam que o uso exacerbado entre as mulheres, vem representando um número crescente e preocupante.

Outrossim, destaca-se os volumosos acidentes como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotado de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que esses desastres vem se tornando presentes hoje em dia, colocando o país em uma esfera de vulnerabilidade.

É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Destarte, o Ministério da Saúde deve com a Polícia Militar Regional, promover um número maior de fiscalizações a motorista, com o teste do bafômetro, para identificar indivíduos álcoolizados. Como já foi dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instruir, nas escolas, palestras ministradas por psicólogos, que discutam o combate ao uso de bebidas para menores de idade, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.

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2 Correções

  1. No Desenvolvimento 1, faltou a fonte de onde você tirou os dados apresentados.
    E acho que nos dois parágrafos de desenvolvimento faltou um fechamento mostrando a gravidade dos problemas citados, em exemplo pq a vulnerabilidade do país é uma consequência negativa.
    Também atente-se ao uso do plural.
    Na conclusão, ao citar uma proposta que envolva dois agentes, utilize expressões como Em parceria/ em conjunto para mostrar a ligação entre eles.
    E cite uma proposta ou propostas que solucionem todos os problemas que você mostrou nos desenvolvimentos, no caso vc citou as mulheres, mas na conclusão não apresentou proposta voltada à elas.
    Você tem um ótimo repertório, mas precisa conectá-los melhor ao texto, em exemplo, na conclusão vc utilizou o mito da caverna para encerrar, ficou compreensível, porém seria melhor que vc encerrasse falando sobre o iluminismo, assim conectaria todo o seu texto, voltando à sua ideia inicial, fazendo com que vc não perca pontos por falta de coesão.
    Acima de tudo, é uma boa redação, são pequenos detalhes para ajustar, parabéns!
    Espero ter ajudado!

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  2. Eu achei a sua redação muito boa você escreve muito bem e tem um ótimo repertório, a minha unica objeção é que no seu desenvolvimento 1, eu acho bom você deixar claro de quais dados você está falando. E no desenvolvimento 2 você deveria explicar melhor o problema da sua tese. Mesmo assim, parabéns pela redação.

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