Iniciante

O transtorno psicológico que leva pessoas a perseguirem padrões de beleza só alcançáveis na tela do celular (modelo FUVEST)

  • 0

Ditadura da perfeição

A série “Black Mirror”, episódio “Nosivide”, retrata uma sociedade carente por aceitação social, em que é necessário demonstrar uma vida perfeita nas redes sociais, mesmo que seja mentira. Fora da ficção, a obra se encaixa no contexto hodierno quanto aos transtornos psicológicos que levam as pessoas a seguirem padrões de beleza, tendo em vista a aceitação da falsidade na internet e o ciclo vicioso de tentar alcançar a perfeição. 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os transtornos psicológicos são acarretados pelo tratamento natural da falsificação da vida no âmbito virtual. Nesse sentido, é nítido que o mundo contemporâneo é análogo a uma ditadura da perfeição, em que é obrigação do ser fingir ter uma vida sem defeitos. Essa conjuntura pode ser explorada pelo conceito “Normalização”, de Michel Foucault, que aponta uma repetição de comportamentos sem a devida reflexão, assim como os indivíduos modernos aceitam, integralmente, viver com problemas mentais, a exemplo da ansiedade, para seguirem os padrões de beleza impostos.

Em segundo lugar, é notório o crescimento dessa normalização, acarreta a comparação constante entre os usuários da internet. Isso é corroborado por Friedrich Nietzsche, o qual afirma que os indivíduos de um mesmo grupo reagem da mesma forma a certas situações, tal como a repentina tentativa de ter uma vida perfeita, possível somente nas telas dos celulares, o que impulsiona em doenças, como a depressão, introduzindo o indivíduo em um ciclo vicioso de comparação com o impossível. 

Portanto, os transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, são fatores que levam à constante busca por padrões de beleza inalcançáveis. A falsidade das redes e o aumento das comparações, desencadeiam ciclos viciosos de tentar ter uma vida perfeita, o que resulta em frustração e na vivência de uma sociedade que segue a ditadura da perfeição.

 

OBS: Essa é uma redação da Unicentro, que segue o modelo Fuvest dissertativo-argumentativo, porém só permite 22 linhas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Bom… Primeiramente me chamo Lailton e sou estudante igual a você e tentarei de dar umas dicas e orientações em relação ao seu texto.

    INTRO >>> ADICIONE A SUA FRASE , DE FATO, TENDO EM VISTA…

    D2 >>> REFORMULE A FRASE : ” ENTRE OS USUÁRIOS DA INTERNET ” 👈🏼 DICA: PREFIRA O USO “TECNOLOGIA” , ASSIM, EVITA DE VOCÊ FICAR REPETINDO A MESMA PALAVRA DUAS OU MAIS VEZES, POIS TORNA O SEU TEXTO CANSATIVO E QUERENDO OU NÃO CAUSANDO UMA IMPRESSÃO RUIM AO SEU CORRETOR PORQUE ELE IRÁ PERCEBER O SEU INDOMÍNIO DOS NOSSOS QUERIDINHOS ” SINÔNIMOS “… FOQUE MAIS NELES PARA NÃO REPERTIR E TONAR O SEU TEXTO CHATO! OK ?! ESPERO QUE SIM RSRS

    PROCURE SINÔNIMOS REPETIU MUITO — INDIVÍDUO/ INTERNET….

    D1 >>> PREFIRA USAR ESSE CONECTIVO INTERPARÁGRAFO : A PRINCÍPIO, NÃO QUE O SEU ESTEJA ERRADO MAIS FICOU TÃO SEM UM TOQUE DE BRILHO MAS TBM PODE OK…. FICA A TEU CRITÉRIO AQUI…

    REFORMULE A FRASE: SEM AS DEVIDAS REFLEXÕES RESPEITANDO A CONCORDÂNCIA DE PLURAL…

    CONSIDERAÇÕES FINAIS>>> ACHEI UM TEXTO MUITO BOM, PORÉM, SEU VOCABULÁRIO POR MAIS QUE SEJA ADEQUADO FALTA AINDA UM BRILHO DE MAIS VOCABULÁRIO EM SENTIDO DE NÃO UMA MESMA PALAVRA NO TEXTO COMO UM TODO. ADEMAIS, FORA ISSO TUDO É SÓ MESMO VIU RSRS ESPERO TER LHE AJUDADO E BOA SORTE NA SUA PREPARAÇÃO VAMOS QUE VAMOS GUERREIRA!👏🏼❤️💪🏼

    • 1
  2. boa noite, adorei sua redação no geral, você desenvolveu muito bem as duas problematicas dadas na introdução, tenho quase a mesma opinião que você, acho que sua escrita esta muito boa, você só precisa melhorar um pouco na conclusão onde eu achei que você não deu a solução do problema como uma redação pede, fora isso estar muito bom.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.