Mestre

O Transporte público no Brasil

  • 0

Na segunda metade do século XX, com a chegada da indústria automobilística no Brasil, o país iniciou um processo de transição das ferrovias para as rodovias. No século XXI, entretanto, o transporte público passou a ser um problema dessa chegada. Posto que o elevado número de veículos individuais e a falta de investimentos em transportes mais eficientes tem causado transtornos na população.

Em primeiro plano, podemos destacar o comodismo social, que é determinante no crescente número de engarrafamentos. Postura passiva dos brasileiros, ao priorizar o uso de seu próprio veículo, contribuindo para o aumento da frota e da mobilidade no trânsito. Dessa forma, sem abdicar do conforto pessoal em prol da coletividade, problemas sociais são naturalizados.

além disso, é notório que a falta de investimentos destinados ao aumento da quantidade e qualidade do transporte público deixa margens para que o desconforto sejam frequentes. Comprovando, desse modo, que a efetividade na circulação urbana é constatada na teoria e não desejavelmente na prática.

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar o problema do transporte. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Infraestrutura, elaborar um projeto que retome os investimentos, a fim de diminuir a taxa de superlotação. Somente assim, o meio de locomoção deixará de ser uma óbice.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite Lidia!
    A sua introdução está muito boa, você apresentou um fato histórico, o tema e a tese.
    Nos parágrafos de desenvolvimento os problemas poderiam ter sido mais explanados e exemplificados, assim seu texto ficaria mais rico em informações.
    Use mais conectivos no seu texto, pois assim você garantirá uma maior nota na competência 4!
    A sua conclusão está muito boa, porém se atente aos 5 elementos que uma proposta de intervenção deve ter: ação, agente, efeito, modo e detalhamento.
    como por exemplo você poderia ter explicado melhor qual projeto o Ministério da Infraestrutura deveria elaborar.
    Espero ter te ajudado! Continue praticando!

    • 1
  2. Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta: Ao ler a redação encontrei possíveis erros: (jamais utilize linguagem informal/coloquialismo = A FIM DE diminuir a taxa. Redação Enem quer linguagem formal culta.) —- Frase: “…não desejavelmente na prática…” está locução de ser separada por vírgulas e só deve ser utilizada no início de uma frase para efeitos de estilo. —- 3º parágrafo iniciado com letra minuscula: “além disso…”. Sugiro que faça a redação em uma folha de rascunho, depois passe-a para a própria folha de redação do Enem, leia com atenção, e faça as alterações.
    Competência 2 = Compreensão da proposta: CORRETO.
    Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos: CORRETO.
    Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação: Ao ler a redação percebi algumas palavras incoerentes. Cuide, procure utilizar sinônimos e/ou variar as conjunções, para variar melhor os termos utilizados, o corretor vai olhar para a sua redação com outros olhos :).
    Competência 5 = Nunca esqueça de deixar a seu posicionamento(Ponto de vista) na conclusão, de acordo com a tese e elaborada no desenvolvimento. tese inicial e ser reforçado na argumentação inserida no desenvolvimento do texto a partir de palavras como: (in)felizmente; concordo com; discordo de; um absurdo; é inevitável; ao meu ver; admito que; acredito que, etc. Com relação a isso está Ok.
    (NOTA FINAL: 760)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.