Iniciante

O tráfico de pessoas e os fatores sociais e culturais.

  • 1

A novela Salve Jorge, inspirada em fatos reais, exibida na Rede Globo em 2013, traz a história de Morena, moradora do Complexo do Alemão que, ao passar por problemas financeiros, aceitou uma falsa proposta de emprego e foi vitima do tráfico internacional de pessoas para prostituição. Não longe da ficção, percebemos a semelhança da novela ao comparar com a realidade no Brasil, onde pessoas baixa renda e do sexo feminino, são vitimas propícias ao tráfico humano.

Primeiramente, ao analisarmos que pessoas de maior vulnerabilidade social, fatores como a falta de informação sobre um crime já silencioso e a pressão por problemas financeiros, deixam maior abertura para o trafico de humanos, uma vez que ao receber uma sórdida proposta de emprego, ligando-a uma melhor qualidade de vida, caem no desespero do aceite e se tornam vitimas do crime.

Ademais, segundo a socióloga e professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP), Eva Blay, ” a mulher não é vista como um ser humano, e sim, como um objeto a ser usado pelo homem”, nos trás a reflexão da influência desse estigma perante a mulher sob o tráfico de humanos para fins de exploração sexual, que obteve o maior índice de violações registradas pelo Disque 100, em 2018.

Portanto, medidas são necessárias para a degradação dessa problemática. Para isso, é imprescindível o Governo, através do Ministério da Justiça, estabeleçam medidas de maior fiscalização e leis mais rígidas para o tráfico humano, afim conter os traficantes. Além disso, o Governo deve gerar campanhas informativas através dos meios de comunicação sobre sinais de alerta do tráfico de pessoas e meios de denúncia, para que a população saiba identificar o ocorrido e relatar a polícia. Assim, esperasse que o combate ao tráfico de seres humanos seja mais eficaz e casos como o de Morena, fiquem restritos as telas da televisão.

se possível, após as considerações, deixem nota
obrigada! ;)

Compartilhar

2 Correções

  1. oii,boa noite, gostei muito do seu texto!!!
    Porém tive a impressão que a introdução e desenvolvimentos ficaram um curtos demais .Na introdução tem mais contextualização do que realmente a tese e seus argumentos.Os desenvolvimentos ficaram bons ,as informações colocadas na segunda encaixaram muito bem ,mas a da primeira ficaram incompletas é necessário “desenvolver mais”.A conclusão muito bem feita incluiu ação,agente,meio,objetivo e detalhamento bem certinho.De maneiral geral o seus texto ficou muito bom,se eu fosse em voce investiria em melhoras as estratégias de coesão.Lembrando que eu também sou imperfeita e espero de coração ter te ajudado.
    nota:780

    • 1
  2. Oi, tudo bem? Espero poder te ajudar, mas fique ciente que posso cometer erros também.
    Gostei muito da sua introdução e conclusão, porém achei que os parágrafos de desenvolvimento ficaram incompletos; poderia ter sido acrescentado mais alguma coisa (citação, dados estatísticos…) no segundo parágrafo, por exemplo.
    Sendo assim:
    C1: 160// Há alguns desvios gramaticais. “Esperasse” acho que seria “espera-se”, faltou acento em palavras como “vítima”, creio que na primeira fase do 2° parágrafo não tem a necessidade do “que”.
    C2: 160// Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Acho que faltou apenas consistência na forma de argumentar.
    C3: 180// Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    C4: 180// Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    C5: 200// Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    NOTA: 840-880.
    Obs.: A nota ‘180’ não é utilizada pelo INEP para avaliação, até onde eu sei, mas achei que seria justo usar nesse caso.

    É isso, espero ter ajudado. :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.