Na animação “Rio”, dirigida por Carlos Saldanha, é representado a vida de uma arara azul, chamada Blue, que, sofrendo risco de extinção, descobre a existência de uma segunda arara e juntos, podem salvar a espécie. Todavia, as araras ficam a mercê de contrabandistas e vivenciam a crueldade do tráfico de animais silvestres. Fora da ficção, a realidade não se distingue do filme, tendo a soberba humana como motivo e a crueldade e extinção dos animais como consequência.
Em primeira análise, é evidente que o Brasil possui uma vasta biodiversidade. Conquanto, essa biodiversidade não é prezada, pois, segundo dados do RENCTAS(Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), todo ano 38 milhões de espécimes são retiradas da natureza local. Fato este, que ocorre devido a vaidade humana e busca por ostentação. Ademais, grande parte da demandada de animais contrabandeados é direcionada a colecionadores, alheios a violência sofrida por esses bichos. Sendo a busca principalmente por animais raros um capricho, acarretando o detrimento do bem-estar de toda a espécie.
Outrossim, é válido salientar que segundo o ICMBio(Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a grande maioria dos animais contrabandeados morrem de traumas psicológicos ou ferimentos físicos durante o transporte. Dessa maneira, esses bichos vivem no constante ciclo de morte, pois após sua captura apenas um décimo sobrevive, e os sobreviventes, por vezes, não se adéquam a vida doméstica. Em suma, a retirada das espécies do habitat natural pode afetar todo o equilíbrio do planeta gerando a perda da biodiversidade tão rica do Brasil.
Sob esse viés, é inegável que a necessidade de exibição do homem causam consequências graves à fauna brasileira. Desse modo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente fiscalizar de forma mais ampla e eficaz as rodovias federais, já que essas são as principais rotas de tráfico, para assim, evitar que os bichos não sejam transportados de forma ilegal. Além disso, a efetivação da Lei de Proteção à Fauna de n° 5197, de 2017, que condena a criação silvestre em cativeiros ou criadouros, pelo Poder Executivo, auxiliaria para que casos como o das araras do filme Rio, não voltem a acontecer .
NatallyIniciante
O tráfico de animais silvestres no Brasil
Compartilhar
Avicii
Olá!!!
A contextualizaçã utilizada ficou muito interessante. Entretanto, você não colocou/ deixou evidente aspectos fundamentais do parágrafo introdutório: tese com dois núcleos (apresentação dos seus argumentos que irão ser discutidos a posteriori) e a relação com o tema ficou sucinta. Ademais, o último período ficou confuso, devio à ausência de pontuação ou adição de algum conector sem ser o “e”.
O desenvolvimento 1 e 2 faltou deixar o tópico frasal evidente.
Tem que melhorar as relações entre os períodos.
Estude o uso da crase e de conectivos.
Sugiro que você escolha a forma de argumentação através de duas causas, é bem vista pelos corretores.
A conclusão ficou interessante, mas não colocou todas as características necessárias: Agente, ação, meio e finalidade, juntamente ao detalhamento, atente-se a isso, blz!?
Erros ortográficos expressivos, “motivo e a cueldade e extinção” (incoerente e sem pontuação), “devido a” (faltou crase), “habitat natural” (pleonasmo), “forma mais” (cacafonia), “arara azul” (escrito de forma errada- veja o acordo ortográfico para termos zoológicos).
Enfim, espero que tenha te ajudado. Continue estudando, está no caminho certo! Abraço!!!
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 160
dizz_bruna
Olá,sou uma estudante como você e vou colocar em tópicos o que notei ao longo do seu texto.
.Desvio de pontuação(vírgula).
.Alguns errinhos de gramática.
.Evite repetir palavras, use sinônimos.
.Desvios de conectivos.
.Amei a alusão feita ao filme Rio.
.Os argumentos foram bons.
.A proposta de intervenção está excelente.
.Senti falta de uma tese com pelo menos dois problemas que estimulam a ocorrência da situação na introdução.
Eu gostei muito da redação,muito bem estruturada e organizada. O texto está bem escrito e cíclico,o que é muito bom.Não pare de escrever,você está no caminho certo!😊
Marco-Antonio-Loureiro
Olá, tudo bem? Vou comentar a sua redação ao longo dela, que está abaixo, okay? No final haverá as competências e um comentário final.
Na animação “Rio”, dirigida por Carlos Saldanha, é representado a vida de uma arara azul, chamada Blue, que, sofrendo risco de extinção, descobre a existência de uma segunda arara e ( – faltou uma vírgula aqui, pois a expressão “juntos” está deslocada – ) juntos, podem salvar a espécie. Todavia, as araras ficam a mercê de contrabandistas e vivenciam a crueldade do tráfico de animais silvestres. Fora da ficção, a realidade não se distingue do filme, tendo a soberba humana como motivo e a crueldade e extinção dos animais como consequência.
Em primeira análise, é evidente que o Brasil possui uma vasta biodiversidade. Conquanto, essa biodiversidade ( – evite a repetição do mesmo termo na redação, principalmente no mesmo período – ) não é prezada, pois, segundo dados do RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), todo ano 38 milhões de espécimes são retiradas da natureza local. Fato este, que ( – ao meu ver, poderia retirar a expressão “, que” – ) ocorre devido a vaidade humana e busca por ostentação. Ademais, grande parte da demandada de animais contrabandeados é direcionada a colecionadores, alheios a violência sofrida por esses bichos. Sendo a busca principalmente por animais raros um capricho, acarretando o detrimento do bem-estar de toda a espécie.
Outrossim, é válido salientar que ( – faltou uma pontuação – ) segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a grande maioria dos animais contrabandeados morrem de traumas psicológicos ou ferimentos físicos durante o transporte. Dessa maneira, esses bichos vivem no constante ciclo de morte, pois após sua captura apenas um décimo sobrevive, e os sobreviventes, por vezes, não se adéquam a vida doméstica. Em suma, a retirada das espécies do habitat natural pode afetar todo o equilíbrio do planeta ( – faltou uma vírgula aqui, sempre use antes de orações reduzidas de gerúndio – ) gerando a perda da biodiversidade tão rica do Brasil.
Sob esse viés, é inegável que a necessidade de exibição do homem causam consequências graves à fauna brasileira. Desse modo, cabe ao Ministério do Meio Ambiente fiscalizar de forma mais ampla e eficaz as rodovias federais, já que essas são as principais rotas de tráfico, para assim, evitar que os bichos não sejam transportados de forma ilegal. Além disso, a efetivação da Lei de Proteção à Fauna de n° 5197, de 2017, que condena a criação silvestre em cativeiros ou criadouros, pelo Poder Executivo, auxiliaria para que casos como o das araras do filme Rio, não voltem a acontecer .
COMPETÊNCIAS
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 160/200
-Possui um conhecimento muito bom da norma culta, porém cometeu algumas inadequações de pontuação.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200/200
-Desenvolve o tema corretamente, apresenta um repertório e não foge do tema, demonstrando que possui conhecimento do gênero dissertativo-argumentativo
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200/200
-O texto segue o modelo do gênero dissertativo-argumentativo, apresenta dados e não errou na estrutura.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200/200
-Utilizou corretamento todos os elementos coesivos, além de sempre ter colocado após um período finalizado, tornando-se a redação bastante coesa.
5. Respeito aos direitos humanos – 200/200
-Apresenta uma intervenção válida, consistente, demostrou quem deve fazer a ação, como, o porquê e para que se deve realizar tal intervenção, além de estar bastante relacionada com o desenvolvimento do tema.
Nota: 960/1000
Parabéns! Você redige muito bem! Apenas atente-se à pontuação, da uma revisada nela e releia bem a correção, fora isso sua redação seria nota MIL, está quase lá!
OBS: Sou estudante como você, a minha correção NÃO É PROFISSIONAL, portanto pode haver equívocos, qualquer erro correlação a ela, comente abaixo.