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O tráfico de animais exóticos no Brasil

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No filme “Tainá, uma aventura na Amazônia” retrata-se a história de uma jovem que defende a floresta de caçadores, os quais almejam o lucro. De maneira idêntica, fora da ficção, existem, nos tempos hodiernos, contrabandistas que tiram animais de seus ambientes naturais e os comercializam em outros lugares, sendo, assim, denominados de “exóticos”. Sob esse viés, é importante compreender o modo pelo qual o silenciamento e a irracionalidade têm contribuído para a continuidade desse problema.

Em primeiro lugar, é imprescindível discorrer sobre o papel da falta de debate para que o impasse do contrabando supracitado se perpetue, A esse respeito, o filósofo alemão Jurgen Habermas afirma que a comunicação é um modo de agir, fato que é notório na contemporaneidade, devido ao sistema democrático e a influência política da opinião da maioria. No entanto, poucas pessoas falam a respeito da conjuntura do comércio ilegal de seres exóticos, uma vez que, em geral, a população desconhece as consequências desse problema. Por isso, vale ressaltar que dentre essas estão o risco à vida humana – posto que alguns animais, como a cobra, são peçonhentos – e o prejuízo à saúde dos bichos contrabandeados, dado que, diversas vezes, são transportados sob condições precárias.

Ademais, o uso indevido da razão é um fator que sustenta a problemática, pois impede que as pessoas notem a gravidade do impasse. Nesse contexto, o filósofo polonês Zygmund Bauman afirma que a sociedade contemporânea tende a ser imediatista, preferindo a busca de um prazer momentâneo do que aquilo que é mais razoável. Por outro lado, a negligência de alguns indivíduos para com a racionalidade gera efeitos negativos, no caso do tráfico de animais exóticos, muitos cidadãos são levados pela beleza e novidade de consumir produtos advindos desse comércio ilegal, em detrimento das consequências calamitosas que ele gera. Nesse sentido, essa tendência à busca do prazer imediato ocorre devido à cultura, a qual se vê prejudicada pela desvalorização da razão, o que deve ser transformado.

Depreende-se, portanto, que cabe ao Ministério da Educação – órgão responsável pela educação pública no Brasil – a proposição de uma matéria extracurricular voltada à Ecologia, no sentido de demonstrar os prejuízos que o tráfico de animais ocasiona. Nesse ínterim, essa ação será realizada por meio da solicitação de verbas  governamentais, as quais serão direcionadas à contratação dos professores responsáveis pela nova matéria, com a finalidade de conscientizar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, estimulando-os ao debate sobre o impasse.

 

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3 Correções

  1. No filme “Tainá, uma aventura na Amazônia” retrata-se a história de uma jovem que defende a floresta de caçadores, os quais almejam o lucro. De maneira idêntica, fora da ficção, existem, nos tempos hodiernos, contrabandistas que tiram animais de seus ambientes naturais e os comercializam em outros lugares, sendo, assim, denominados de “exóticos”. Sob esse viés, é importante compreender o modo pelo qual o silenciamento e a irracionalidade têm contribuído para a continuidade desse problema.

    *não encontrei erros, boa contextualização, mostrou bem sua tese e oq irá argumentar nos próximos parágrafos.

    Em primeiro lugar, é imprescindível discorrer sobre o papel da falta de debate para que o impasse do contrabando supracitado se perpetue, (1)A esse respeito, o filósofo alemão Jurgen Habermas afirma que a comunicação é um modo de agir, fato que é notório na contemporaneidade, devido ao sistema democrático e a influência política da opinião da maioria. No entanto, poucas pessoas falam a respeito da conjuntura do comércio ilegal de seres exóticos, uma vez que, em geral, a população desconhece as consequências desse problema. Por isso, vale ressaltar que dentre essas estão o risco à vida humana – posto que alguns animais, como a cobra, são peçonhentos – e o prejuízo à saúde dos bichos contrabandeados, dado que, diversas vezes, são transportados sob condições precárias.

    1- ponto final e não vírgula.

    Ademais, o uso indevido da razão é um fator que sustenta a problemática, pois impede que as pessoas notem a gravidade do impasse. Nesse contexto, o filósofo polonês Zygmund Bauman afirma que a sociedade contemporânea tende a ser imediatista, preferindo a busca de um prazer momentâneo do que aquilo que é mais razoável. Por outro lado, a negligência de alguns indivíduos para com a racionalidade gera efeitos negativos, no caso do tráfico de animais exóticos, muitos cidadãos são levados pela beleza e novidade de consumir produtos advindos desse comércio ilegal, em detrimento das consequências calamitosas que ele gera. Nesse sentido, essa tendência à busca do prazer imediato ocorre devido à cultura(1), a qual se vê prejudicada pela desvalorização da razão, o que deve ser transformado.

    1- devido a q cultura? ficou confuso.

    Depreende-se, portanto, que cabe ao Ministério da Educação(agente) – órgão responsável pela educação pública no Brasil(detalhamento) – a proposição de uma matéria extracurricular voltada à Ecologia(ação), no sentido de demonstrar os prejuízos que o tráfico de animais ocasiona. Nesse ínterim, essa ação será realizada por meio(meio) da solicitação de verbas governamentais, as quais serão direcionadas à contratação dos professores responsáveis pela nova matéria, com a finalidade de conscientizar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, estimulando-os ao debate sobre o impasse(finalidade).

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 160

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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  3. Excelente texto! Apenas achei as citações e autores muito desconexos com o tema, parecem que foram colocados para mostrar um conhecimento maior do autor, porém não acrescentam informações relevantes ao tema proposto. Acho que os pontos poderiam ter sido mais explorados. Mas o texto e a gramática em si são muito bons.

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