Mestre

O trabalho no Brasil atual: entre a dignidade e a humilhação

  • 0

Dia primeiro de maio, data que celebra o dia do trabalhador, serviu como símbolo o qual afirmou uma das políticas do regime Vargas, entre elas, a conquista dos direitos trabalhistas em um país que permeou a escravidão por mais de 300 anos. No entanto, esse privilégio, apesar de uma vitória, não conseguiu romper com os laços de um passado escravista, visto que ainda perpetuam situações humilhantes de pessoas em empregos indignos. Nesse sentido, compreende-se que esse infortúnio cenário advém de questões sociais e políticas. 

Em primeiro plano, convém ressaltar que, no Brasil, disparidade social é um grande entrave no que diz respeito ao trabalho. Em conformidade a isso, na zona rural de São José dos Campos, interior de São Paulo, a Polícia Federal resgatou um homem em situação análoga à escravidão. Ele vivia em uma casa com teto de lona, ambiente insalubre e uma jornada exaustiva de 15 horas diárias. A par disso, é observável que eventos como esse são mais recorrentes em áreas rurais, as quais carecem de fiscalização além do baixo valor socialmente agregado ao trabalhador rural. Logo, é de extrema necessidade alterar esse infausto contexto. 

Outrossim, vale destacar a importância do papel de políticas públicas como determinantes no exercício do trabalho. Nesse aspecto, a legislação brasileira assegura, através da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho -, um variado regulamento de direito dos trabalhadores, tais como o descanso semanal remunerado, vale-transporte, 13º salário, etc. Todavia, a realidade, porém, está muito distante da lei idealizada, pois uma parcela significativa da população deixa de gozar dos direitos supracitados, o que resulta no ferimento da dignidade dessas pessoas. Consoante ao filósofo jurista John Rawls, o Estado, por intermédio da Justiça, deve garantir, de modo equitativo, o acesso a esses direitos. Contudo, na realidade perpetuam injustiças nesse infeliz panorama. 

Destarte, ações devem ser realizadas com o fito de mitigar impasses trabalhistas. Portanto, urge que o Estado, na figura do Ministério da Justiça, elabore um plano de monitoramento e investigação das mais variadas formas de trabalhos existentes, por meio de investimentos com a utilização de novas tecnologias que possibilitem o mapeamento e a localização de pessoas em exercício deplorável de trabalho, tal como a ação de drones para assistência policial, a fim de punir os agressores e dar assistência às vítimas. Desse modo, resolver-se-á o problema e entrará em vigor um país mais justo. 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Mateus!
    Texto muito bem escrito, bons repertórios e recursos coesivos. Ademais, Texto linear, dentro da estrutura dissertativa-argumentativa e com indícios de autoria.
    • Introdução
    – Contextualização muito interessante e singular. Apresentou um bora articulação e problematização, parabéns. Entretanto, os núcleos argumentativos podem ser melhorados (não ficaram ruins, mas podem ser aprimorados).
    – O termo “visto que” pode ser um entrave para sua escrita, pois pode atrapalhar e gerar confusão. Esse termo remete a algo dito anteriormente, e a partir dele você quis relembrar a ideia. Cuidado.
    • Desenvolvimento
    – “Brasil, disparidade social” cabe um artigo.
    – Apresentou tópico frasal, muito bem!
    – “Eventos como esse” concordância.
    – No desenvolvimento 1, o quarto período ficou confuso. Use pontuação quando mudar as ideias.
    – “Vale transporte” possui hífen.
    – Bons uso de conectores.
    – Só não gostei do uso de vários períodos (É minha opinião, não uma verdade).
    • Conclusão
    – Entendeu a estrutura e aplicou corretamente.
    – Sugiro que detalhe mais um pouco. Tente adicionar uma frase fora das características imprescindíveis: agente, ação, meio e finalidade.
    Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Não desista de seu objetivo, está no caminho certo. Seja resiliente! Abraço!!!
    Na minha perspectiva sua nota por competência:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Não interprete minhas observações como uma verdade inquestionável.
    Caso queira trocar correções mande mensagem! Valeuuu

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.