Doutor

O trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental

  • 0

No futuro, estima-se que com a implementação da inteligência artificia ao mercado de trabalho, o ser humano irá trabalha somente 4 horas por dia, fomentando maior conforto e saúde mental para os trabalhadores. Entretanto,hodiernamente, tais ferramentas ainda não foram implementadas, além da carga horária massante de inúmeras funções laborais. Nesse contexto, a saúde mental de inúmeros trabalhadores é prejudicada, fomentando o desenvolvimento de transtornos e problemas psicológicos.

Em primeira instância, é cabível analisar quer existe uma relação concomitante entre jornadas de trabalhos mais árduas e desgastante com a qualidade da saúde mental dos trabalhadores. Nesse sentido, funcionários das áreas da saúde e funções policias – principalmente – estão entre as áreas mais afetadas, cujo os trabalhadores são amplamente prejudicados pelo stress do ambiente, carga horária de trabalho e obrigações sociais. Como exemplos disso, em um vídeo policial americano, um policial entrou em surto e choro, após desferir um tiro contra um suspeito alcoolizado,  o qual pareceu estar sacando uma arma, e colocando a vida do policial em risco(situação de stress).

Ademais, é importante pontuar que na contemporaneidade o desenvolvimento das doenças mentais estão entre uma das graves consequências desenvolvidas pelo trabalho. Por essa ótica, a globalização induz diretamente sobre tal perspectiva, haja vista as mudanças logísticas as quais essa revolução desencadeou no mercado de trabalho, ”obrigando” trabalhadores e prestadores de serviço a ditar ritmos de produção cada vez mais desgastantes, competitivos e desumanos. Fato é que, esse ritmo, quando acelerado e prologando desencadeiam stress, o qual podem  gerar desgaste emocional, físico e até transtornos psicológicos, como a famosa síndrome de burnout.

Portanto, diante dos supracitados, são necessárias medidas para mitigar a problemática. Para tanto, é necessário haver maior conhecimento por parte dos trabalhadores a cerca dos processos de desgaste psicológico, bem como indicação da terapia e psicanálise como formas terapêuticas de preservação da saúde mental. Dessa forma, o Estado deve, por meio de projetos de leis, inserir na carga horária de trabalho, palestras feitas por psicólogos e médicos para transmissão de conhecimento, como também oferecer consultas terapêuticas com descontos para trabalhadores e empregados. Assim, será possível preservar a saúde mental enquanto o futuro não chega.

.

Compartilhar

5 Correções

  1. Ótima redação, parabéns!
    Recomendo que, para complementar sua redação, utilize mais referências e dados relacionados as informações apresentadas no desenvolvimento, pois irá dar um tom mais embasado tanto as informações, quanto as ideias formadas a partir delas.
    Sua intervenção pode apresentar mais órgãos que tenham a capacidade de atuar em meio a devida situação que a proposta irá pedir.
    Também é muito importante evitar a repetição, passando a trocar as palavras por sinônimos variados e, obviamente, sem perder a coerência.
    Sua redação está bem feita, apresentando as idéias com bastante clareza e coesão.

    • 0
  2. Que texto bem escrito, parabéns!! Mas fique atento as repetições e alguns errinhos ( acredito que tenha sido na hora da digitação), mas tirando isso está perfeito.
    Cuidado também com informações avulsas, sem explicações. Parabéns pela sua redação, se continuar assim vai estourar no ENEM!!!!

    • 0
  3. Competência 1: (200) português praticamente perfeito
    Competência 2: (200)
    Não fugiu do tema
    Competência 3: (160)
    As ideias ficaram um pouco avulsas
    Competência 4: (160)
    Os conectivos foram bem empregados, porém o repertório na minha opinião deixou a desejar
    Competência 5: (160) A conclusão poderia ser mais direta.
    =880

    • 0
  4. Na minha opinião valia uns 800 pontos também uma redação muito boa me parece falar sobre o problema e apresentar uma solução. É sempre bom revisar mais de uma vez trocar algumas palavras por sinônimos como “médico” por agentes de saúde evite repetir as palavras e se souber alguma fonte será uma boa dica colocar mais

    • 0
  5. Essa correção foi editada.

    Olá! Um texto muito bom com uma estrutura perfeita, porém, revise bem as palavras colocadas, a fim de não perder pontos na 1ª competência por falta de atenção. Use sinônimos para as palavras, tipo, “policial”, que você utilizou 3 vezes em um mesmo parágrafo, evite isso! Também coloque as fontes que você tirou as ideias, ok?
    Uma dica para seu parágrafo de argumentação é problematizar mais, tipo, explique mais um pouquinho e tente me convencer 100% de que apenas VOCÊ está certo. Escreva para refutar, ok?
    No segundo parágrafo de desenvolvimento, a mesma fica: Entre um pouco mais em detalhe para refutar as ideias opostas às suas!
    Por fim, na conclusão, QUAL PATRÃO VAI QUERER GASTAR COM O BEM ESTAR DO SEU FUNCIONÁRIO? Então, tava compromisso tudo no governo ! kkkkkkkkkk. Complete com a ideia de que o poder legislativo deve criar leis para a inclusão de palestras dentro das fábricas, ou equivalentes, sobre o conceito entre saúde e bem estar x trabalho. Sei lá, só tava tudo nas costas do governo kkkkkkk
    Espero ter ajudado! Se fosse para dar uma nota, seria 860

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.