O TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SAÚDE MENTAL

  • 2

Para Karl Marx o objetivo do trabalho seria para a subsistência humana, contudo apesar das múltiplas vitórias em prol dos direitos trabalhistas, atualmente o trabalho vem sendo degradante para a saúde mental das pessoas. Segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas psíquicos como transtornos mentais podem atingir até 40% dos trabalhadores, com isso, é necessário urgentemente uma abordagem da problemática no intuito de minimizá-la.

Em primeira análise, dentre as principais causas dos problemas psíquicos derivados das “exaustivas” rotinas trabalhistas estão: as mudanças provocadas pela globalização, bem como às inovações tecnológicas que por conseguinte agravam a competitividade e a pressão por parte das empresas sobre o trabalhador. Um fato que acaba sendo sufocante, gerando; ansiedade, fadiga, estresse, depressão e até mesmo podendo levar ao suicídio.

Em segunda análise, principalmente nos grandes centros urbanos, o dia-a-dia dos trabalhadores é desgastante, não somente em relação à carga horária, mais também devido o longo e demorado percurso de casa até o trabalho. De acordo com uma pesquisa da TV Globo de 2015, “brasileiros gastam em média 1 hora e 20 minutos por dia em transportes públicos”. Desta forma, com menos tempo para a família e para si, acaba sendo prejudicial ao psicológico humano.

Portanto, na tentativa de conter essa escalada negativa, é necessário que a (OMS) estimule a órgãos como o Ministério da Saúde no Brasil a promover rodas de conversas em empresas, prédios públicos, disponibilize mais psiquiatras para esses fins, visando a redução desses problemas e, com isso o trabalho será de fato para a “subsistência” como dantes disse Karl Marx.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, parabéns, o tema foi entendido e seus argumentos foram suficientemente bons, porém é possível encontrar alguns desvios gramaticais durante o seu texto (“as mudanças provocadas pela globalização, bem como às inovações tecnológicas que por conseguinte agravam a competitividade…”, aqui você deveria por vírgulas entre a expressão “por conseguinte”, assim “… que, por conseguinte, agravam…”. Ainda houve erro gramatical no terceiro parágrafo, uso indevido do “mas”, onde você trocou por “mais”, que indica adição, não adversidade. “Dia-a-dia” na verdade é grafado sem hífen, “dia a dia”. Esses são só alguns exemplos, mas há outros). O seu texto também, entre os dois primeiros parágrafos, ficou bem cansativo, graças a repetição das palavras. Os argumentos tabém precisam de mais consistência, visto que foram empregados muitos exemplos e poucas explicações, ou seja, sua tese não foi bem desenvolvida, estando um pouco subentendida. Revisando esses conceitos, você poderá tirar uma nota a partir de 860 na sua redação.
    Competências do ENEM:
    Competência 1: 80 pontos
    Competência 2: 120 pontos
    Competência 3: 120 pontos
    Competência 4: 120 pontos
    Competência 5: 40 pontos
    Nota geral: 480

    • 1
  2. Então como não sei corrigir redação e o site pra poder enviar necessitar corrigir,estou comentando esse comentario,mas boa sorte e que evolua cada vez mais e que esse ano seja o seu ano,desculpa ai pelo o comentario inutil kkkk
    BOA SORTE

    • 0
  3. Olá , está de parabéns pois foi uma das melhores redações que li até agora !
    fez o leitor refletir sobre o assunto soube argumentar bem e isso é algo ótimo !
    mas devo ressaltar na atenção de palavras repetidas no texto tais como : dos , das, para entre outas .. tome muito cuidado pois isso pode fazer com que perca pontos !
    dica : quando fizer sua redação circule as palavras que você encontrar repetidas , e tente trocar por sinônimos ou fazer uma mudança isso irá ajudar muito!
    você está no caminho certo e sei que irá conseguir , pois vi a sua capacidade ao ler ! boa sorte !!
    nota 800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.