O trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental

  • 0

O mundo do trabalho é, sem dúvida, um dos setores mais afetados pelas mudanças tecnológicas e industriais do mundo contemporâneo. No setor privado exige-se mão de obra qualificada e capital intelectual, visando à lucratividade e crescimento frente aos concorrentes; no setor público preocupa-se também com a qualidade do trabalho oferecido e visa-se a efetividade dos resultados.  Contudo, pouco se olha para o lado subjetivo do trabalhador, o que faz do trabalho um dos principais colaboradores para o desenvolvimento de transtornos mentais, que atualmente custam milhões aos cofres públicos, podendo até mesmo levar ao suicídio. Dentre os fatores que contribuem para esse senário, estão: as excessivas jornadas de trabalhos desempenhadas por muitas profissões e a robotização do trabalho.

Primeiramente, vale citar o quão desgastante é a jornada de trabalho de muitas profissões, muitas vezes, não por obrigação, mas por necessidade, caso dos professores que para ter uma condição financeira razoável precisam trabalhar em dois ou três turnos, privando-se do convívio familiar e de momentos de lazer. A consequência é o estresse, a ansiedade e até mesmo a depressão. Daí a necessidade, tanto por parte do profissional quanto do Estado, de atenção a essas classes de trabalhadores que se submetem ao esgotamento físico e mental.

Posteriormente, é nítida a prevalência de uma visão robotizada do empregado ainda nos tempos hodiernos, ou seja, o trabalhador é visto apenas como mão de obra pelo empregador, que ainda são, em sua maioria, autoritários. São poucas as empresas que cuidam da saúde mental do funcionário no ambiente de trabalho, através de interpelações saudáveis e ferramentas motivacionais para combater o estresse.

A partir do que foi pressuposto, faz-se necessário ao trabalhador, seja no setor público ou privado, o acesso tanto a salários compatíveis com o grau de competência exigido – caso dos professores – quanto à assistência à saúde mental no ambiente laboral, isso pode ser realizado através da edição de normas legislativas eficazes na sua aplicabilidade; além disso, programas preventivos devem ser realizados pelas organizações, principalmente voltados para as relações interpessoais saudáveis no trabalho. Por outro lado, o próprio trabalhador deve compreender seus limites para prevenir tais incidências.

Compartilhar

3 Correções

  1. Creio que voce sobe abordar o tema bem, citando os principais problemas e tudo mais. Porém percebi erros fortes quanto a estrutura do texto.
    A introdução ficou muito longa, tente fazer ela em três pedaços:
    Contextualização, trazer uma referencia, uma noticia, um filme, que caiba mais ou menos no tema, caberia Um dia de fúria, The office, qualquer coisa com trabalho.
    Apresentação do problema, se voce escrever exatamente o que ta em negrito como tema ja conta.
    Tese: sua opinião, tente formular ela como argumento 1( que voce ira desenvolver) e argumento 2 (mesma coisa).
    A argumentação ta ok, e quanto a conclusão se for aos moldes do enem está com probleminhas, se não apenas alguns problemas pontuais.
    Pequenos problemas de gramática como já foram citados, mas nada que não possa ser resolvido.
    Daria 400-500 se for ao ENEM, por conta da conclusão faltar agente, como, o quê, a finalidade e o detalhamento, a estrutura tambem, os erros de portugues e a falta de uma citação.
    Veja um ou outro video no youtube que seus problemas podem ser resolvidos facilmente, leia a cartilha de redação do enem tambe, lá tem as redaç~eos nota 1000, ve como são e tenta fazer naquele molde.

    • 0
  2. Gostei muito da sua argumentação, porém as repetições foram mesmo um problema(use sinônimos) e na proposta de intervenção sugiro que deixe bem claro “Quem” irá fazer, isso conta muito na sua nota! Enfim boa sorte, que você irá conseguir! Minha nota seria 740

    • 0
  3. Essa correção foi editada.

    Gostei bastante da sua redação, soube argumentar bem sobre o caso e isso se torna um ponto a + !
    porém deve tomar cuidado com as vírgulas!
    cuidar repetições de palavras ! (isso faz com que perca pontos ) e há bastante repetições em seus textos ! como as palavras : que , de , no , do
    umas ate repetidas mais de três vezes!
    use sinônimos !
    dica: termine a redação e circule as palavras repetidas ou frases que ficaram estranhas refaça e mude !
    boa sorte você tem muito potencial , e sei que irá conseguir a nota máxima !
    daria a nota 600

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.