Na Grécia Antiga, o trabalho era visto como algo indigno, que não pertencia ao cidadão e, por isso, eram considerados cidadãos os homens livres e proprietários de terra. Infelizmente, no Brasil, os empregos braçais ainda não são muito valorizados. Isso se deve à negligência governamental, que resulta na desvalorização e nos baixos salários destes trabalhos.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o negligenciamento do governo é um problema. Nesse sentido, cabe mencionar o valor do salário mínimo contido na CLT(Consolidação das Leis de Trabalho) que é acerca de mil reais, que é um valor insuficiente para as despesas básicas da casa. Dessa forma, observa-se que o custo de vida alto do país gera incoerência com tal pagamento mínimo, o qual resulta nas situações de pobreza que muitos indivíduos vivem no Brasil.
Consequentemente, é gerada a desvalorização e os baixos salários atuais cujos indivíduos devem utilizar para sobreviverem. Na série “Reunião de Família”, é retratado o sonho de Jade em uma cidade imaginária na qual vivem apenas adultos, os quais trabalham arduamente em benefício da classe alta e sem um bom retorno. Logo, é possível inferir que os empregos manuais são utilizados para beneficiar a classe alta assim como na escravidão, visto que os escravos ajudavam seus senhores e não recebiam um retorno digno, gerando assim a desvalorização atual.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério do Trabalho, deve aumentar o valor do salário mínimo para mitigar a desvalorização dos trabalhos manuais, por meio de um projeto de lei entregue á Câmara dos Deputados, o qual constará que na CLT, o salário mínimo deve ser suficiente para uma sobrevivência que atenda os direitos da Constituição Cidadã como: saneamento básico, moradia, saúde, entre outros. A fim de uma construção de dignidade humana independentemente do trabalho exercido.
De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!
cartola682
Na Grécia Antiga, o trabalho era visto como algo indigno, que não pertencia ao cidadão e, por isso, eram considerados cidadãos os homens livres e proprietários de terra. Infelizmente, no Brasil, os empregos braçais ainda não são muito(7) valorizados. Isso se deve à negligência governamental, que resulta na desvalorização e nos baixos salários destes trabalhos.(8)
7 – Recomendo trocar ‘muito’ por ‘devidamente’.
8 – Tese: causa – negligência governamental; Consequência: desvalorização e baixo salário dos trabalhos braçais;
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o negligenciamento(1) do governo é um problema. Nesse sentido, cabe mencionar o valor do salário mínimo contido na CLT(Consolidação das Leis de Trabalho)(3) que é acerca de mil reais, que é um valor insuficiente para as despesas básicas da casa. Dessa forma, observa-se que(2) o custo de vida alto do país gera incoerência com tal pagamento mínimo, o qual resulta nas situações de pobreza que muitos indivíduos vivem no Brasil.(9)
1 – Essa palavra está inadequada. Trocar por: descaso do governo.
2 – evitar repetição da palavra ‘que’ excessiva.
3 – aqui era pra ter vírgula
9 – Faltou desenvolver mais. Você poderia ter explicado o que é o salário mínimo, por exemplo. Também faltou relacionar mais com o ‘trabalho braçal’, que você falou na introdução, tipo, todas as pessoas que estão no trabalho braçal, obrigatoriamente, recebem o salário mínimo? Por que o fato de o Governo aumentar o salário mínimo vai auxiliar essas pessoas? Por que o Governo não aumenta o salário mínimo, já que seria benéfico para essas pessoas?
Consequentemente, é gerada a desvalorização e os baixos salários atuais cujos indivíduos devem utilizar para sobreviverem. Na série “Reunião de Família”, é retratado o sonho de Jade em uma cidade imaginária(4) na qual vivem apenas adultos, os quais trabalham arduamente em benefício da (5)classe alta(4) e sem um bom retorno(5). Logo, é possível inferir que os empregos manuais são utilizados para beneficiar a (5)classe alta(4) assim como na escravidão, visto que os escravos ajudavam seus senhores e não recebiam um retorno(5) digno, gerando assim a desvalorização atual.(10)
4 – precisa de vírgula, pois a frase posterior é explicativa.
5 – evitar repetir palavras iguais no mesmo parágrafo, principalmente próximas.
10 – Você precisa relacionar o repertório à realidade. Tipo, não é porque numa série ocorre algo que na realidade também vai acontecer, então precisa haver um ‘Fora da ficção, no contexto hodierno, ocorre exploração semelhante…”. E de que forma que os escravos podem ter gerado a desvalorização atual? Entende? Não tem uma relação direta, a escravidão ocorreu há 1 século, então isso não pode gerar a desvalorização do trabalho até hoje, a não ser que você explique bem como chegou a essa conclusão.
Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Cidadania, (agente)em parceria com o Ministério do Trabalho, deve(ação) aumentar o valor do salário mínimo para mitigar(finalidade) a desvalorização dos trabalhos manuais, por (meio)meio de um projeto de lei entregue á Câmara dos Deputados, o qual constará que (6)na CLT, o salário mínimo deve ser suficiente para uma sobrevivência(detalhamento) que atenda os direitos da Constituição Cidadã(6) como: saneamento básico, moradia, saúde, entre outros. A fim de uma construção de dignidade humana independentemente do trabalho exercido.
6 – precisa de vírgula.
HenriqueBotelho
Olá Ângelo,
a respeito de sua redação, gostaria de pontuar alguns detalhes para aprimorar que possam te ajudar. Em primeiro lugar, notei que apontou muitos assuntos coerentes com o tema e que, talvez, se colocados de uma forma mais ordenada, tornem sua redação melhor. Por exemplo: no primeiro parágrafo, a explicação a respeito de um ponto comentado, em “Isso se deve à negligência governamental(…)”, poderia ficar melhor arranjada nos próximos parágrafos, fazendo parte do desenvolvimento. Assim, você dedica o primeiro parágrafo a apenas uma introdução ao seu texto, apresentando ganchos que levam aos pontos que vão ser abordados.
Em segundo lugar, percebi um leve desvio do tema ao abordar mais especificamente a desigualdade salarial em vez da importância do trabalho na construção da dignidade humana. O ponto da desigualdade foi super importante e isso de fato engrandeceu o seu texto, mas ele deve aparecer como uma característica que influencia no assunto do tema, e não como o mais importante.
Em suma, o seu texto apresenta pontos muito relevantes ao tema; falta apenas um pouco mais de coesão, e tentar não se desviar muito do cerne da questão.
Espero ter ajudado.