Iniciante

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana.

  • 0

Promulgada em 1888 pela Princesa Isabel, a Lei Áurea consistia em conceder a liberdade aos escravos no Brasil, e acabar com abuso dos coronéis. No entanto, apesar da criação dessa lei na sociedade atual ainda é visível às praticas de oportunismo. Desse modo, é perceptível que o a falta de informação sobre os direitos trabalhistas e escassez de emprego são os empecilhos na busca da dignidade humana.

Sob esse viés, evidencia-se que os direitos trabalhistas é um fator essencial para construção de uma vida humanizada. A Revolução Industrial inglesa ficou marcada pela conquista dos direitos dos trabalhistas, já que os empregados sofriam com as jornadas trabalhistas com salários baixos e carga horária extenuante. Entretanto, ainda há casos de exploração dessa classe por falta do Estado não garantir uma fiscalização acerca dos privilégios e não promover a disseminação dessas informações. Nesse sentido, verifica-se a inoperância do Governo acerca da falta de conhecimento da população sobre as regalias dos trabalhadores, o que não pode ser tolerado.

Ademais, convém ressaltar a falta de emprego dos cidadãos que está entre os principais empecilhos na procura pela dignidade humana. Segundo dados do IBGE do ano de 2020, mais de 32 milhões de brasileiros estão sem emprego ou algum tipo de renda para se manterem. Seguindo essa linha de pensamento, observa- se a inexistência de oportunidade que é estabelecida pelas empresas em não divulgarem as ofertas de trabalho em locais acessíveis, de modo que toda a população tenha acesso a essas informações. Nessa perspectiva, é inaceitável que essa parcela da população fique desempregada.

Em suma, é essencial tomar medidas para intervenção dessa problemática. Nesse contexto é essencial que o Governo Federal juntamente com empresas, divulguem as informações sobre os direitos trabalhistas e as ofertas de empregos proporcionados pelas companhias, por meio de propagandas televisivas e aplicativos, visto que devem detalhar as principais informações sobre os direitos como também o salário e a função do emprego que está à disposição. Para que assim, seja possível que o trabalho possibilite a construção da dignidade humana.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ótima abordagem sobre a temática. Quando você citou: “seguindo essa linha de pensamento, observa- se a inexistência de oportunidade que é estabelecida pelas empresas em não divulgarem as ofertas de trabalho em locais acessíveis, de modo que toda a população tenha acesso a essas informações. Nessa perspectiva, é inaceitável que essa parcela da população fique desempregada” não explanou a fonte em que ressalta que empresas tem muitas vagas e não as divulga. Sem essa informação sua dissertação pode adentrar no senso comum e o fará ser penalizado.
    Continue praticando!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.