Iniciante

O Trabalho na Construção da Dignidade Humana

  • 0

A Declaração Universal dos Direitos Humanos. De 1948, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se justamente o contrário, quanto o trabalho na construção da dignidade humana. Nesse sentido, o trabalho na construção da dignidade humana tem como causa questões socioculturais e base educacional lacunar.

Em primeira análise, as questões socioculturais mostram-se como um desafio na solução. desse problema. Para Durkheim, o fator social é o pensamento coletivo. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão do trabalho na construção da dignidade humana é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se uma pessoa cresce em um ambiente intolerante, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.

Outrossim, a base educacional lacunar ainda é um grande impasse na resolução dessa problemática. Para Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. De acordo com esse propósito, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange o trabalho na construção da dignidade humana, percebe-se a forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter esse problema, pois não está trazendo a sala de aula conteúdos que ajam na resolução da questão.

Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Sendo assim, é essencial que o Ministério da Educação, em parceria com empresas, promova, para professores das redes pública e privada, cursos sobre como abordar conflitos sociais em sala de aula. Tais cursos devem ser gratuitos e digital, ensinando ferramentas e métodos para que os professores possam discutir questões como o trabalho na construção da dignidade humana, e consigam, assim, propor soluções em conjunto com os alunos. Dessa forma, os cidadãos atuarão ativamente na mudança da realidade brasileira.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem?
    Eu não sou profissional na correção, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.

    Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
    Nota: 200

    Competência 2: Compreensão da proposta de redação.
    Nota: 200

    Competência 3: Seleção e organização das informações.
    Nota: 200

    Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
    Nota: 200

    Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
    Sua conclusão está perfeita! Possui todos os requisitos, os cinco elementos, só poderia especificar quais tipos de empresas para intervir com o ME
    Nota: 180

    Total: 980

    Parabéns! Bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.