Estudante

O trabalho na construção da dignidade humana

  • 0

(Obs: essa redação contém 30 linhas na sua versão manuscrita.)

Na antiguidade romana e grega o trabalho era algo destinado a quem não possuía dignidade, só trabalhava quem era escravo ou quem não tinha tempo para ociosidades. Entretanto, na contemporaneidade, ocorre o contrário; foram criados estereótipos e comportamentos a fim de que o homem não tenha tempo para o ócio, e tais ações levaram a sociedade a conviver com situações alarmantes e retrógradas. Sendo assim, urge a análise e a resolução desses entraves para que o trabalho seja um dos meios de construção, e não de destruição, da dignidade humana.

Em primeira análise, é evidente a conservação e a perpetuaçao de rótulos e padrões obsoletos que relacionam o trabalho a qualidade moral que infunde respeito. Nessa pesperctiva, durante a Primeira República, foi criada uma lei que criminalizava o ato de vadiagem em espaços públicos, assim, aqueles que não trabalhavam eram considerados malfeitores. Sob essa ótica, constata-se que atitudes semelhantes continuaram a ser introduzidas na sociedade, o que moldou o comportamento do cidadão a acreditar que seu valor está relacionado ao seu emprego, e/ou a sua remuneração. Desse modo, com a concepção de que “o trabalho enobrece o homem”, o ter em detrimento do ser é a regra a ser seguida, levando a comportamentos que são o contrário do conceito de dignidade.

Em consequência disso, e atrelado ao desemprego, muitos são obrigados a aceitar empregos duvidosos para conseguir seu sustento e não serem menosprezados pela sociedade. Nesse sentido, explora-se a minoria e o desespero do indivíduo sem meios de subsistência própria, que ludibriados com promessas de melhores condições de vida, sujeitam-se a trabalhos degradantes e, até mesmo, análogos à condição de escravidão. Desse modo, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 40 milhões de pessoas foram submetidas a algum processo de escravização moderna, somente em 2016. Dessa forma, com pessoas tendo que se agarrarem a condições tão deploráveis, fica nítido que o trabalho em sua individualidade não é capaz de construir e sustentar a dignidade humana como um todo.

Verifica-se, então, a necessidade de implantar meios para que o trabalho não seja um instrumento que leve a situações indgnas. Para isso, faz-se imprescindível que cada Estado e/ou município, seja responsável por criar programas de estágios, ou de Jovem Aprendiz, para que os indivíduos não fiquem a mercê de condições imorais. Faz-se necessário também, que o Governo Federal em parceria com a mídia, faça campanhas de divulgação do Disque Denúncia para situações de trabalho escravo, a fim de que, gradativamente, tais circunstâncias sejam finalmente abolidas. Somente assim, o trabalho poderá ser um verdadeiro alicerce na pirâmide que constrói a dignidade humana.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá! Ainda estou aprendendo mais sobre redação… Vou dar minhas considerações:
    C1: 120 ou 160 (fiquei em dúvida)
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Obs.: Se atente ao uso da vírgula nos momentos corretos, houveram momentos em que não era preciso usar ou que ficou faltando uma vírgula. Teve poucos erros de escrita.
    Ficou um texto bem coerente, argumentos socioculturais, uma intervenção ótima, está de parabéns!

    • 1
  2. (sou uma estudante em busca de aprimoramento em redação)
    o seu texto ficou bem coeso, apresentou fatos bastantes relevantes para a sua defesa, na conclusão a letra “E’ de estado é minúsculo. ( Qual a diferença entre Estado com letra maiúscula e Estado com letra minúscula?
    Use inicial maiúscula em Estado no sentido de nação politicamente organizada. … com inicial minúscula quando estado se referir a unidade da Federação.). continue escrevendo, a prática leva a perfeição.

    • 1
  3. Sua redação está muito boa, achei 3 erros ortográficos, dois no desenvolvimento 1 e 1 na conclusão, além de alguns erros de concordância e termos prolixos. Fora isso, pode tirar uns 900 para cima. Só aconselho que na segunda proposta de intervenção, colocar Ministério do Trabalho ao invés de Governo Federal.
    Espero ter ajudado :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.