O trabalho na construção da dignidade humana

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Desde a Revolução Industrial, o trabalho se modificou muito. No Brasil, por exemplo, no governo de Getúlio Vargas, houve a criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que deu direito aos trabalhadores, como férias, carga horária de 8 horas, entre outros. Portanto, ainda existem desafios no meio trabalhista para serem enfrentados por cidadãos. 

Em primeira tese, a Declaração Universal dos Direitos Humanos cita no artigo 4º, que condena o trabalho escravo, portanto, de acordo com a Fundação Walk Free, no Brasil, existem 161 mil pessoas em situações análogas à escravidão, onde a maioria se localiza na área rural. Com isso, é notório a intervenção do Estado para que esse tipo de atrocidade não persista e que pessoas em situações de vulnerabilidade possam ter um trabalho digno dentro da sociedade. 

Além disso, o sociólogo Karl Marx, dizia sobre a exploração da burguesia perante o proletariado. Nessa conduta, Marx citou que o trabalho aliena o cidadão, onde o mesmo não tem acesso aquilo que ele mesmo produz e também que não dispõe de recursos de revolta para ter seus próprios direitos. 

Diante dos fatos, o Estado deve garantir proteções trabalhistas para a classe baixa, em que os mesmos, não se limitem a trabalhos em situações de exploração. Para isso, o MEC deve orientar estudantes o que é a escravidão e incentivar a denúncia de qualquer trabalho exploratório. Ademais, o Superministério da Cidadania junto com o Superministério da Justiça, deve fiscalizar e barrar qualquer mercadoria que venha a ser de trabalho forçado. Com isso, podemos garantir que os direitos trabalhistas estejam vigentes com dignidade. 

 

Obs: O tema é do Enem 2010

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3 Correções

  1. Na introdução, o “portanto” ficou muito confuso, visto que ele denota conclusão, mas a ideia seguinte foi de contradição com o que você tinha apresentado (observe que você inicia mostrando as evoluções e termina dizendo que há muitas coisas a serem superadas)

    Sempre comece os desenvolvimentos com tópicos frasais. Eles vão direcionar o leitor para a ideia que será defendida no parágrafo.
    Você está utilizando conectivos em sentidos incorretos. O “portanto”, por exemplo, foi usado de forma errada mais de uma vez. Aprenda direitinho os sentidos de cada conectivo porque isso prejudica totalmente sua redação.

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  2. – Na introdução, o “portanto” ficou muito confuso, visto que ele denota conclusão, mas a ideia seguinte foi de contradição com o que você tinha apresentado (observe que você inicia mostrando as evoluções e termina dizendo que há muitas coisas a serem superadas)
    – Sempre comece os desenvolvimentos com tópicos frasais. Eles vão direcionar o leitor para a ideia que será defendida no parágrafo.
    – Você está utilizando conectivos em sentidos incorretos. O “portanto”, por exemplo, foi usado de forma errada mais de uma vez. Aprenda direitinho os sentidos de cada conectivo porque isso prejudica totalmente sua redação.
    – Seu desenvolvimento 1 não ficou consistente. Desenvolva melhor.
    – O desenvolvimento 2 está totalmente expositivo. Você não defendeu nenhuma ideia, só explanou a afirmação de Karl Marx.
    – Sua proposta não está detalhada. Lembre-se dos 5 elementos que uma proposta para o ENEM deve ter (quem, o quê, como, finalidade, detalhamento)

    Continue treinando sempre!

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  3. Olá, vou corrigir sua redação .

    INTRODUÇÃO
    “Desde a Revolução Industrial, o trabalho se modificou (modificou-se)muito. No Brasil, por exemplo, no governo de Getúlio Vargas(informe o período), houve a criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que deu direito aos trabalhadores, como férias, carga horária de 8 horas, entre outros. (1Portanto), ainda existem desafios no meio trabalhista para serem enfrentados por cidadãos.”

    – Recomendo a seguinte estrutura para introdução: Uso de um repertório (1 período); Contextualização do repertório/Apresentação do tema (2 período); Tese, com posicionamento e dois argumentos que serão discutidos posteriormente.
    – (1) Conectivo de conclusão empregado de forma errado, pois não foi citado nada anteriormente para chegar a conclusão de que ainda existem desafios.
    – Não há uma tese q mostre seus argumentos. Essa parte é essencial para nortear os desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO

    “Em primeira tese, a Declaração Universal dos Direitos Humanos cita no artigo 4º, (sem essa vírgula)que condena o trabalho escravo, portanto(empregado de forma errada), de acordo com a Fundação Walk Free, no Brasil, existem 161 mil pessoas em situações análogas à escravidão, onde a maioria se localiza na área rural. ** Com isso, é notório a intervenção do Estado para que esse tipo de atrocidade não persista e que pessoas em situações de vulnerabilidade possam ter um trabalho digno dentro da sociedade**.”

    – Recomendo a seguinte estrutura: Tópico frasal – retomada do Arg1 da tese (1período); Repertório ( 2 período); Argumentação – parte mais importante, em que se deve relacionar o repertório e convencer o leitor do seu ponto de vista(3período); Fechamento interno – citar consequências, retomar o tópico frasal ou fazer alguma reflexão (4 período).
    – Não utilize dois repertórios, pois precisará desenvolvê-los.
    – *** Essa última parte ficou bem escrita, poderia ser contada como um Fechamento interno.

    “Além disso, o sociólogo Karl Marx, (não se separa sujeito de predicado) dizia sobre a exploração da burguesia perante o proletariado. Nessa conduta, Marx citou que o trabalho aliena o cidadão,(1) onde o mesmo não tem acesso aquilo que ele mesmo produz e também que não dispõe de recursos de revolta para ter seus próprios direitos. ”
    – (1) “onde” só deve ser usado em referências à lugares físicos.
    – Parágrafo muito expositivo. Lembre-se que o gênero é o dissertativo-argumentativo.

    CONCLUSÃO

    Diante dos fatos, o Estado deve garantir proteções trabalhistas para a classe baixa, em que os mesmos,(vírgula desnecessária) não se limitem a trabalhos em situações de exploração. Para isso, o MEC (AGENTE) deve orientar estudantes (sobre) o que é a escravidão e incentivar a denúncia de qualquer trabalho exploratório (AÇÃO 1). Ademais, o Superministério da Cidadania junto com o Superministério da Justiça(AGENTES 2), (Não se separa sujeito de predicado) deve (devem) fiscalizar e barrar qualquer mercadoria que venha a ser de trabalho forçado(AÇÃO 2). Com isso, podemos (não use primeira pessoa) garantir que os direitos trabalhistas estejam vigentes com dignidade(FINALIDADE).

    – A proposta deve conter os seguintes itens: AGENTE; AÇÃO; MODO/MEIO; FINALIDADE; DETALHAMENTO DE ALGUM DOS OUTROS ITENS.
    – Foi citado na introdução que há a CLT, então o que falta é aplicação dela ser eficaz.

    Procure estudar a cartilha do corretor do ENEM, é gratuita.
    Não sou nenhum profissional, mas espero ajudar de alguma forma.

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