Durante a Primeira Revolução Industrial no século xviii,várias crianças e jovens ingleses passaram a trabalhar nas fábricas em busca de uma boa condição de vida.Entretanto,muitos exerciciam as atividades em circunstâncias insalubres e com uma alta jornada de trabalho que em média chegava a quinze horas por dia. Sob esse viés,é válido ressaltar que o trabalho infantil é uma realidade no Brasil, visto que as disparidades sociais concentradas no país e a supervalorização do emprego por parte da população são os principais causadores dessa problemática.
A princípio,muitas famílias brasileiras vivem em uma situação de vulnerabilidade socioeconômica e veem nos seus filhos uma possibilidade significativa para conseguir aumentar a renda mensal.Diante do exposto,uma pesquisa feita pelo IBGE em 2016,informou que aproximadamente 998 mil crianças entre 5 a 17 anos trabalhavam no território nacional.Contudo,tal ocorrência pode atrapalhar o ingresso desses pequenos indivíduos no mercado de trabalho futuramente, haja vista que a degradação física em que muitos se encontram influencia no rendimento escolar,assim fortalecendo ainda mais o ciclo dessa desigualdade no cenário hodierno.
Outrossim,a veneração ao ofício partilhada entre os mais velhos é outro fator relevante,pois com a elevada taxa da criminalidade apontada nos últimos anos nas grandes cidades,os cidadãos começaram a enxergar a prestação de serviços entre os infantes como uma solução para a prevenção desse evento.Ademais,a frase “é melhor trabalhar do que roubar ” foi sendo generalizada conforme esse processo urbano se modificava e,a partir disso surgiu uma alienação social acerca do assunto,o que acaba impedindo possíveis denúncias,problemas de reconhecimento e até mesmo colabora para o mau funcionamento do 3 Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil elaborado pelo Governo Federal.
Portanto,há medidas que podem mitigar a questão. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve fornecer à categoria infanto- juvenil assistência econômica e educacional por meio da ampliação do Programa Jovem Aprendiz e do Bolsa Família a fim de atender às necessidades básicas,preservar a vida e respeitar os direitos dessas crianças e dos seus respectivos responsáveis. Além disso,a OIT deve promover campanhas publicitárias através dos meios de comunicação para expandir a conscientização da comunidade sobre as consequências dessa ilegalidade, com isso buscando romper com a cultura de superestimação do trabalho e fazendo com que o plano desenvolvido pelo Governo Federal seja efetivado para que a exploração contínua de menores seja eliminada.Somente assim,histórias similares à Revolução Industrial na Inglaterra serão minimizadas no Brasil.
engfbrunocorreia
De uma maneira geral sua dissertação está boa.
Seu texto ficou muito bem distribuido;
Usou bem os conectivos;
teve boa progressão textual;
não encontrei erros graves em seu texto;
na minha opinião faltou apenas ser mais incisiva no desenvolvimento; creio que a citação de dados mais convincentes, sobretudo no 2° parágrafo, teriam dado esse algo mais.
De um modo geral você disserta muito bem.
Parabéns!
GrayMist
A introdução traz uma boa analogia, citando a revolução industrial.
O desenvolvimento relaciona diversos fatores que contribuem para a problemática.
A conclusão traz diversos agentes e formas de solução.
Em geral a redação ficou boa e muito rica em informações.
parágrafo 2: eu trocaria o conectivo ”contudo” por ”desse modo”, por exemplo, já que está sendo apresentado o ”resultado” do problema anterior.
Vitoriafonseca20
A redação está boa porem algumas palavras foram usadas com redundancia “varias”,poderia substituir por dados estatiscos “segundo o site de noticias G1” e etc,daria uns 750 pontos.
A conclusão com o “somente assim” expressa uma ideia de que a solução do problema será alcançada exclusivamente por esse meio da mesma,o que nao é verdade,voce poderia ter usando “umas das alternativas viáveis para a solução desse problema é….”
VaniciFerreira
Introdução: bem contextualizada e ressaltando dados históricos na tese inicial. Entretanto, falta uma conexão entre o histórico da Inglaterra e a realidade Brasileira apresentada.
Desenvolvimento:
*parágrafo 2: períodos muito extensos podem trazer confusão ao leitor Por exemplo:
o último período “Contudo,tal ocorrência pode atrapalhar […] mais o ciclo dessa desigualdade no cenário hodierno” poderia ter sido escrito em 2 períodos mais curtos trazendo mais fluência ao texto
*parágrafo 3: mesma observação mencionada anteriormente. parágrafo muito extenso com apenas 2 períodos
conclusão: ricas propostas de intervenção demonstrando domínio do tema
Parabéns, ótima redação