O trabalho infantil na realidade brasileira(Enem 2005)

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No livro “Campo Geral”, do escritor Guimarães Rosa, é retratada a vida de Miguilim, uma criança que, diante da situação econômica de sua família, é forçada a trabalhar no campo junto de seus familiares. Análogo à ficção, não há dúvida de que o trabalho infantil ainda é uma realidade na atual conjectura brasileira. Isso ocorre tanto pela dinamicidade do mundo financeiro quanto pela escassez rendária familiar, visto que estes colaboram para que muitas crianças e adolescentes se encontrem nessa situação.

Em primeira análise, é importante salientar que o filósofo Thomas Hobbes afirma, em seus estudos, que o ser humano é capaz de provocar perversidades perante o próximo, de modo a obter o seu próprio benefício. Sob esse viés, a tese adotada pelo estudioso se concretizara na atualidade, haja a vista o desempenho de condutas pelas cooperativas de negócios no que tange a utilização de mão de obra de indivíduos mais jovens, uma vez que por serem uma força laboral de baixa remuneração colabora para o barateamento dos custos dos meios de produção. Dessa forma, é inexorável o aumento das taxas de trabalho infantil no Brasil graças à ganância econômica.

Outrossim, a questão constitucional e a sua aplicação contribuem para o perpetuamento da situação conflitante. Nesse sentido, o 5º artigo da Constituição de 1988 institui a garantia de direitos promovendo, por conseguinte, o bem-estar do coletivo. Contudo, tal prerrogativa não fora efetivada, em virtude da inserção precoce dos constituintes do segmento infanto-juvenil no mercado de trabalho. Circunstância que transcorre devido a baixa renda parental, a qual estimula os mais jovens a buscarem por vagas de emprego visando suprir essa deficiência monetária. Logo, urge a extrema necessidade de alterações nas condições vigentes com a intenção de possibilitar um melhor convívio.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar o impasse. Para tanto, o Estado, como instância máxima de administração executiva, deve, por intermédio de uma maior parcela da arrecadação dos impostos, fomentar a expansão de programas de auxílio financeiro, a fim de atenuar a vulnerabilidade social nas famílias de baixa renda. Além disso, cabe ao Governo em parceria com a mídia, por meio de campanhas midiáticas, conscientizar a população acerca dos prejuízos do trabalho infantil. Desta maneira, a constituição cidadã outorgada em 1988 estará mais próxima de sua plenitude

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6 Correções

  1. Sem avaliar a estrutura macro e micro, apenas falando em relação ao seu texto, gostei do que você expôs e os argumentos que utilizou. Achei alguns erros gramaticais, de pontuação, ente outros. Agora, o intuito do texto foi de valor expositivo ou segue algum outro modelo, tipo redação ENEM?
    Parabéns pelo texto]

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  2. Olá! em primeira análise, gostaria de lhe dar os parabéns, esta redação está excelente e ao meu ver, não tem desvios da norma culta da língua portuguesa, e se compararmos às últimas redações nota mil, a sua é bem parecida, pois a estrutura é exatamente a que se espera de um texto dissertativo-argumentativo e contem um repertório abrangente e produtivo.
    Desse modo, as notas, em minha perspectiva são:
    I- 200: O Participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com um ou nenhum desvio gramatical e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com excelente estrutura sintática.
    II- 200: O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
    III- 200: Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
    IV- 200: O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
    V- 200: O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
    Total: 1000.
    Parabéns! bons estudos.

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  3. Olá, tudo bem?
    Então, antes de tudo parabéns pelo seu texto, ao meu ver está muito bom. Então só vou lhe dar algumas observações gerais::
    > Notei alguns desvios gramaticais ao longo do texto (poucos), como na sua introdução em “..uma criança que, diante da situação econômica de sua família, é forçado” O ‘forçado’ está relacionado a criança, por isso deveria estar no feminino.
    >Eu não tenho um domínio 100% em vírgulas, mas notei por exemplo em “No livro “Campo Geral” do escritor Guimarães Rosa,..” Creio que deveria ter outra vírgula depois de ‘Geral’.
    > Achei sua argumentação e contextualização muito boa,parabéns.
    Sobre a conclusão, Você faz 2 propostas, lembre que apenas 1 será avaliada.Não faça 2 atoa, use essas linhas para mais detalhes: que ‘programas de auxílio financeiro’ serão esses? como vai acontecer?… Eu notei que você detalhou o agente, ao invés de dizer apenas ‘Estado’, você usou também ‘instância máxima de administração executiva”, não é errado, mas pode passar despercebido. Minha dica é sempre tentar detalhar mais a sua ação :)
    Sem mais, minhas notas ficariam assim:
    C1: 140 C2: 200 C3: 200 C4: 180 C5: 200 total: 920
    * Mais uma vez, parabéns, desculpe qualquer coisa, espero que algo do que eu disse possa te ajudar a melhorar ainda mais :))

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  4. Olá Faileszz,
    Segue algumas observações que faria ao seu texto:
    Competência 1: 160
    Parabéns, seu domínio da escrita normativa está excepcional, com apenas um desvio de vírgula, uma de flexão verbal de plural, uma de crase e um de acentuação, porém não reincidentes.
    Competência 2: 200
    Parabéns novamente, você desenvolveu o texto completamente dentro do tema, com vasto conhecimento de repertório sociocultural, sendo esses muito produtivos.
    Competência 3: 160
    Excelente organização textual, seleção de fatos e argumentos, defesa de ponto de vista eficiente e indícios de autoria durante todo o texto, no entanto faltou a frase conclusiva da introdução.
    Competência 4: 200
    Articulou de uma ótima maneira os elementos textuais e ainda apresenta vasto repertório de recursos coesivos.
    Competência 5: 160
    Sua proposta ficou esplêndida, no entanto ficou muito grande, já que apresentou duas propostas de intervenção completas, com os 5 elementos bem definidos e marcados, agente, ação, modo, detalhamento e finalidade, além de finalizar a proposta com retomada argumentativa. Porém, atribui 160 sendo, muito criterioso, pelo fato de ter ficado muito extensa e possivelmente não caberia nas 30 linhas disponíveis mas ficaram impecáveis, parabéns e ressalto que o ENEM cobra apenas uma proposta completa.
    NOTA: 880
    Qualquer dúvida pode me mandar mensagem ai no privado, estou à disposição.

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  5. É visível que você consegue expressar bem no texto o que você pensa, porém creio q não tinha a necessidade de você apresentar duas propproposta de intervenção, apenas uma seria suficiente para completar e fechar sua linha de pensamento.
    Sua redação tem muita qualidade e poucos erros, eu diria q sua nota estaria entre 800 e 1000.

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