O trabalho infantil na sociedade brasileira

  • 1

Na obra “O príncipe” do filósofo Nicolau Maquiavel, é postulada a ideia de que os governantes se devem a agir de modo a garantir o bem universal. Entretanto ao analisar a situação brasileira, nota-se que tal perspectiva não faz parte da realidade, pois o governo é negligente quanto ao trabalho infantil. Dessa forma, é necessário intervir nessa questão que é motivada pela pobreza e também pela educação de baixa qualidade.

Em primeiro plano, é importante salientar que a pobreza contribui negativamente ao público infantil está trabalhando. O G1 exibir uma matéria afirmando que a baixa renda é um motivo que levam as crianças ao trabalho. Desse modo, com base nesse conhecimento observa-se que a falta de condições financeira impulsiona o trabalho infantil.

Ademais, é necessário perceber que a educação de baixa qualidade é um fator que estimula os jovens está trabalhando em idade precoce. Nelson Mandela defende a ideia de que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Dessa maneira, a população precisa desse conhecimento para dá uma boa educação aos seus filhos e evitar graves problemas como o trabalho infantil.

 

Portanto, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Cabe ao Ministério da Educação criar projetos para se desenvolvidos nas escolas por meio de reuniões e palestras a respeito dos direitos das crianças e adolescentes. A Midia deve reforçar os direitos das crianças para grande da população ter conhecimento, por meio de propagandas nas televisões com a finalidade de combater o trabalho infantil e resolver esse problema.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, espero contribuir de alguma forma.

    Introdução:

    “Na obra ‘O príncipe’ do filósofo Nicolau Maquiavel, é postulada a ideia de que os governantes se devem a agir de modo a garantir o bem universal. Entretanto ao analisar a situação brasileira, nota-se que tal perspectiva não faz parte da realidade, pois o governo é negligente quanto ao trabalho infantil. Dessa forma, é necessário intervir nessa questão que é motivada pela pobreza e também pela educação de baixa qualidade.”
    Observação: No trecho “[…] do filósofo Nicolau Maquiavel”, deve ficar entre vírgulas.
    “Entretanto”, prosseguido por vírgula

    Comentário: Introdução bem contextualizada e relacionada. :D

    D1:

    Comentário: O primeiro parágrafo de argumentação é menor que a introdução… X-(
    Há muitos erros de concordância verbal e de ortografia, se atente nisso!

    Reescrita:

    “Em primeiro plano, é imprescindível salientar como a pobreza fomenta a exploração de crianças no âmbito do trabalho”.
    “Segundo a reportagem do portal G1, a principal razão do trabalho infantil é a vulnerabilidade social das famílias dessas crianças, sendo estas levadas a trabalhar desde cedo”.

    Obs: Seu primeiro parágrafo de argumentação não atende aos três critérios
    – por que ocorre?
    – como
    – existe um culpado?

    Dica:
    Parágrafos de argumentação devem ser bem relacionados, detalhados e comentados. Afinal, vc não está apenas dissertando, mas também argumentando numa construção de redação dissertativa-argumentativa. B-)

    D2:

    Comentário: Para não ser um texto cansativo e repetitivo, para isso vc deve sempre buscar por sinônimos em suas teses, convém lembrar, que o texto deve prender o leitor desde a introdução a conclusão. :P

    Obs: Mais uma vez não atende aos critérios de um desenvolvimento, sem detalhamento algum. Além de não convencer o leitor
    da razão da baixa qualidade de ensino fazer com que indivíduos tenham que trabalhar na infância. O D1 está muito melhor nesse requisito. Houve também uma fuga do tema, lembre-se que é sobre trabalho infantil, crianças não são jovens e, sobre o repertório, parece que vc jogou ele ali só para enfeitar o texto, se perdeu e não soube relacionar com a tese :”v

    Uma possível restruturação que poderia salvar o D2 e conseguir relacionar com a tese:

    “De acordo com Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. No entanto, a precariedade da educação brasileira e a não democratização do ensino fogem da realidade idealizada por Mandela, uma vez que…..” :*

    Conclusão:

    Comentário: Por ser uma conclusão pequena, é recomendado sempre retornar ao que antes já foi mencionado na redação ficando assim, “Portanto, são necessárias medidas para mitigar a exploração da mão de obra infantil na conjuntura brasileira.”
    Vc trouxe duas soluções, mas ambas incompletas, a primeira não tem detalhamento e nem a finalidade, e a segunda não tem detalhamento. :-(

    Dica: tente construir uma proposta de intervenção com uma única solução em redações que as teses escolhidas dão essa oportunidade, para não esquecer nenhum critério da C5. [:)

    Obs: Para ficar mais organizado, no trecho “A mídia” substitua por “Além disso, cabe a mídia…”.

    Boa sorte! Continue praticando, tem muito potencial.

    • 0
  2. Heey! Tentando vir aqui e contribuir de alguma forma. Espero que te ajude a chegar aos 1000 pontos.
    – Olha, eu gostei da linha de raciocínio desenvolvida. Acredito que houve uma ordenação e fica claro um planejamento prévio.
    – Percebi que você procurou equilibrar o número de linhas em todos os parágrafos, dando um equilíbrio estético. Eu já sou a favor de mais linhas nos parágrafos 2 e 3, mas não vejo isso como um problema.
    – Eu enxerguei alguns pontos de melhoria que, na minha opinião, podem ser feito, MAS isso é algo que vem com a prática. Estou passando exatamente pela mesmíssima situação.

    No mais, parabéns pela redação! Acho que está no caminho certo!!

    Legenda:
    – erro ou trecho que poderia ser trocado: ///texto\\\
    – sugestão de acréscimo ou alteração: [texto]

    Texto:
    Na obra “O príncipe” do filósofo Nicolau Maquiavel, é postulada a ideia de que os governantes se devem a agir de modo a garantir o bem universal. Entretanto [ , ] ao analisar a situação brasileira, nota-se que tal perspectiva não faz parte da realidade, pois o governo é negligente quanto ao trabalho infantil. Dessa forma, é necessário intervir nessa questão [ , ] que é motivada pela pobreza e também pela educação de baixa qualidade.
    [Muito bom! Ficou claro quais são os problemas, a tese defendida]

    Em primeiro plano, é importante salientar que a pobreza contribui negativamente ao [incentivar o] público infantil [a trabalhar para contribuir com a renda familiar] ///está trabalhando///. O G1 [exibe] ///exibir/// uma matéria afirmando que a baixa renda é um motivo que levam as crianças [a exercer atividades laborais] ///ao trabalho\\\. ///Desse modo, com base nesse conhecimento\\\ [Fundamentando-se nesta informação], observa-se que a falta de condições financeira impulsiona o trabalho infantil.

    Ademais, é necessário perceber que a educação de baixa qualidade é ///um\\\ [outro] fator que estimula os jovens ///está trabalhando\\\ [a labutar] em idade precoce. Nelson Mandela ///defende\\\ [defendeu] a ideia de que a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Dessa maneira, a população precisa desse conhecimento para ///dá uma\\\ [dar] boa educação aos seus filhos e evitar graves problemas como o trabalho infantil.

    Portanto, medidas são necessárias para resolver essa problemática. Cabe ao Ministério da Educação criar projetos ///para uma se desenvolvidos nas escolas\\\ por meio de reuniões e palestras [para conscientizar os estudantes] a respeito dos direitos das crianças e adolescentes. A mídia deve reforçar os direitos das crianças para grande da população ter conhecimento///,\\\ por meio de propagandas nas televisões com a finalidade de combater o trabalho infantil e resolver esse problema.

    • 0
  3. competência 1: 80 pontos
    competência 2: 120 pontos
    competência 3: 120 pontos
    competência 4: 80 pontos
    competência 5: 120 pontos
    nota: 520

    oii, boa noite!
    Quero te dar umas dicas para escrever uma redação melhor. Primeiro, fique atenta quanto a forma de escrever, pois encontrei erros de ortografia e tempos verbais errados, além da falta de coerência e coesão em algumas partes, onde não é possível entender o que você quer dizer. Também quero te aconselhar sobre a estrutura do texto,faz uma estrutura melhor e se possível um planejamento antes de escrever a redação de fato. Senti falta dessas coisas na sua redação,mas fique tranquila, é só corrigir os erros e praticar que dá certo!

    • 0
  4. competência 1: 80 pontos
    competência 2: 120 pontos
    competência 3: 120 pontos
    competência 4: 80 pontos
    competência 5: 120 pontos
    nota: 520

    oii, boa noite!
    Quero te dar umas dicas para escrever uma redação melhor. Primeiro, fique atenta quanto a forma de escrever, pois encontrei erros de ortografia e tempos verbais errados, além da falta de coerência e coesão em algumas partes, onde não é possível entender o que você quer dizer. Também quero te aconselhar sobre a estrutura do texto,faz uma estrutura melhor e se possível um planejamento antes de escrever a redação de fato. Senti falta dessas coisas na sua redação,mas fique tranquila, é só corrigir os erros e praticar que dá certo

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.