O trabalho infantil na realidade brasileira

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Embora a constituição assegure os direitos humanos fundamentais à todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que se diz respeito ao trabalho infantil. Isso acontece devido à falta de fiscalização por parte do poder público, e à condição familiar.

E relevante abordar, primeiramente, que somos inseridos, em uma estrutura política que trabalha de maneira individualista, de modo que se preocupam mais em produzir e lucrar sem conteúdo ético. Essa dinâmica não era diferente antes da pandemia, já havia cerca de 1, 7 milhão de crianças e adolescentes nessa situação, dados do IBGE afirmam que 60% dessas eram pretos e partos. Nesse sentido, observa-se a segregação social, citada por Sérgio Buarque de Holanda, no livro “Raízes do Brasil”, se faz presente até nos dias de hoje.

Paralelo a isso, vale também ressaltar que diante desse cenário a evasão escolar aumenta, e esse é um fator limitante para a democracia. Isso é retratado na série “Anne com E”, a mesma conta a história de uma órfã que é adotada, em sua nova casa conhecemos Jerry, uma criança que precisa prestar serviços braçais para ajudar sua família com as despesas, o menino chega a citar que nunca aprendera a ler, isso evidencia a segregação social citada acima.

Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da abolição do trabalho infantil é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o ministério da economia destine verbas para a fiscalização de empresas e áreas rurais, por meio de órgãos públicos com o intuito de promover direitos essenciais à todos. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia.

 

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2 Correções

  1. Olá. Boa noite.
    A sua introdução não ficou muito clara, você precisa introduzir melhor a sua redação, por exemplo dando uma ideia do que vai ser dito nos desenvolvimentos.
    Quantos aos desenvolvimentos, você também precisa melhorar os seus argumentos, parece que você só jogou as informações, deixando o texto um pouco sem sentido. Mas não desista, pratique mais, veja mais exemplos de redações. Boa sorte!

    Segue a nota:

    C1: 170 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 90 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 100 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 90 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 90 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 540.

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  2. C1 (Domínio da norma culta) = 160
    C2 ( Compreensão da proposta de redação) = 40
    C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
    C4 (Conhecimento para construção da argumentação) = 120
    C5 (Proposta de intervenção) = 120
    Nota final = 540

    Começando pela sua introdução, você cometeu um grave erro. Cada parágrafo deve conter, no mínimo 3 períodos. Dentro do modelo de redação enem, os parágrafos também contém uma estrutura: início, meio e fim, por isso a regra dos mínimos 3 parágrafos. O início do seu parágrafo não ficou satisfatório por parecer que você já estava no meio do mesmo, você não introduziu bem a sua ideia, uma coisa coisa você deveria trabalhar. Na introdução, também, intruzimos os dois argumentos que serão desenvolvidos ao decorrer da sua redação, outro ponto que você também errou. Você citou a ineficiência fiscal por parte do Poder Público e a condição familiar, o que remete a desigualdade social. Porém, no seu d1 você fala sobre estrutura política e no d2, sobre evasão escolar, não faz sentido.
    O seu desenvolvimento foi muito mais um texto expositivo do que um texto argumentativo. Você apresentou informações, mas não encontrei muito do seu posicionamento.
    No seu d1, você acabou sendo muito superficial e não focando em nada. Em cada período do parágrafo você falou sobre um assunto diferente. Escolha um tópico frasal para o seu parágrafo e o desenvolva. Uma dica que eu daria é você usar a referência do livro “Raízes do Brasil”, que foi utilizada no terceiro parágrafo do d1, para iniciar a sua introdução.
    No seu d2, você só falou sobre a série. Não apresenta uma argumentação e não finaliza a ideia do parágrafo. O repertório é muito importante mas não deve ocupar o parágrafo inteiro. Esse foi o parágrafo que mais causou desconto de pontos na c2 e na c4, porque além de fugir do que é um texto argumentativo, quase não apresenta recursos coesivos.
    Na sua conclusão, você retomou a argumentação, o que não é muito recomendável. Eu faria a sugestão de excluir o primeiro período do parágrafo. Lembre-se das perguntas que devem ser respondidas na conclusão: o quê, quem, para quê, como e o detalhamento da ação. Você deixou de lado a última, e sua conclusão acabou por ficar muito vaga.
    Espero que leve minhas considerações como críticas construtivas, realmente vejo potencial em você.

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