Iniciante

O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA.

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         Desde o período escravocrata, a exploração infante tornou-se habitual. Nas antigas casas de senhores de engenho, era comum usufruir da labuta de crianças e adolescentes, pois a Lei do Ventre Livre permitia. No contexto atual, apesar de existir leis contra o trabalho infantil, menores continuam em situações de labor, além disso, tal problemática junto a ineficiência da justiça impulsionam a evasão escolar.

         A princípio, é importante destacar que a Constituição Federal não é plenamente eficaz. A Lei 10.097, art. 403 diz que é ilegal qualquer trabalho a menores de 16 anos. Todavia, é notório que essa não é uma realidade no Brasil, já que frequentemente encontram-se jovens em circunstâncias laboral em ruas, feiras, semáforos, zonas rurais, entre outros, seja pela necessidade financeira ou pelo aproveitamento de terceiros.

        Em segunda análise, o empecilho de acatar que a educação alcance a todos faz-se mais difícil com a laboração ilícita de menores, uma vez que ocupados com o serviço, postergam sua escolaridade. De acordo com um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, uma das principais causas para a retirada acadêmica da juventude deve-se a existência desse problema. Por conseguinte, além de prejudicar a infância dos petizes, compromete seu desenvolvimento social e intelectual fora da escola.

         Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse desafio. Cabe ao Estado garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente não seja violado, por meio de fiscalizações e consequências mais severas, juntamente com a mídia promovendo campanhas publicitárias alertando sobre a gravidade da faina ilegítima de menores – visto que a partir do impacto da informação e endurecimento das determinações legais, a sociedade se conscientizaria – a fim de erradicar tal problemática.

Por favor, corrijam e deem nota de acordo com as competências do Enem.
Obrigada!

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3 Correções

  1. Vou analisar essa também! =)

    –INTRO–
    -> em contradição com a colega, acredito que “Lei do Ventre Livre permitia” não tem problema nenhum quanto à estrutura. O problema real está na não especificação do termo, pois você não deve colocar informações soltas no texto, sempre deve dizer o que é ou de onde é, ou seja, explique no que consiste tal lei.
    -> cuidado com a concordância: “apesar de existir leis” (existirem leis)
    -> erro de concordância, pontuação e crase: “além disso, tal problemática junto a ineficiência da justiça impulsionam a evasão escolar.” o correto seria: “além disso, tal problemática, junto à ineficiência da justiça, impulsiona a evasão escolar.”
    -> estruturação correta

    –D1–
    -> ja falei sobre a construção do tópico frasal na outra redação
    -> concordando com a colega, eu também não sugiro o uso das leis dessa forma. Está errado? De forma alguma. Mas, meu conselho, é que você foque no estudo de bagagem sociocultural voltada à filosofia, sociologia, mídia (livros, filmes, séries, músicas) por ser mais fácil de lembrar, além de que podem ser inseridos em vários temas, basta saber fazer uma conexão. Amiga, eu consegui fazer uma conexão entre um livro que narrava a vida de um cara que virou uma barata (A metamorfose) com o contexto das doenças mentais do enem 2020, vai por mim, NÃO existe esse negócio de “não saber o que citar na redação”, tudo ao seu redor pode ser usado de repertório, você não precisa enlouquecer decorando as leis pra usar no texto
    -> sua argumentação ficou bem rasa, procure abordar a consequencia dos problemas, fale, critique (passivamente), problematize, mostre ao corretor o que você acha sobre o assunto
    -> a conjunção “seja…seja” deve ser escrita dessa forma, e não “seja…ou”

    –D2–
    -> “Em segunda análise/lugar/plano” também não é expressão considerada de coesão pelo INEP
    -> “todos” é um pronome indefinido, portanto uma partícula atrativa que exige próclise: “alcance a todos faz-se”, sendo o correto “alcance a todos se faz”
    -> retire a vírgula: “serviço, postergam”
    -> ausência de crase: “a existência desse”
    -> concordo com a colega sobre o uso do conectivo, seria mais “cabível” usar um de conclusão, mas não está errado
    -> novamente, organize seu parágrafo e invista na sua argumentação/problematização. Quanto a isso, uma coisa que me ajudou foi ler redações nota 1000 e ir separando os períodos dos parágrafos por cores diferentes. Tente fazer seus desenvolvimentos da mesma forma, com o mesmo “padrão” que você adotar. Vai perceber que ficará bem mais organizado dessa forma.

    –CONCLUSÃO–
    -> a síntese “Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse desafio” é facultativa, tem corretores que gostam e tem outros que não gostam, por acharem ser “frases formadas”, o que realmente é. Então, faça de um modo que agrade ambos, altere a frase. A forma que eu faço é a seguinte: eu faço a síntese mas altero com uma retomada a algo que eu citei em alguma parte do texto. Dessa forma eu tenho a síntese e já tenho a retomada, que é um dos requisitos da conclusão.
    -> coloque uma vírgula após “mídias”
    -> proposta de intervenção completa, mas sem retomada. Cuidado, faça sua conclusão com muito cuidado pois este é o unico parágrafo que pode alcançar os 200 pontos sozinho.

    C1: 160 (concordância, virgula, colocação pronominal, crase)
    C2: 200 (otimo uso de repertorio)
    C3: 120 (problematização superficial)
    C4: 160 (organize melhor seu parágrafo e invista nos conectivos)
    C5: 180 (proposta completa mas sem retomada)
    = 820 [representativa]

    Excelente texto, Bruna, parabéns! =)

    • 3
  2. Eu sou inexperiente neste site, mas a sua redação está excelente. Porém, palavras com hífen, quando este coincide no final da linha, é repetido na linha seguinte. E este erro se encontra no desenvolvimento 2 na primeira linha, “a todos faz-“, ou seja, no início da próxima linha deveria ter colocá-la novamente.

    • 1
  3. Oii, sua redação ficou incrível! Entretanto, ao meu ver infelizmente não seria uma redação nota mil :/
    Primeiramente, eu notei que ao finalizar a sua segunda oração na introdução, você falou que “a Lei do Ventre Livre não Permitia” e eu particularmente não teria usado esse termo (permitia), afinal, foi uma lei para deixá-los livres, não permitindo ter um trabalho sobre os mesmos. Achei inteligente e articulada a forma pela qual formou a tese, problematizando o trabalho infantil e a educação desde períodos escravistas.
    Ao primeiro desenvolvimento, me arrisco a dizer que, escrito dessa forma seria praticamente impossível ver em uma redação do ENEM, provável que tenha pesquisado dados dessa lei (peço perdão se estiver enganada) e de falando como uma treineira, não acho que seja o mais saudável, entende? No ENEM você não terá acesso a esses tipos de dados, tendo em vista que tais são muito difíceis de memorização ainda que fossem de tão específico assunto. Tirando essa articulação de que você está treinando para um Exame Nacional, está perfeito! Dando completamente a continuidade a sua tese, visando o tema e o tipo textual abordado.
    Mais uma vez, seu desenvolvimento sendo pertinente a tese, onde dá continuidade em evasão escolar. A diferença mais perceptível entre esse (d2) ao de cima (d1), é que o primeiro está mais “preenchido”, mais completo, mas acredito que não seria algo esperado ou quão menos lembrado nessa prova, já o segundo, está mais gradativo ao que vêm sendo encontrado nas redações. A única coisa que talvez tentaria modificar, seria em “Por conseguinte, além de prejudicar a infância dos petizes, compromete seu desenvolvimento social e intelectual fora da escola.”, não acho que se encaixou tão bem ao final de um desenvolvimento, eu teria colocado no início da conclusão.
    Perante todo o texto, tema e linhagem do começo meio da sua redação, eu faria também alguma alteração na sua conclusão. Tendo em vista a mudança que faria no início dela, como especifiquei acima, eu retiraria a parte inicial “Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse desafio.” já passando à resolução da situação problema abordada na tese e decorrente as ideias apresentadas no texto.
    Abordando seu texto em geral.

    Competência I: 200
    Competência II: 180
    Competência III: 180
    Competência IV: 180
    Competência V: 190
    •930•

    Eu teria corrigido dessa forma, frequentemente meus amigos me pedem ajuda ao realizar suas redações e ainda à corrigir algumas, não sou nada além de uma aluna ainda no ensino médio, mas que sempre tenta mediante aos meus conhecimentos ajudar as pessoas que precisam.
    Não sei se esperava ser corrigido dessa forma, mas espero que goste e entenda :)).

    • 1

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