Estudante

O trabalho infantil na realidade brasileira

  • 0

A desigualdade econômica no Brasil,  é algo visível e rotineiro,  e isto é refletido no estado de extrema pobreza de uma enorme parcela da população,  que sem recursos,  são obrigados a levar os filho para trabalhar,  com o intuito de cooperar na renda familiar.

A 2° Revolução Industrial, foivuma era de grandes inovações,  que também,  deixou mais profunda as diferenças de classes. Infelizmente,  a mesma desigualdade de renda daquela época,  ainda é vivida hoje. Dessa forma, famílias inteiras, incluindo as crianças e adolescentes,  têm por dever encontrar um meio de sobreviver, em uma realidade tão dura,  na qual famílias em estado de miséria, precisam escolher entre levar seus filhos para trabalhar,  ou permitir que eles passem fome.

Também,  é importante pontuar que, os índices de trabalho de menores  na região do Nordeste, chega à 2,296 milhões,  segundo o IBGE, isto é,  o maior comparado as outras regiões,  denotando o reflexo direto que a pobreza tem com o trabalho infantil.

Portanto,  medidas são necessárias para resolver esse impasse. O governo,  em conjunto com o Ministério da Cidadania,  e os demais órgãos competentes,  tem a função de ajudar os lares de famílias em estado de extrema pobreza,  utilizando verbas governamentais,  através de um programa que valorizem pais e mães em serviços públicos,  colaborando até mesmo com a qualificação profissional aqueles que necessitarem,  dando oportunidade as crianças de estar na escola e tendo uma vida infantil fora do âmbito de trabalho.  Assim, gradativamente será minimizado essa mazela, que  é o trabalho infantil no Brasil.

Compartilhar

1 Correção

  1. Tem alguns erros ortográficos, palavras que eram pra estar no plural, estão em singular por exemplo “filho” que vc colocou na introdução.
    O segundo desenvolvimento ficou meio vago, vc poderia ter aprofundado mais as ideias.
    Gostei da introdução e sua possível proposta para a solução…..

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.