O Trabalho Escravo nos Dias de Hoje (se possível por nota)

  • 0

Na série, “Falcão e o Soldado Invernal” é narrada as aventuras desses dois heróis pós “Vingadores: Ultimato”. E, em um certo episódio é apresentado a história de Isaiah Bradley (o primeiro Capitão América negro), que foi feito de objeto ao submetido a vários experimentos em sua época. Fora das telas, é possível fazer um paralelo com a realidade brasileira, visto que muitas pessoas, negra e indígenas principalmente, são forçadas ao trabalho escravo e sem escolha de revidar. 

Em primeira análise, é importante citar o fato de que na Lei Áurea, de 1888, é assegurado que, é ilegal o poder de propriedade de uma pessoa sobre outra pessoa. Contudo, isso não ocorre em pratica visto que muitos trabalhadores, em todo o Brasil, são submetidos a tal nível. Ademais, de acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), mais de 12 milhões de pessoas ao redor do mundo são vítimas de tal situação e ,só em 2005, mais de 4 mil pessoas foram regatadas somente no Brasil fora os demais nos anos seguintes. 

Além disso, muitas dessas pessoas não possuem o conhecimento de que estão sendo levadas a uma armadilha, pois muitas delas são pobres e desempregadas, desesperadas por um emprego para sobreviver. E, de acordo com Leonardo Sakamoto, presidente da ONG Repórter Brasil, é muito comum pessoas com este perfil serem alienadas achando que iram para um bom emprego, quando, na verdade, estão caindo em um golpe, facilitando assim sua entrada para o trabalho escravo. 

Portanto, foi possível observar que mesmo depois de tantas décadas esta problemática ainda está à tona e o Governo não está se movendo para resolve-lo. Então, urge-se que a OIT, juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de verbas governamentais, crie um batalham de resgate aos trabalhadores escravos (BRTE). Neste projeto, agentes especializados em reconhecimento e resgate, iriam procurar e resgatar pessoas que estão sujeitos ao trabalho escravo. Somente assim este problema estará resolvido, e ninguém mais será tratado como objeto, assim como o Isaiah Bradley foi tratado.  

Compartilhar

2 Correções

  1. Eae, tudo bem? Não sou corretora, sou apenas uma aluna assim como você, então veja esse comentário mais como uma “dica” do que como uma correção de fato.

    Competência 1: não posso falar, pois também não sei o suficiente. É possível tenha alguns erros, mas não me atrevo a entrar nessa área pq eu também não sei.

    obs: acho que aqui faltou o “ser” para dar mais sentido a frase. 3 linha, 1 parágrafo.
    “que foi feito de objeto ao submetido a vários experimentos em sua época (…)”

    *Aqui faltou o plural de “negra” linha 5, primeiro parágrafo.
    “negra e indígenas principalmente, são forçadas ao trabalho escravo e sem escolha de revidar(…)”

    Enfim, achei o desenvolvimento um pouco expositivo, mas isso é algo que você pode resolver facilmente com aulas e prática. Você usou bons dados, gostei, o uso deles é esperado na redação, fora a alusão histórica com a Lei Áurea que também foi boa.

    Gostei da conclusão. Eu achei os 5 agentes. Acho que você pegaria os 200 pontos dessa competências.

    Ademais, não posso contribuir mais, pq também estou aprendendo.
    Bons estudos ;)

    • 1
  2. C1- Seu texto possui alguns desvios ortográficos. São eles:
    – pratica ( lembre do acento)
    – “achando que” ( informal, substitua por “pensando”, “julgando” ou “acreditando”)
    -“juntamente com” (pleonasmo, use apenas “com”)

    *Você usou muitas expressões prolixas, não é considerado erro gramatical, até por isso, não as citei, mas recomendo que pesquise sobre e evite o uso, pois elas empobrecem seu vocabulário e descontam ponto”

    Nota: 160

    C2- Você compreendeu bem o tema, mas na
    introdução, utilizou “negros e indígenas”, vale relembrar que atualmente a exploração de trabalho pode ser sofrida por mulheres, crianças e não apenas por essas 2 classes como era até a implantação da Lei Áurea.

    Nota: 180

    C3- Você apresenta um repertório sociocultural muito bom, mas peca no excesso de informação, tornando a leitura cansativa. Seu texto se torna muito desorganizado.
    Nota: 120

    C4- Utiliza os recursos coesivos de forma diversificada e com poucas repetições.
    Nota: 160
    – O conectivo de soma “E”, preferencialmente, não deve aparecer em início de frase.

    C5- Bom, sua proposta possui os 4 agentes (ação, meio, agente e efeito), mas procure citar medidas que ajudem a coibir o problema social e não citar apenas o resgate, diga como melhorar o mercado de trabalho para essas pessoas ou como evitar que empregadores explorem a mão de obra. Lembre- se que trabalho escravo nem sempre acontece em cárcere, mas sim em exploração de carga horária maior a 8 horas, salário inferior, violação do direitos trabalhistas e etc.
    Nota: 100

    Nota total: 720

    Você utiliza um repertório muito interessante, mas ele faz com que se perca em meio a tanta informação, prejudicando assim, a organização do seu texto. Recomendo que filtre apenas o necessário.

    Siga as dicas que eu deixei abaixo da competência. Bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.