(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:
I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.
II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.
III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)
(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)
Segue a redação:
No Brasil a escravidão é um elemento que esteve presente desde a sua formação, uma vez que esse foi o tipo de mão de obra utilizado durante o período colonial. Todavia, apesar de sua abolição ter ocorrido em 1888 e as leis trabalhistas terem surgido na década de 1930, tal exploração ainda é evidente em razão da dificuldade de conseguir emprego e da insuficiência de fiscalização.
Em primeiro plano, de acordo com o filosofo alemão Karl Marx, a sociedade vive uma permanente luta de classes, na qual o homem que detém o monopólio dos meios de produção explora seu semelhante. Nesse contexto, nota-se que o trabalho escravo compromete a sociedade como um todo, já que agrava o estereótipo da superioridade entre os indivíduos. Desse modo, com a taxa de desemprego chegando a 14,4% em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, muitas empresas aproveitam para explorar as pessoas que precisam se manter em um emprego.
Ademais, o combate à escravidão na atualidade dificulta-se pela baixa fiscalização existente e irregularidade da mesma. Isso porque, a maior parte da população brasileira desconhece esse problema, como consequência, o número de denúncias realizadas é muito baixa. bem como, à corrupção dos fiscais por donos de médias ou grandes empresas.
Portanto, mesmo após a abolição da escravidão e dos direitos trabalhistas terem sido conquistados no país, percebe-se que o trabalho escravo ainda existe no Brasil hodierno, essa permanência predomina devido a corrupção nas fiscalizações, a falta de denuncias e a carência de vagas para trabalhos, deixando a sociedade nesta luta de classes.
robertfc
A coerência do seu texto está muito boa e quase não há fuga do tema tornando perceptível o quis propor e o seguimento da tese, porém poderia adicionar mais dados para ter uma argumentação mais forte, como no terceiro parágrafo, segundo de argumentação, é coerente porém não há dados que fortaleçam o argumento apresentado. E na conclusão tente citar algum órgãos responsáveis para auxílio na resolução do problema, como nesse caso o INSS.
Em quesito ortográfico depois do “Todavia não é necessário um apesar”