Aprendiz

O trabalho escravo nos dias de hoje.

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O ano de 1988, cem anos após o reconhecimento público da proibição da escravatura, foi marcado por diversas manifestações populares, que culminaram na assembleia constituinte de 1988. Esta Cara Magna, em seu artigo 5°, declara o princípio da isonomia, sem distinção de raça, renda ou cor para seus cidadãos. Porém, hodiernamente, este princípio sofre instabilidade, devido a existência do trabalho escravo no Brasil, pois, nesse sistema, um grupo privado desvencilha os direitos de um cidadão, tornando-o sua propriedade. Tal agrura é possibilitada pela crise socioeconômica no país, a péssima condição educacional do povo, e falta de soliedariedade social, nocivas para a nação.

Em primeiro lugar, é evidente que o mau acesso à educação, aliada a situação socioeconômica brasileira, facilita a manipulação dos indivíduos, sobretudo os mais pobres, os quais aceitam contratos que os colocam em situação escrava, ou análoga a tal. Desse modo, são necessárias providências que conscientizem este grupo, para que possam se organizar e se libertar desta condição, assim como os trabalhadores ingleses, na exploração do trabalho industrial do século XIX.

Além disto, a conivência da população com a realidade apresentada é uma causa da perpetuação da mesma. Quando a elite cultural e a mídia tornam uma problemática como um “caso público”, rapidamente, medidas cabíveis são tomadas – como por exemplo a resolução do atentado contra o atual presidente Bolsonaro. Entretanto, quanto aos 55 mil resgatados de condições de trabalho escravo no Brasil, nos últimos 25 anos (segunda secretaria do trabalho), é ínfima sua repercussão, relacionando-se diretamente na velocidade de resolução.

Portanto, é mister que o estado e outras instituições tomem providências para superar o atual quadro. para que a população carente não seja mais manipulada pelas malícias capitalistas, urge que o ministério de educação e os servidores públicos, por meio da instituição de aulas sobre cidadania, garantam que todos tenham plena ciência de suas garantias fundamentais. Para que a população civil seja estimulada a denunciar esses casos, acelerando o processo de acabar com a escravidão, urge que a mídia, escritores, músicos e outros agentes da elite cultural, tornem público este debate, por meio de romances que demonstrem as condições desses trabalhadores, poemas, e outros. Dessarte, será possível alcançar a isonomia, sonho das lutas dos movimentos negros pela abolição, em 1888, e manifestações populares pela redemocratização.

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6 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 200

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200

    Nota final: 840, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. Introdução: De forma técnica, a sua introdução foi muito bem escrita e estipulada, mas acho que você pulou o assunto inicial e seguiu direto para o D1. Não estou dizendo que isso é um erro, porém além de perder pontos importantes, fazendo isso você se atrapalha todo no momento em que realmente tem que desenvolver o seu argumento que, aliás, é ótimo por sinal.

    D1: Coerente e direto. Segue a linguagem formal padrão da língua e continua interessante até o fim do parágrafo. Mostra claramente a sua persuasão do sentido do assunto e a partir daí o corretor consegue olhar o seu ponto de vista mais claramente.

    D2: A formalidade continua impecável e você adicionou um bom repertório, mas aparentemente não conseguiu desenvolvê-lo 100%. Isto porque quando você adicionou dados de uma notícia não especificou a sua fonte e deixou como se fosse você que tivesse feito os cálculos. É uma estratégia perigosa, pois é necessário saber de onde você tirou a informação da sua afirmação ou o texto dá início a uma interpretação errada do posicionamento do autor.

    Conclusão: Excelentes propostas, no entanto, seria mais rápido e claro se você as resumisse de forma oculta e continuando o contexto da forma mais breve possível, já que o fim da redação não necessariamente exige que você dê uma proposta genial para a situação apontada nos dois desenvolvimentos acima.

    Acredito que se você continuar analisando esses erros e permanecer com a excelente formalidade dos temas propostos sua nota será nada menos do que a máxima.

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  3. Oie, tudo bom? Vou tentar pontuar algumas coisinhas que observei por parágrafo.

    INTRODUÇÃO: a introdução é expositiva e deve ser breve, você coloca informação, tese e seus argumentos centrais, mas tudo bem resumido. Acho que sua introdução está muito grande e com informação que você poderia deixar para colocar nos D1 e D2.
    Você colocou três argumentos principais “crise socioeconômica no país”, “péssima condição educacional do povo” e “falta de soliedariedade social”, é legal que você coloque apenas dois e os aborde nos desenvolvimentos.

    D1: você deveria trabalhar melhor a colocação “trabalho dos ingleses…”, pq parece que você não tinha mais o que falar e só jogou isso no texto pra dizer que tinha uma alusão. Seus argumentos são bons mas você precisa orgaliza-los melhor.

    D2: “Além disso” é o correto.
    Coloque a fonte de onde você tirou a informação sobre os 55 mil resgatados.

    Conclusao: que outras instituições? Cite elas, deixe bem claro quem deve resolver a problemática.
    Sua conclusão tá bastante desorganizada, tente usar (agente- ação- meio/modo- finalidade), nessa sequência, vai ajudar bastante.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte!!!!!

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  4. Competência 1: 160,
    Presença de erros de ortografia, como em “estado”(o certo é “Estado”) e “secretaria do trabalho”( certo é “Secretaria do Trabalho”). Erros de vírgula e início de frase com letra minúscula.

    Competência 2: 200
    Ótima compreensão do tema proposto.

    Competência 3: 160
    Não desenvolveu uma argumentação suficiente no segundo parágrafo.

    Competência 4: 170
    Não citou as questões socioeconômicas e educativas na proposta de intervenção, além do uso de gerúndio depois da vírgula, que é errado.

    Competência 5: 200
    Ótima proposta de intervenção, com os 5 elementos necessários.

    Total: 890

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  5. A introdução está muito grande. Os demais parágrafos desenvolvem muito bem a proposta. A linguagem está sendo muito bem utilizada. A conclusão também está grande. De uma forma geral, acho que só precisa de um pouco mais de organização antes, um planejamento, para saber o que falar em cada paragrafo, pois acho que alguns parágrafos ficaram muito grandes e até cansativos.

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  6. Parágrafos muito grandes, falta de atenção nas virgulas, nos acentos e nas palavras que utilizam a letra maiúscula, como, secretaria do trabalho e estado. Lembre-se sempre que quando falamos de algum órgão do governo devemos usar letra maiúscula. Fora isso, desenvolveu muito bem. Parabéns.

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