O Trabalho Escravo nos dias de hoje.

  • 2

A questão do trabalho escravo, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no mundo atualmente. Nesse contexto, percebe-se que a incompetência Estatal e o desinteresse da sociedade por esse entrave perpetuam a problemática.
Diante desse cenário, a escravidão nos dias de atuais é bem diferente da presente no século 19. A falha do Estado em garantir emprego e acabar com a pobreza deixa as pessoas mais suscetíveis a essa grave violação de direitos. Um exemplo disso, aqui no Brasil, foi a procura por ouro em 1980, no garimpo da Serra Pelada, local onde diversos homens trabalhavam em condições insalubres na tentativa de alcançar melhores condições de vida.
Ademais, de acordo com a última estimativa da Organização Internacional do trabalho mais de 12 milhões de pessoas são vítimas de trabalho escravo em todo o mundo. O desinteresse da sociedade civil por esse tema não deveria acontecer. Visto que, acaba contribuído signitificavelmente para a perpetuação desse impasse.
Portanto, cabe ao Estado acabar com a pobreza por meio de políticas públicas, elaboradas pelos parlamentares com a finalidade de gerar empregos dignos. Outro assim, compete ao Ministério do Trabalho divulgar informações por meio de palestras que expliquem a importância da sociedade agir contra a escravidão e assim, acabar de uma vez por todas com esse problema.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 120

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 120

    Nota final: 600, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 9
  2. Olá. Irei apontar alguns erros no seu texto.

    A questão do trabalho escravo, apesar de não ser amplamente discutida, é um problema muito expressivo no mundo atualmente(1). Nesse contexto(2), percebe-se que a incompetência Estatal e o desinteresse da sociedade por esse entrave perpetuam a problemática(3).
    *Nesse primeiro parágrafo não tem nenhum erro ortográfico, mas sua introdução não está completa. Vamos lá:
    (1) Por que é um problema muito expressivo? Em que base você diz isso? Você precisa responder essas perguntas.
    (2) Um contexto que você ao menos explicou.
    (3) Geralmente, e quando digo isso quero dizer na maioria dos casos, essa frase final da introdução é para você puxar os fios que você vai explicar nos desenvolvimentos. Aqui, o corretor espera que você diga sobre a incompetência estatal e esse desinteresse da sociedade.

    Diante desse cenário, a escravidão nos dias de(1) atuais é bem diferente da presente no século 19. A falha do Estado em garantir emprego e acabar com a pobreza deixa as pessoas mais suscetíveis a essa grave violação de direitos. Um exemplo disso, aqui no Brasil, foi a procura por ouro em 1980, no garimpo da Serra Pelada, local onde diversos homens trabalhavam em condições insalubres na tentativa de alcançar melhores condições de vida.
    (1) Esse “de” não precisava estar aqui.

    Ademais, de acordo com a última estimativa da Organização Internacional do trabalho(1)(2) mais de 12 milhões de pessoas são vítimas de trabalho escravo em todo o mundo. O desinteresse da sociedade civil por esse tema não deveria acontecer.(3)(4) Visto que,(5) acaba contribuído signitificavelmente(6) para a perpetuação desse impasse.
    (1) Faltou o trabalho em letra maiúscula. Nome de organização.
    (2) Vírgula.
    (3) Eu entendo o dado que você trouxe, mas é necessário que você se aprofunde nisso. Repito, com que base você diz isso? O exemplo histórico do D1 foi bom e talvez você poderia ter relacionado com essa falta de interesse da sociedade.
    (4) Ponto final indevido. Era melhor ter colocado uma vírgula.
    (5) Não havia necessidade aqui da vírgula
    (6) Significativamente.

    Portanto, cabe ao Estado acabar com a pobreza por meio de políticas públicas,(1) elaboradas pelos parlamentares com a finalidade de gerar empregos dignos. Outro assim(2), compete ao Ministério do Trabalho divulgar informações por meio de palestras que expliquem a importância da sociedade agir contra a escravidão e assim, acabar de uma vez por todas com esse problema.
    (1) Vírgula indevida.
    (2) Outrossim.

    Acho que eu falei bastante sobre os outros parágrafos já, então vou falar sobre a conclusão aqui. Faltou um detalhamento maior na proposta de intervenção. Como esses empregos serão gerados? Por meio privado ou público? Você não precisa fazer duas propostas de intervenção, o corretor só avaliará uma, no caso a que estiver mais completa. A sua segunda foi mais completa que a primeira, mas ainda faltou informações: essas palestras serão para quem? crianças, adolescentes, adultos e/ou idosos? De que maneira essas palestras chegarão nessas pessoas?

    Essas perguntas, apesar de parecer um pouco chatice minha, precisam ser respondidas na proposta. Dê uma lida em redações nota mil e verá que praticamente não há pontas soltas naquelas propostas.

    Eu lhe recomendo dar uma olhadinha em pontuação, pois foi o maior erro que eu encontrei (falando na parte da gramática). Em outras competências, é treinando e aprendendo com os erros que você evoluirá.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 1
  3. Primeiramente sou estudante assim como você, e estou aqui para aprender.

    A sua redação ficou boa, mas achei que você poderia ter se aprofundando mais nos seus desenvolvimentos e na sua introdução .
    Na introdução faltou alguma citação, ou analogia para incrementar mais a sua introdução, você poderia tbm ter colocado a falta de empatia da sociedade ou a falta de denúncias, má influência midiática.

    • 1
  4. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (120)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (120)
    C3-Seleção e organização das informações. (120)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (120)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
    NOTA FINAL (660)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.