O trabalho escravo nos dias de hoje

  • 2

Sancionada pela Princesa Isabel, a lei Áurea, de 13 de maio de 1888, concede a emancipação total aos escravos que ainda existiam na época, abolindo a escravidão no Brasil. No entanto, o que se observa atualmente é a ausência dessa garantia em relação à liberdade e aos direitos trabalhistas, o que configura-se como um grave problema inconstitucional.

Atualmente, a escravidão do passado é bem distinta da atual, onde muitas pessoas, por livre arbítrio, seguem o aliciador acreditando ter conseguido um bom emprego. Segundo a última estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas do serviço forçado. Não há dúvidas de que embora de forma diferente da maneira ocorrida até o século XIX, o problema da escravidão ainda existe.

Nesse sentido, como representado em Tordo Arado, de Itamar Vieira Júnior, se é retratado um período de quase 40 anos onde os personagens vivem em um regime de servidão, trabalhando em troca do direito de ter uma casa e uma pequena roça, nada que lhes permita a emancipação. Logo, diante da situação atual nada evoluiu nessa questão social, pois ainda existem pessoas que não tiveram seus direitos reconhecidos como os Quilombolas, população que descende de africanos, que ainda lutam por uma vida digna.

Em suma, cabe a Organização Internacional do Trabalho erradicar a escravidão mundial. Portanto, deve ser criado um plano de promoção de empregos de qualidade, além de vitalizar a extensão de proteção social. A fim de que tais ações concretizadas erradiquem a escravidão e garantam à todos o direito de um trabalho digno.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá
    Adorei sua redação, você soube usar muito bem seus argumentos, além de trazer informações históricas, como a lei Áurea, ou os Quilombolas e eu achei incrível como você as usou.
    O único ponto que tenho a relevar é sua conclusão, que foi um pouco fraca, em minha opinião, mas de resto está tudo muito bom.
    Infelizmente não sou bom com notas, portanto não leve a nota a seguir a serio.
    Nota: 900
    Espero ter ajudado :3

    • 1
  2. Sancionada pela Princesa Isabel, a lei Áurea, de 13 de maio de 1888, concede a emancipação total aos escravos que ainda existiam na época, abolindo a escravidão no Brasil. No entanto, o que se observa atualmente é a ausência dessa garantia em relação à liberdade e aos direitos trabalhistas, o que configura-se [1] como um grave problema inconstitucional.
    Atualmente, a escravidão do passado é bem distinta da atual, onde muitas pessoas, por livre arbítrio, seguem [2] o aliciador acreditando ter conseguido um bom emprego. Segundo a última estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas do serviço forçado. Não há dúvidas de que embora de forma diferente da maneira ocorrida até o século XIX, o problema da escravidão ainda existe.
    Nesse sentido, como representado em Tordo Arado [3] , de Itamar Vieira Júnior [4] , se é retratado um período de quase 40 anos onde os personagens vivem em um regime de servidão, trabalhando em troca do direito de ter uma casa e uma pequena roça, nada que lhes permita a emancipação. Logo, diante da situação atual nada evoluiu nessa questão social, pois ainda existem pessoas que não tiveram seus direitos reconhecidos como os Quilombolas, população que descende de africanos, que ainda lutam por uma vida digna.
    Em suma, cabe a Organização Internacional do Trabalho erradicar a escravidão mundial. Portanto, deve ser criado um plano de promoção de empregos de qualidade, além de vitalizar a extensão de proteção social. A fim de que tais ações concretizadas erradiquem a escravidão e garantam à [5] todos o direito de um trabalho digno.
    Observações:
    1= se configura*
    2= Por ele o seguem? Falta de informação? Desemprego?
    3= necessidade de aspas
    4= caracterize seu repertorio. Ex= “do escritor…”
    5= sem necessidade da crase

    Visão geral:
    -aponte seu assunto 1 e assunto 2 logo na introdução, para o corretor já ter uma ideia do que você irá abordar.

    -Organize seus argumentos de uma forma para um completar o outro e, também, argumente de forma mais clara e coesa e sem deixar pontas soltas (o que infelizmente aconteceu no seu texto)

    -Você apresenta repertórios socioculturais muito bem, parabéns!!

    -Estude o que se pede na C5 do ENEM, vai te ajudar da fazer uma intervenção completa.
    Por ora é isso. Boa sorte em sua jornada rumo à aprovação!

    CI= 120/Nível 3 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    CII= 200/ Nível 5: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    CIII= 120 Nível 3 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    CIV= 160 Nível 4: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    CV= 160 Nível 4: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 760

    • 1
  3. Competência 1: 140
    Erros no uso da crase no último parágrafo: o certo é “cabe à Organização” e “garantam a todos”. Erro de vírgula no segundo parágrafo: o certo é “de que, embora”. No segundo e terceiro parágrafos, há o “onde” sendo utilizado para se referir ao tempo, sendo que só deve ser utilizado para se referir ao lugar. O certo é “princesa Isabel” e não “Princesa Isabel”.

    Competência 2: 200
    Ótima compreensão da proposta e do tema apresentados.

    Competência 3: 120
    Faltou o uso de uma citação ou um conceito mais abstrato, além do fato da argumentação ter girado em torno dos dados dos textos de apoio.

    Competência 4: 180
    Períodos muito longos no terceiro parágrafo e uso do gerúndio depois da vírgula nesse mesmo parágrafo em “servidão, trabalhando”.

    Competência 5: 120
    Ausência de detalhamento e do meio pelo qual serão feitas as ações apresentadas.

    Total: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.