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O TRABALHO ESCRAVO NOS DIAS DE HOJE

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Em 1888, no Brasil, foi assinada pela Princesa Isabel a Lei Áurea – um documento que tornava ilegal a prática de escravidão. Porém, tal ação não acabou de vez com esses atos em território brasileiro, uma vez que casos relacionados ao trabalho análogo à escravidão ainda são noticiado em pleno século XXI. Esse entrave possui como causa não só a falta de debate sobre o tema, mas também à carência educacional que se faz presente no corpo social. Logo, é inadiável que ações sejam tomadas para mitigar esse quadro.

Em primeira análise, é importante destacar a lacuna discursiva, no âmbito social, sobre o trabalho escravo contemporâneo. Nesse viés, o grande poder de mobilização das redes sociais, como Twitter e Facebook, não está sendo usado corretamente, visto que muitos indivíduos não possuem noção da existência de lugares que servem como cativeiro para atividades escravistas. Sob o mesmo ponto de vista, o monge Mahatma Gandhi afirmava que temos de nos tornar a mudança que queremos ver. Assim, para que haja a modificação desse quadro, hodiernamente, é necessário que o assunto em questão seja debatido em meio social, para que as autoridades responsáveis deem mais importância nesse combate.

Ademais, cabe citar a carência educacional, em território brasileiro, como uma das raízes da escravidão. Nessa perspectiva, o escritor Antônio Lobo Antunes defendia a ideia de que um povo que lê nunca será um povo escravo. Evidencia-se, dessa forma, o poder libertador da educação na vida de uma sociedade, dado que um indivíduo ciente historicamente saberia identificar um ambiente de trabalho onde a servidão é explorada ao máximo. Entretanto, é importante lembrar que os escravos libertados após a assinatura da Lei Áurea, não tiveram nenhum apoio – seja educacional, moral ou financeiro – daqueles que eram seus “donos”, resultando, nos dias de hoje, em uma desigualdade educacional entre os cidadãos brasileiros.

Portanto, o debate deve ser incentivado e a educação oferecida para todos, sem distinção. Para que isso ocorra, urge que o Ministério da Cidadania, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, coloque em pauta discursiva as práticas de serviços análogos à escravidão, por meio de campanhas que mostrem que os costumes escravistas ainda existem – esse projeto terá que expor dados, imagens e números para denunciar. Tal projeto possui como finalidade incentivar a discussão de ideias para extinguir essas ações exploratórias. Ainda no mesmo plano, essa campanha deverá ser veiculada não só nos meios midiáticos, mas também nas escolas – com o intuito de conscientizar os alunos acerca desse ato desumano. Feito isso, os cidadãos terão noção do quão urgente é a necessidade de mudança desse quadro juntamente com a completa extinção dessa nefasta atividade.

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2 Correções

  1. Competência 1-200
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-200
    Competência 5-200
    Nota:960
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    *a carência social
    *a carência educacional
    *você cita somente causas, precisa colocar as consequências também, isso impacta diretamente na competência 3.
    * Ministério da Educação, somente, retire “cultura”
    * Olha, eu só vi 3 erros de competência 1, vc deu sorte pq se eu fosse melhor eu ia encontrar mais(talvez né), mas já que não vi mais nenhum, não pude pesar sua C1.
    *também uso travessão, o máximo é dois mesmo, só toma cuidado pra não usar muito ( vc já deve saber né, só tô escrevendo isso pra encher linguiça)

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  2. Introdução: contextualizou e explicou o tema. Apresentou a tese com seus argumentos. Possui todos os elementos necessários para a introdução. Muito bem!! Há apenas um erro ortográfico nesse parágrafo “são noticiado” o correto é são noticiados.

    Desenvolvimentos: o desenvolvimento 1 está muito bem argumentado. Só mudaria o fato de você ter apresentado o repertório como exemplo e não como uma forma de explicar e argumentar as causas. Esse problema você solucionou no desenvolvimento 2, que tornou o repertório produtivo. Como o Enem só cobra 1 repertório sociocultural pertinente e produtivo você conseguiu 200 na C2. Mas cuidado para sempre tornar o repertório produtivo. A estrutura está correta nos dois desenvolvimentos, só sugiro que você faça uma conclusão do desenvolvimento 2 retomando a ideia central de seus argumentos. Isso te afeta na C3. Encontrei apenas um erro de vírgula nos dois parágrafos.

    Conclusão: sua proposta de intervenção está completa. Cuidado em utilizar palavras iguais muito próximas, por exemplo projeto. Isso te afeta na C1 pela ortografia.

    C1 – 180 (como não foram muitos erros, apenas 3, algum corretor pode passar despercebido ou ele pode desconsiderar algum – não são erros graves)
    C2 – 200
    C3 – 180 (é um alerta para você fazer uma conclusão do D2 – foi isso que te afetou nessa competência)
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: Pra mim é um 960, mas de acordo com as competências pode variar entre 920 e 960.

    Parabéns!! Você escreve muito bem.
    Espero que você possa alcançar seus objetivos ;)

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