O trabalho escravo nos dias de hoje

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A obra ‘’Vidas Secas’’ do escritor Graciliano Ramos, delega a humilde realidade de uma família nordestina, que, por apresentar dificuldades ao longo do enredo, o pai precisa praticar atividades exploradoras. Fora da ficção, é possível observar que a escravidão moderna no brasil se assemelha a narrativa de Graciliano, uma vez que, a estrema pobreza e a dificuldade no alcance de educação criaram um ambiente mais desfavorável a esse público.
Indivíduos de classe social simples estão sujeitos a aderir, por uma razão de necessidade, uma atividade desumana. Desse modo, caso não haja uma redução desse problema, haverá um aumento no número de atividade que denigre o corpo humano, como a mineração ou a prostituição. Nessa óptica, nota-se o quão o público mais carente está defasado, sendo assim necessário melhorar a qualidade de vida dessa comunidade.
Por conseguinte, é possível termificar as escolas como um meio salvador para essas pessoas, contudo, é um espaço que está sendo utilizado de maneira desproporcional. Sendo assim, caso não haja uma participação desse grupo nessas instituições, eles permanecerão numa sociedade injusta. Felizmente, há um sistema de influência nacional, o Estado, que combate de forma direta o tráfico de escravos no Brasil ou vindos de outros países. Nessa realidade, é fundamental buscar por um relacionamento entre jovens e ensino.
Nesse sentido, a Polícia Federal, por meio da criação de sistemas de comunicação, deve facilitar o mecanismo de denúncias, ampliando o contato entre vítima e policial. Não obstante, o Ministério da Cidadania, por meio da criação de espaços educativos, deve promover a alfabetização do grupo mais desgastado pela exploração humana. Nessa perspectiva, as vidas secas deixarão de ser nomeadas como ignóbeis.

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5 Correções

  1. Competência 1-120
    Competência 2-160
    Competência 3-120
    Competência 4-160
    Competência 5-200
    Nota:760
    *Mais uma citação ou repertório sociocultural iria melhorar sua nota na C2.
    *Tem informações na sua redação que você não desenvolve, você aborda a causa/consequência e coloca um ponto final é nao desenvolve, tem que desenvolver, e tudo que citar na intro tem que citar no D1 e D2 e retomar na conclusão, foi bom as duas propostas de intervenção, detalhou o órgão né, bom.
    *Usar conectivo corretamente* coloca portando ou dessarte na conclusão, não coloque nessa sentido pois isso é característica de desenvolvimento de ideias (D1 ou D2). Além que tem que ter conectivos no início do D1– e D2.

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  2. Olá.
    Muito interessante sua linha de pensamento. Mas, deixarei clara as 5 competências exigidas no Enem.
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    C1-Domínio da norma padrão da língua portuguesa. ((((Faltou mais o seu domínio nas frases e nos conectivos usados. Atente-se mais a esses fatores.))))))))
    C2-Compreensão da proposta de redação. (((((( Aparentemente vc cumpriu com este requisito.))))))
    C3-Seleção e organização das informações. (((( Não coloque nome de governos com letras minusculas. Esses nomes são substantivos então começam com letra maiúscula. Ou seja, Governo Federal etc.)))))
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (((( Utilize palavras melhores para demonstrar seu conhecimento nesse aspecto.)))))
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. ((((( Ficou meio vazia essa parte, mas, tente usar meios midiáticos, governos, secretarias, e entre outros agentes.))))))))
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    NOTA FINAL CONFORME CADA QUESITO —-( 820)—-
    QUALQUER DÚVIDA ME PROCURE NO CHAT.
    OBS– NÃO LEVE AS CRÍTICAS PARA O LADO PESSOAL, TUDO QUE DIGO AQUI SÃO PARA SEU BEM…

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  3. Olá. Apontarei alguns erros que eu encontrei no seu texto.

    A obra ‘’Vidas Secas’’(1) do escritor Graciliano Ramos, delega a humilde realidade de uma família nordestina, que, por apresentar dificuldades ao longo do enredo, o pai precisa praticar atividades exploradoras. Fora da ficção, é possível observar que a escravidão moderna no brasil(2) se assemelha a narrativa de Graciliano, uma vez que,(3) a estrema(4) pobreza e a dificuldade no alcance de educação criaram um ambiente mais desfavorável a esse público.
    (1) Vírgula.
    (2) Nome de países sempre em maiúsculo. Brasil.
    (3) Não precisava da vírgula aqui.
    (4) A palavra “estrema” realmente existe, mas nesse seu contexto está errado. O correto seria “extrema”.

    Indivíduos de classe social simples estão sujeitos a aderir, por uma razão de necessidade(1), uma atividade(1) desumana. Desse modo, caso não haja uma redução desse problema, haverá um aumento no número de atividade que denigre o corpo humano, como a mineração ou a prostituição. Nessa óptica, nota-se o quão o público mais carente está defasado, sendo assim necessário melhorar a qualidade de vida dessa comunidade.
    (1) Eco aqui. “necessiDADE, uma ativiDADE”. Aqui você poderia substituir dessa forma: “por uma razão de necessidade, ações desumanas”, ou algo semelhante à isso. Pode parecer chato, mas o ENEM não curte isso.

    Por conseguinte, é possível termificar(1) as escolas como um meio salvador para essas pessoas, contudo, é um espaço que está sendo utilizado de maneira desproporcional. Sendo assim, caso não haja uma participação desse grupo nessas instituições, eles permanecerão numa sociedade injusta. Felizmente, há um sistema de influência nacional, o Estado, que combate de forma direta o tráfico de escravos no Brasil ou vindos de outros países. Nessa realidade, é fundamental buscar por um relacionamento entre jovens e ensino.
    (1) Acho eu que essa palavra não existe. Não sei o que você tentou colocar aqui. Seria melhor um “caracterizar”.

    Nesse sentido, a Polícia Federal, por meio da criação de sistemas de comunicação, deve facilitar o mecanismo de denúncias, ampliando o contato entre (1)vítima e (1)policial. Não obstante, o Ministério da Cidadania, por meio da criação de espaços educativos, deve promover a alfabetização do grupo mais desgastado pela exploração humana. Nessa perspectiva, as vidas secas(2) deixarão de ser nomeadas como ignóbeis.
    (1) Artigos. A vítima e o policial.
    (2) Aqui seria interessantes você colocar o “vidas secas” entre aspas, para dar um foco na obra do Graciliano. Mas isso não é um erro, é só o que eu faria mesmo kk.

    Poucos erros, especialmente nos últimos parágrafos. Muito bom. Mas, preciso chamar sua atenção para alguns pontos.

    Primeiro, o ENEM gosta que você utilize de dados ou de repertório que consiga provar — e com sua argumentação, defender — aquilo que você está escrevendo. Faltou isso tanto no seu desenvolvimento 1 quanto no 2.
    Você diz no D1 que os indivíduos de classe social mais baixa tendem a seguir ações desumanas. Mas por que isso acontece? De que maneira você pode provar o que está escrevendo é real?
    No D2, você fala sobre as escolas e que deve-se buscar um relacionamento entre os jovens e o ensino. Por que? No que isso ajudaria a combater o trabalho escravo no Brasil? Você disse que o Estado combate o tráfico no Brasil, mas se o Estado já combate, para que precisa de uma proposta? Cuidado com esses argumentos, pois talvez o problema do tema seja justamente a ineficácia do Estado na problemática.

    Falando agora sobre a proposta de intervenção: não é necessário fazer duas propostas. Você cria uma sobre a Polícia Federal e outra envolvendo o Ministério da Cidadania. O ENEM só avaliará uma proposta, e no geral, aquela que estiver mais completa. Por exemplo, faltou detalhes na proposta: de que maneira deve-se facilitar o mecanismo? Para quem será essas ações? Esses espaços educativos serão feitos de que forma? Como esses espaços podem auxiliar na luta contra o trabalho escravo?
    É por essas razões que é melhor fazer apenas uma proposta de intervenção, já que dessa maneira você consegue responder todas essas perguntas, e assim sua proposta fica bem completa.

    Essas foram algumas coisas que eu notei e que eu recomendo você procurar respondê-las na próxima redação.

    Parabéns, e continue treinando!

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  4. Olá! Boa noite.
    Sua redação está muito boa! você fez uma alusão na introdução para enriquecer o texto, isso é bom. Mas poderia colocar mais dados para fortalecer seus argumentos. Também senti falta de melhores conectivos.
    Me parece uma redação estilo Enem, então vou te avaliar de acordo com ele.

    Segue a nota:

    C1: 150 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 170 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 130 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 160 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 180 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 790

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  5. A obra ‘’Vidas Secas’’ do escritor Graciliano Ramos, delega a humilde realidade de uma família nordestina, que, por apresentar dificuldades ao longo do enredo, o pai precisa praticar atividades exploradoras. Fora da ficção, é possível observar que a escravidão moderna no brasil se assemelha a narrativa de Graciliano, uma vez que, a estrema pobreza e a dificuldade no alcance de educação criaram um ambiente mais desfavorável a esse público.

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