O trabalho escravo no Brasil

  • -1

O trabalho escravo no Brasil acabou no ano de 13 de maio de 1888, mas será que realmente acabou? acreditasse que não, pois dados de 2016 segundo a Onu o Brasil obtinha 370 mil pessoas que trabalham de forma escrava, ou melhor dizendo escravos modernos.
“A escravatura humana atingiu o seu ponto culminante na nossa época sob a forma do trabalho livremente assalariado.”(George Bernard  Shaw ). O tráfico humano, casamento forçado, trabalhar para pagar dividas com o seu suposto chef são exemplos claros de escravidão. A novela  de Salve Jorge da emissora Rede Globo retratava justamento sobre trafico humano de mulheres especificamento onde a personagem Morena interpretada pela atriz Nanda Costa foi levada para a Turquia como prostituta, a personagem tinha que pagar pelas supostas dividas  como passagens, roupas e trabalhava de forma escrava, infelizmente isso essa é a realidade de escravidão, vários jovens são levados de seus países para trabalhar de forma escrava como forma de pagamento pela divida infinita.

O que pode ser feito para que o trabalho escravo acabe? a educação é a porta de entrada para que acabe com isso,entender sobre o assunto e busca o conhecimento sobre, é fundamental para a erradicação desse problema grave, o trabalhador deve buscar o conhecimento para que não seja enganado por situações onde irá comprometer a vida do mesmo, ir atras de saber sobre o que é o trabalho escravo não é querer ser superior a ninguém, é saber como encontrar um caminho de não sair prejudicado e maltratado durante a sua vida.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bom? Não sou um corretor formado, mas entendo do modelo enem e é com base nisso que vou corrigir a sua redação.

    1 – No quesito estético: antes de ler, pude notar que existe uma discrepância entre os seus três parágrafos, isso não é bem visto. Tente manter aproximadamente o mesmo número de linhas entre eles para não perder pontos na quarta competência;

    2 – Você se corrigiu: No primeiro parágrafo, você disse “ou melhor dizendo escravos modernos.” isso demostra falta de preparo do texto. Embora a gente use a expressão “melhor dizendo” no dia-a-dia, essa expressão coloquial não cabe no texto que o enem exige. Uma boa estratégia para substituir essas expressões indesejadas é usar conectivos. Veja o exemplo abaixo:

    “…pois dados de 2016 segundo a Onu o Brasil obtinha 370 mil pessoas que trabalham de forma escrava, logo, escravos modernos.”

    3 – A ausência de uma tese clara: a tese precisa estar explicita no primeiro parágrafo para ser assim desenvolvida no(s) parágrafo(s) de desenvolvimento mais tarde, ou você vai atirar no escuro.

    4 – a ausência de tópico frasal: o tópico frasal é uma frase que vai resumir todo o seu parágrafo de desenvolvimento. Você iniciou com uma citação, o que é arriscado já que você não indicou o assunto do parágrafo no tópico frasal. Seria bom iniciar com o Tópico Frasal e depois vir com a citação acompanhada de conectivos (explico mais tarde).

    5 – a ausência de conectivos: a banca avaliadora AMA conectivos. Eles ajudam na coesão e coerência do texto (competência 3), então não tenha medo de usa-las. Caso tenha dúvidas entre os tipos, recomendo que leia textos científicos, reportagens e outros textos formais. Sites de notícias como o G1 e Uol têm muitos conectivos, isso pode te ajudar a diferenciar eles. Ademais (conectivo de adição que amo usar), recomendo que use esses conectivos ao iniciar um parágrafo e respeite – obviamente – suas posições acompanhadas da pontuação necessária e sentido no texto. Exemplo, use conectivo de conclusão ao iniciar o último parágrafo.

    6 – Por fim, infelizmente sua proposta de intervenção está bem fraca. Você precisa detalhar muito bem o agente, a ação, como a ação vai ser feita, através de que e com qual finalidade. Não é fácil, mas até o enem você consegue. Recomendo que estude um pouco mais sobre a estrutura da prova, em especial a conclusão.

    Um abraço, se possível, avalie minha correção que certamente foi feita de coração.

    • 2
  2. Olá.
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
    Compreensão da proposta de redação. (140)
    Seleção e organização das informações. (120)
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (120)
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.(120)
    NOTA FINAL(660).
    Pratique mais porque sua redação possui leves erros de gramática e acentuação, a coesão precisa ser mais específica. Melhore mais nesses aspectos.

    • 0
  3. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (180
    C3-Seleção e organização das informações. (180)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
    NOTA FINAL (860)

    • -1
  4. Vc sabe argumentar bem, no entanto, seu texto pecou muito no quesito estrutural, recomendo se basear em dois argumentos fortes e fazer uma argumentação completa em 2 parágrafos de desenvolvimento, e na introdução, ficou faltando a tese, que daria um visual ao corretor sobre o que seria tratado no texto.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.