O trabalho da imprensa em questão no Brasil

  • 0

 

Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à informação. Essa garantia é constatada, na prática, devido ao trabalho da imprensa brasileira para propagar informações verídicas. No entanto, ainda há entraves que dificultam a solidificação dessa conjuntura, o que necessita ser enfrentado organizadamente.

A princípio, durante a Era Vargas, houve a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), o qual só disseminava dados que prestigiavam o Governo vigente, ocasionando noções errôneas na população. Hodiernamente, com a liberdade de expressão, a mídia vincula notícias sobre as situações vividas, de fato, no país. Nessa ótica, é incabível que esse meio comunicativo seja censurado, pois, se evidencia a sua relevância para o gozo das prerrogativas essenciais ao ser humano.

Outrossim, a Revolta da Vacina, um movimento popular, ocorreu por causa do desconhecimento populacional sobre os efeitos da vacinação. Isso foi minimizado, haja vista, a influência da imprensa no combate, por exemplo, da pandemia de coronavírus, mantendo os indivíduos informados, principalmente, sobre os métodos preventivos. Desse modo, é primordial que haja aprimoramento midiático para mitigar “fake news”.

Infere-se, portanto, que o Ministério das Comunicações deve difundir informações essenciais, por meio do uso tecnológico, com dados transparentes e de qualidade, de modo a promover senso mais crítico nas pessoas e disseminar a situação nítida do meio social. Assim sendo, os cidadãos vão usufruir dos seus direitos constitucionais, culminando em um Brasil mais justo e igualitário.

Compartilhar

2 Correções

  1. “Outrossim, a Revolta da Vacina, um movimento popular, ocorreu por causa do desconhecimento populacional sobre os efeitos da vacinação. Isso foi minimizado, haja vista, a influência da imprensa no combate, por exemplo, da pandemia de coronavírus, mantendo os indivíduos informados, principalmente, sobre os métodos preventivos. Desse modo, é primordial que haja aprimoramento midiático para mitigar “fake news”
    { Aqui vc não descreveu o que seria e quando ocorreu a pandemia de coronavírus, e ficou faltando um link que juntasse o fato ocorrido da revolta da vacina com a pandemia de coronavírus, o uso de orações intercaladas comprometeu o fluxo da leitura do texto.}
    Infere-se, portanto, que o Ministério das Comunicações deve difundir informações essenciais…{que tipo de informações essenciais?}
    por meio do uso tecnológico, com dados transparentes e de qualidade, de modo a promover senso mais crítico nas pessoas e disseminar a situação nítida do meio social.
    {ficou generalista essa parte: quais as tecnologias que vc poderia usar? quais são esses dados transparente e de qualidade, e de onde eles surgem? rs}. Só se atentar a isso, de resto a redação está perfeita.
    NOTA: 760

    • 0
  2. Oie, tudo bem?
    Achei sua redação muito boa, com um tema super interessante e que deve sim ser discutido. Acredito que o que poderia ser melhorado, seja na questão de conclusão e intervenção, visto que mostra como agir perante ao problema, você poderia pensar em mais meios que podem auxiliar tal questão.
    Em suma, parabéns pela sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.