Monteiro Lobato, um dos autores mais polêmicos do pré-modernismo, disse ao voltar dos Estados Unidos que o Brasil não passava de um “imenso tartarugal”. Fala que foi polêmica à época, mas encaixa perfeitamente em nossa atualidade quando falamos sobre os investimentos em ciência, seja pela incapacidade administrativa, seja pelo desapreço de nossa sociedade para essa questão.
Torna-se cada dia mais evidente a incapacidade em administrar recursos para a ciência, com um investimento que não supera 1% do PIB, os pesquisadores fazem milagres e conseguem deixar o Brasil na 13ª posição no ranking de produção científica, mas, com os novos cortes nos órgãos de fomento à ciência como o CNPq e a Capes, ambas criadas no segundo governo de Getúlio Vargas e amplamente expandidas durante o regime militar, fica impossível dar continuidade a pesquisas.
Estranhamente, em nossa democracia há uma extrema perseguição aos setores pesquisadores, e não existe nenhuma revolta populacional sobre isso. A falta de reconhecimento da comunidade científica brasileira pelos próprios compatriotas só evidencia a falta de interesse, principalmente nas escolas, onde os jovens não aprendem o real valor dessa matéria para a sociedade.
Portanto, a falta de investimentos é algo comprometedor as gerações futuras. Sendo assim, cabe ao Governo Federal aumentar a porcentagem de incentivo a pesquisas de acordo com o PIB. Ainda cabe a escola a realização de palestras e debates sobre o verdadeiro valor científico. Ademais, cabe a sociedade a preocupação com a educação, ouvindo propostas de candidatos e verificando se estão sendo cumpridas. Assim, podendo tirar o Brasil do “imenso tartarugal” e mostrando a Monteiro Lobato 100 anos depois que ele estava errado.
Marlonribeiro
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 200. Tome muito cuidado com a redundância e evite ao máximo o gerúndio.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200. Sencacional.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 200
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 160. Há presença de conectivos, entretanto, alguns encaixes necessitam de conexões melhores estabelecidas.
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 180. Ótima conclusão. Todavia, pode-se destrinchar sobre o órgão responsável pela mudança e reformular a frase de ênfase e arremate.
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*DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o gerúndio.
Se esforce e continue escrevendo. Você tem muito potencial.
Tchau!
E até a próxima!😁
Camilla Lopes
Sua redação ficou ótima, o título super haver com o desenvolvimento e muito criativo, você tá no caminho certo e a forma como retomou sua alusão na conclusão também ficou ótima, com mais prática tenho certeza que logo tu chega no 1000! E a escolha de tema foi muito boa também, é sempre bom escrever sobre temas variados pra ficar apto a dissertar sobre qualquer um!