O tabu em relação a educação sexual no Brasil e suas implicações para os jovens.

  • 1

 O mito da caverna de Platão, trata da importância de conhecer a realidade para chegar a criticidade. Na realidade brasileira, a crítica de Platão é verificada no tabu em relação da educação sexual, que gera consequências para crianças e adolescentes, as quais poderiam ser evitadas com conhecimentos básicos sobre o corpo humano. Neste contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da mentalidade social e lacuna educacional.

 Primeiramente, é importante ressaltar que a mentalidade social está presente no problema. Para Djamila Ribeiro, “O silêncio é cúmplice da violência”. Tal silêncio está presente nos brasileiros, que não conversam sobre educação sexual com suas crianças e adolescentes. A origem desta Problemática veem de uma herança histórica de silenciamento, principalmente entre mulheres, muitas só descobriam sobre o assunto depois do casamento. Este ato é uma forma de violência para com o individuo, pois, o priva do conhecimento a respeito do próprio corpo, o expondo a doenças, gravidez precoce e abusos sexuais.
 Ademais, a lacuna educacional é um entrave que tange ao problema. Para Epíteto, “Só a educação liberta”. De fato, a falta de conhecimento gera crianças e adolescentes expostos a violência sexual, pois, não detém conhecimento sobre seus órgão sexuais e outras partes do corpo, que não podem ser tocados sem sua permissão. A educação sexual desses jovens, pode ajudar a denunciar esses abusos, no entanto, a ignorância populacional gera uma exposição que poderia ser evitada com á educação adequada, trazendo formas modificadas de se abordar conforme a idade e ano letivo do indivíduo.

 Portanto, o Governo federal brasileiro, deve evocar seus poderes legislativos , a fim de criar uma lei onde é obrigatório que as escolas forneçam aulas de educação sexual e também fornecer aos pais palestras que abordem o tema que será ensinado aos seus filhos nas escolas. Tal ação, pode quebrar o tabu sobre a educação sexual, intervindo na mentalidade social e lacuna educacional ao mesmo tempo, evitando problemáticas futuras e protegendo crianças e adolescentes.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Vou corrigir sua redação de acordo com os meus conhecimentos, ok?

    O seu texto está ótimo! Muito bem estruturado e organizado. Apenas sugiro que revise a gramática, ela é uma chata. Não é minha especialidade, mas encontrei alguns erros ao usar a vírgula e você confundiu a conjugação desse verbo: “desta Problemática ❗(veem é do verbo ver, mas nesse caso o certo seria vêm do verbo vir- é muito fácil confundir) veem de uma herança histórica” .
    Todos os seus parágrafos estão ótimos, parabéns!

    • 1
  2. Redação muito bem elaborada, as abordagem dos o problema muito bem estruturadas, os fatos onde você prova que a ignorância sobre o assunto pode ser prejudial a nossas crianças, e que a quebra do tabu sobre esse assunto deve acontecer, para que a educação sexual seja uma pauta normal na aprendizagem nas escola e em casa, foi bem esclarecidas. Sem mencionar a conclusão, que propôs uma forma de intervenção eficaz. Parabéns, ao meu ver está ótima!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.