O tabaco e o brasileiro

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No século XX, desenvolvia-se uma das maiores campanhas publicitárias sobre cigarro no mundo. O ‘cowboy’ da Malboro. Um século depois, é evidente o impacto negativo que a mídia causou principalmente na saúde pública do Brasil: O tabagismo. Nesse viés, não é razoavel que a falta de mentalidade humana e a negligência governamental, barrem a qualidade de vida dos brasileiros.

Em primeira análise, é fundamental pontuar que o tabagismo, se dá pela falta de mentalidade do brasileiro. Segundo Zig Ziglar- escritor americano- tudo que consome sua mente controla tua vida. Ou seja, no século passado, as pessoas foram ludibriadas pela mídia, que as fez a acreditar no cigarro como uma forma de pertencer a um tipo de sociedade eletista. É inadmissível que essa mentalidade perdure.

Por conseguinte, o governo não prioriza o combate à drogas lícitas. Em 1996 foi criada a lei n°9294- impede a circulação de publicidades divulgando o tabaco- O que não funcionou, visto que o tabagismo reverbera até hoje. A dependência do cigarro é uma coisa séria- segundo a OPAS o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas ao ano- Essa negligência retarda a resolução deste grande empecilho.

Portanto, faz se imprescindível uma mudança pelo governo brasileiro. O Ministério da Saúde, junto com a ANCINE deve mostrar ao brasileiro os malefícios que o tabagismo causa no corpo humano. Através de propagandas e anúncios que passariam no horário nobre de TV, e ficariam disponiveis na internet. Assim, fariam uma “publicidade do bem”, agora sim ajudando a sociedade.

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3 Correções

  1. Felipe,
    Não acho que sua redação esteja equivocada de uma certa maneira. A referência histórica foi bem utilizada, sua perspectiva sobre o assunto ficou bem colocada, demonstrando seu ponto de vista e fortalecendo sua opinião. A utilização de uma das leis brasileiras também foi bem utilizada na questão do combate ao uso em excesso do tabaco e achei muito boa a forma que você usou as palavras mais complicadas. Para uma redação de Enem, em certos textos é difícil encontrar alguém que saiba o significado e saber onde e quando utilizar as palavras mais distintas. Por isso, não se preocupe, sua redação está ótima.

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  2. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
    Estude e boa sorte

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  3. Só fazendo um teste de redação. Sinto que não consigo desenvolver bem o texto (argumentar), a introdução no meu ver (lógico eu que fiz kk) ficou boa, a proposta de intervenção meio fraca, sla.

    Me ajudem aí ✌🏻

    Ps: acho que esse tema não vai cair no enem, e eu deveria estar estudando algo mais concreto, sla tipo: O SUS, ou tipo segurança de dados, desastres naturais. Tirei 680 ano passado na redação, sem estudar. Agora tô estudando pra ver se esse 900 vem kkk

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